8.3.25

ELAS

Tamara Lempicka   
                                                      
           


Elas têm olhos de vespa como as antigas deusas
e mordem o freio que lhes sangrou os lábios.
Fazem minuciosamente o inventário dos sonhos
esmagados na lembrança.
As paredes das casas com marcas de fumo
guardaram-lhes os gritos quando queimaram
as cartas de amor e o alecrim para afastarem
os fantasmas do passado parados à beira da insónia.
Agora turva-se-lhes a água no quebranto das horas
que a vigilância dos relógios e dos homens
tornam fatigantes.
Às vezes ficam deitadas horas a fio no chão
de cimento afagando o dorso do gato
que febrilmente se enrosca em suas ancas.

Graça Pires
De A incidência da luz, reeditado

Se gostarem de ouvir o poema podem fazê-lo aqui:

                                       https://youtu.be/Dw-Cz18D4Zg

53 comentários:

chica disse...

Que lindo e elas, com seus olhos de vespas sonham, reveem sonhos e vivem intensamente!
Feliz dia das Mulheres!
beijos floridos, chica

brancas nuvens negras disse...

Que poema maravilhoso, saúdo em si, a autora, todas as mulheres do mundo.
Um abraço.

Emília Pinto disse...

Hoje, dia dedicado às mulheres, pensemos naquelas que tanto sofrem, quer à mão de quem diz que as ama, quer nas tantas que veem os seus filhos a morrerem nas guerras e os seus pequeninos vítimas das piores violências, de fome e de frio. A ti, querida Graça , desejo -te um dia feliz, com saúde sempre, Um abraço e parabéns por seres a linda pessoa que és
Emília 🌻 🌻🌷

Maria Rodrigues disse...

Um poema sublime a homenagear as mulheres, que infelizmente, tantas vezes são alvo de violência e sofrem em silêncio, no interior das suas casas.
Feliz Dia da Mulher 🌺
Beijos

Mário Margaride disse...

Belo poema de homenagem às mulheres. É necessário que a sociedade mude drasticamente, em relação aos direitos e ao respeito pelas mulheres.
Feliz Dia da Mulher, amiga Graça!
Beijinhos, com carinho e amizade


Mário Margaride

ManuelFL disse...

Que maravilha de poema e ilustração no Dia da Mulher.
Fui ouvir o poema e fiquei deslumbrado no Youtube.
Beijinhos

Laura. M disse...

Gran homenaje a las mujeres. No al silencio.
Buen fin de semana Graça.
Un abrazo.

fatimawines disse...

Um poema sublíme, feliz dia da mulher.

Roselia Bezerra disse...

Feliz e abençoado Dia para nós, querida amiga Graça!
Olhos de vespa, renovação, coragem, vitalidade a todas mulheres de bem...
Gostei muito do verso que fala do inventário dos sonhos. Que lindo e perfeito!
Beijinhos fraternos e festivos
💐🤝😘

Fá menor disse...

Maravilhoso! Elas e o seu mundo sofrido.
Parece que todas as mulheres não passam sem as suas doses de sofrimento.

Um feliz Dia da Mulher!

Beijinhos.

Luiz Gomes disse...

Parabéns pelo Dia Internacional da Mulher. Parabéns pelo poema maravilhoso. Se for possível, dá uma passadinha no Blogger, deixei uma singela homenagem, para vocês.

Luiz Gomes disse...

Não precisa agradecer, querida amiga Graça. Hoje é o dia escolhido pela ONU. Na minha concepção, todo o dia é Dia da Mulher. Mãe, sem filhos, trabalhadoras, escritoras, poetas, militares, que exercem cargo de chefia e até das que são oprimidas, não tem ninguém para ajudá-las ou defendê-las. Mulheres que são expulsas de casa e do seu país, por causa das guerras. FELIZ DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES. Que não se calam e lutam para ter o direito e o mesmo salário dos homens, até ganhar mais se ter um cargo de chefia, superior ao deles.

Gracita disse...

Que poema maravilhoso, amiga Graça
Celebrando a mulher que você é: forte, inspiradora e única.
Parabéns pelo seu dia
Beijinhos

❦ Cléia Fialho ❦ disse...

