27.1.25

As mulheres trancam-se em casa

 

                                                                   Andrea-Kowch                         


Quando a humidade faz crescer o musgo 
na extremidade dos muros
e o bolor começa a entranhar-se 
nos móveis e nos ossos, 
as mulheres trancam-se em casa 
para recordar lutos antigos 
e gizar o exílio das flores em seu colo, 
como se habitassem todos os gestos 
que as ligam à vida e à morte.

Graça Pires
De Antígona passou por aqui, 2021, p. 74

20.1.25

Em revolto espanto

 

Rembrandt


Era fluvial o brilho dos meus olhos
em revolto espanto à procura do mar
que brandia no meu peito.

Eu vi a tempestade em redor dos barcos
e lamentei cada náufrago pelo nome completo.

Há nódoas de sangue
nas conchas dispersas no areal.
Há um choro submerso
entoado pelos búzios
no bramir das ondas.
São perigosos os limos vermelhos
trazidos por ventos de sal.

Um frio inesperado
fere as sombras dos pássaros
sobre as encostas
e o leito das mulheres nos panos da noite.

Graça Pires
De O improviso de viver, 2023, p.48

13.1.25

Em seara alheia

                      



Solstício de inverno

Tudo se anima já: os pomos nas árvores,
os arqueólogos-melros procurando no chão
os seus ninhos antecipados.
Do canto das toutinegras brilham sinais,
convencendo-nos de que as trevas perderam.
Dos mortos, já quase nada se sabe.
Dos vindouros, uma esperança apenas.
E, no entanto, há uma promessa a rastejar
entre os grãos de areia, um rumor de vermes
com sede de superfície. Pressente-se
que alguém virá anunciá-lo.
A ousadia dos profetas, porém mete-nos medo.
Ainda é cedo, um pouco cedo
para algo mais do que um segredo.

Luís Palma Gomes
In: Cálculo das impossibilidades. Edição de autor, 2024, p. 16

6.1.25

Num pressentimento feliz

 

António Dacosta



Num pressentimento feliz,
recebo de mãos abertas 
a inexprimível conivência 
das palavras.
Arrasto-me até à nitidez 
de uma primitiva sílaba.
Transformo a memória 
em pretextos vocabulares, 
em monólogos, 
em mortificado sobressalto.
Preencho o vazio dos espaços 
com pequenas doses de silêncio. 
Não há lugar para a estranheza 
da página em branco, 
a denunciar a aridez do verbo. 
Sei como é áspero o mutismo 
que atravessa a língua 
em movimento curvo 
até tornar absurda a linguagem.
Como se tangesse uma guitarra nocturna, 
consinto que me invada 
a taciturnidade do anoitecer. 
Direi então que as palavras têm sombra 
nas páginas deste texto onde fixei a minha voz 
para deixar passar antígona 
despida de pudor, em dementada inocência.

Graça Pires
De Antígona passou por aqui, 2021, p. 54