7.4.25

Rito de passagem

 

Natalie Karpushenko


Descerrei o olhar
para ver no fundo do abismo
o reino da água
com reflexos
de lágrimas e suor
de sangue e saliva
no recato da memória se doendo.
Neles me purifiquei para entrar
no labirinto das palavras.

Graça Pires
De Talvez haja amoras maduras à entrada da noite, 2025, p. 

31.3.25

Convite para o lançamento do meu novo livro

                                        


Às minha Amigas e aos meus Amigos, a todos os que gostam da minha poesia convido para virem ao lançamento do meu novo livro.
Deixo-vos o poema que dá título ao livro:


Antes das grandes sedes
já um deserto ameaçava
nossas bocas
ávidas do frescor dos frutos.
Meu amor
talvez haja amoras maduras
à entrada da noite.

Graça Pires

24.3.25

Em seara alheia

 





PALAVRAS DE TI

Quero que escrevas
que digas
que grites no papel
que desates o cordel
e consigas
tirar-me esta sede
de palavras
de ti

Carlos Campos
In: Nuvem que passa devagar. Modocromia, 2024, p. 44

17.3.25

Semana comemorativa do Dia Mundial da Poesia

 A convite da Amiga Rosélia aqui deixo a minha participação:



Quero a poesia, ainda que imperfeita, mas que fale de amor.
Que diga o corpo inteiro, antevendo o júbilo das mãos.
Que diga a boca adjacente à boca, e os olhos em festa,
e a lua ardendo atónita nas veias.
Poesia onde doa a ausência dos abraços, 
onde se redima a mendicidade do olhar.

Graça Pires

8.3.25

ELAS

Tamara Lempicka   
                                                      
           


Elas têm olhos de vespa como as antigas deusas
e mordem o freio que lhes sangrou os lábios.
Fazem minuciosamente o inventário dos sonhos
esmagados na lembrança.
As paredes das casas com marcas de fumo
guardaram-lhes os gritos quando queimaram
as cartas de amor e o alecrim para afastarem
os fantasmas do passado parados à beira da insónia.
Agora turva-se-lhes a água no quebranto das horas
que a vigilância dos relógios e dos homens
tornam fatigantes.
Às vezes ficam deitadas horas a fio no chão
de cimento afagando o dorso do gato
que febrilmente se enrosca em suas ancas.

Graça Pires
De A incidência da luz, reeditado

Se gostarem de ouvir o poema podem fazê-lo aqui:

                                       https://youtu.be/Dw-Cz18D4Zg

24.2.25

O aceno da sede

 

Katharina-Jung



Resgato o trémulo aceno da sede
com um deserto furtivo na boca.
Roço com deleite os lábios no chão.
Até enraizar a língua na água
de qualquer nascente.
Fenda de um grito
na melancolia dos lábios.
Pranto caudaloso no sangue das mães.


Graça Pires
De Improviso de viver, 2023, p. 23

17.2.25

Lugares sagrados

 

Silena Lambertini

                                                               Para o Samuel Pimenta



Abençoado por rituais que decifram
tudo o que está para além de tudo
ele reconhecia os lugares sagrados.

Na demanda de árvores prenhes de luz
escutava a voz úbere da terra
e o cântico subterrâneo das fontes.

Sobre a humidade da folhagem
vêm agora aves solares
em silenciado voo purificar-lhe os passos
com rasgos de confidência
para que sempre lhe pertença
a simbologia e o culto dos lugares.

Graça Pires
De O improviso de viver, 2023, p.45

10.2.25

Em seara alheia

 




Desenhar um poema

Hoje queria desenhar um poema
com linhas e traços ausentes
e nele ler
esquecimento

Ana T. Freitas
In: A coragem da cor. São Paulo: Editora Conejo, 2024p. 44

3.2.25

À passagem de pássaros rubros

 

Daria Petrilli



Deixo que um brado demente 
me atravesse o coração 
à passagem de pássaros rubros 
na periferia dos meus olhos 
e me rasgue na garganta uma fenda 
que atravesse os lugares calados 
onde se escondem bichos,
ervas bravas e o hálito húmido da terra.
Sem rumor, a mais íntima sombra 
propaga a suspeita 
de uma paisagem longínqua 
de onde me ausentei 
quando a extinção dos amores-perfeitos
contornou a minha solidão.

Graça Pires
De Antígona passou por aqui, 2021, p.64

27.1.25

As mulheres trancam-se em casa

 

                                                                   Andrea-Kowch                         


Quando a humidade faz crescer o musgo 
na extremidade dos muros
e o bolor começa a entranhar-se 
nos móveis e nos ossos, 
as mulheres trancam-se em casa 
para recordar lutos antigos 
e gizar o exílio das flores em seu colo, 
como se habitassem todos os gestos 
que as ligam à vida e à morte.

Graça Pires
De Antígona passou por aqui, 2021, p. 74

20.1.25

Em revolto espanto

 

Rembrandt


Era fluvial o brilho dos meus olhos
em revolto espanto à procura do mar
que brandia no meu peito.

Eu vi a tempestade em redor dos barcos
e lamentei cada náufrago pelo nome completo.

Há nódoas de sangue
nas conchas dispersas no areal.
Há um choro submerso
entoado pelos búzios
no bramir das ondas.
São perigosos os limos vermelhos
trazidos por ventos de sal.

Um frio inesperado
fere as sombras dos pássaros
sobre as encostas
e o leito das mulheres nos panos da noite.

Graça Pires
De O improviso de viver, 2023, p.48

13.1.25

Em seara alheia

                      



Solstício de inverno

Tudo se anima já: os pomos nas árvores,
os arqueólogos-melros procurando no chão
os seus ninhos antecipados.
Do canto das toutinegras brilham sinais,
convencendo-nos de que as trevas perderam.
Dos mortos, já quase nada se sabe.
Dos vindouros, uma esperança apenas.
E, no entanto, há uma promessa a rastejar
entre os grãos de areia, um rumor de vermes
com sede de superfície. Pressente-se
que alguém virá anunciá-lo.
A ousadia dos profetas, porém mete-nos medo.
Ainda é cedo, um pouco cedo
para algo mais do que um segredo.

Luís Palma Gomes
In: Cálculo das impossibilidades. Edição de autor, 2024, p. 16

6.1.25

Num pressentimento feliz

 

António Dacosta



Num pressentimento feliz,
recebo de mãos abertas 
a inexprimível conivência 
das palavras.
Arrasto-me até à nitidez 
de uma primitiva sílaba.
Transformo a memória 
em pretextos vocabulares, 
em monólogos, 
em mortificado sobressalto.
Preencho o vazio dos espaços 
com pequenas doses de silêncio. 
Não há lugar para a estranheza 
da página em branco, 
a denunciar a aridez do verbo. 
Sei como é áspero o mutismo 
que atravessa a língua 
em movimento curvo 
até tornar absurda a linguagem.
Como se tangesse uma guitarra nocturna, 
consinto que me invada 
a taciturnidade do anoitecer. 
Direi então que as palavras têm sombra 
nas páginas deste texto onde fixei a minha voz 
para deixar passar antígona 
despida de pudor, em dementada inocência.

Graça Pires
De Antígona passou por aqui, 2021, p. 54