25.2.19

Elvira

Amedeo Modigliani


Nesta manhã em que as premonições
pulsam a bússola dos sentidos
vou usando aquele modo inútil
de morder as palavras até ao amargor.

Não amassei o pão. Não lavei a roupa.
Tenho os pés inchados e a cor do asfalto
trespassada no olhar.
O corpo agitado acima da desordem
tornou-me fugitiva, clandestina,
a versão disfarçada do meu nome.

Exercito argumentos na ferrugem
da descrença e deixo que o desvario
de pretéritas dores refaça os sonhos
que em nenhuma fala se pronunciam.

Finco o cotovelo sobre a mesa
e resvala-me o pensamento
para um tempo anterior à solidão.

Já não me inquietam os pequenos
detalhes com que se pode enlouquecer.

Graça Pires
De Fui quase todas as mulheres de Modigliani, 2017, p. 11

18.2.19

Queria prender no cabelo

Robert Coombs

Queria prender no cabelo
uma haste de sol ou um pássaro,
mas ninguém retirou as trepadeiras secas
para que a hora de verão retocasse a cal
dos muros sulcados pela chuva.
Ninguém indagou o brilho deslumbrado do olhar
quando o golpe da noite desafiava o vulto dos corpos.
Apenas o azul silencioso dos cumes
se abrigou no regaço onde as meninas
escondem o abraço das mães
para que o mel regresse às colmeias silvestres.

Graça Pires
De Uma vara de medir o sol, 2018, p. 24

11.2.19

De seda



São pequenas as jarras de porcelana
onde deixámos os lírios brancos
que resistiram ao tempo da secura.
E quando os nossos olhos orvalhados
ficaram mais sensíveis à luz
do amanhecer juncámos o chão
que amamos com a brancura dos lírios.
De seda. Da sede: gota a gota.

Graça Pires
De Uma vara de medir o sol, 2018, p. 25

4.2.19

Em seara alheia



Comment interroger ce qui nous échappe aussitôt?
Bernard Noel

A António Ramos Rosa

Toda a presença vence os limites do corpo

tudo está por dentro, por detrás de quem olha.
Minucioso trabalho o da construção do poema foi o
que me transmitiste, lâmpada que se acende ao ritmo
do corpo das mãos como asas num vislumbre
que queima. Lá onde estás, não me perguntes se
escrevo ou se me invento.
Resido para alguns no fim dos teus dedos como
se quisesse arrancar penas aos textos que
teceste. Embora, me pergunte se choram em mim
os teus apelos ou se são réplicas de um feitiço
o que me deixaste, concebi um ninho de poemas
dentro de mim - Ítaca talvez seja o nome onde
teço o que sei para regressar e desteço lentamente
tudo o que aprendi para chegar enfim ao corpo inicial.

Gisela Gracias Ramos Rosa
In: A Pedra e o corpo. Braga: Poética, 2018, p. 73