Que poesia imersiva! O olhar atento e profundo da autora nos leva a um universo denso e cheio de memórias. As imagens criadas são ao mesmo tempo delicadas e fortes, como um contraste entre a dor e a suavidade. A luta contra o tempo e o passado parece se traduzir nessas figuras femininas que, apesar de feridas, se refugiam na solidão e na calma de um momento com o gato, em um encontro silencioso, mas de grande significado. As palavras escolhidas são tão vívidas, como se pudéssemos sentir o peso da história e o calor das lembranças nas entrelinhas. Uma verdadeira obra de arte!

ABRAÇOS

teresa p. disse...

Magnifico poema de homenagem ao dia da mulher. Elas com os seus sonhos, com as suas lutas, com a discriminação de que são vítimas. Elas que procuram o amor como suporte de vida. A imagem tem muita força. Beijo

Ana Tapadas disse...

Profunda mestria poética, minha amiga Graça!
Um beijo

Rogério G.V. Pereira disse...

"Agora turva-se-lhes a água no quebranto das horas
que a vigilância dos relógios e dos homens
tornam fatigantes."
Luto, eu, dia-a-dia
para vos libertar dessa fadiga

Beijo

Lucinalva disse...

Boa noite, Graça
Lindo poema, parabéns pelo dia das mulheres, um forte abraço.

Toninho disse...

Mulheres que sofrem, que amargam noites solitárias. São tantas Elas pelo mundo esquecidas e castigadas por uma infeliz relação. Um poema forte Graça, que bem marca este dia dedicado às mulheres de todo mundo. Ainda lhe resta um gato como companhia muda, que lhe afaga o resto de auto estima.
Fantastica inspiração dolorida amiga.
Bjs e que o dia seja uma realidade um dia.

J.P. Alexander disse...

Profundo poema. Me gusto mucho. Te mando un beso.

Carlos augusto pereyra martinez disse...

Quedan los gatos para que traigan los sueños y la felicidad perdida. Un abrazo. Carlos

bea disse...

Um poema Espectacular, Graça. E que bem diz a condição feminina e a nossa insana luta. Aproximámo-nos dos homens, é certo. Mas não estamos lado a lado. Respeitando as diferenças entre um sexo e outro, não somos iguais em direitos e deveres como a lei prevê (nem toda a lei, como sabemos): mesmo na Europa, na prática, temos menos direitos e muito mais deveres. E, se é verdade que profissionalmente nos podemos realizar, não é despiciendo o facto de trabalharmos em dobro ou triplo sem que suas excelências os homens, machistas que não se reconhecem, o notem sequer. Espero nas novas gerações, pode que endireitem a situação. A minha geração conquistou profissões, saiu de casa, tirou o avental aos bocadinhos e ganhou independência monetária; mas encheu-se de trabalhos e canseiras quotidianas. E foi criticada por toda e qualquer liberdade (ir ao café, usar calças, pintar-se, sair à noite, diminuir o tamanho das saias e usar calças, namorar sem chaperon e mudar de namorado sendo ela a terminar o namoro, divorciar-se, etc, etc. Na generalidade, foi sobre as mulheres que recaíram as responsabilidades domésticas, os homens "ajudavam" que é como quem diz, faziam um recado ou outro, desde que bastante avisados e insistentemente instruídos; no restante, o melhor era não mexerem, davam mais trabalho na ajuda que estando quietos. E muito mais fica por dizer. Em geral - claro que admito excepções -, o sucesso ficou-nos curto nas mangas. Talvez para não ser necessário arregaçá-las e estarem sempre prontas ao trabalho.
Bom domingo, Graça. E bem haja por esta joia de rara beleza.

Ailime disse...

Bom dia Graça,
Um poema magnífico dedicado às Mulheres, lembrando o sofrimento e o martírio de tantas que, em silêncio, são vitimas de maus tratos e lesadas na sua dignidade e direitos.
Que o seu dia tenha sido celebrado com muito amor.
Beijinhos e um bom domingo e semana.
Emília

Marta Vinhais disse...

Uma bela homenagem a quem sofre em silêncio... e cuja voz tem que ser ouvida....
Beijos e abraços
Marta

Isa Sá disse...

Mais um bonito poema.
Isabel Sá
Brilhos da Moda

teresadias disse...

Querida amiga Graça, é brilhante o teu poema/homenagem à Mulher.
Envolvente e comovente do primeiro ao último verso, rico de metáforas e imagens, é o retrato real de uma vida dura, desencantada, silenciada, sofrida em solidão.
Beijo. Um domingo feliz e cheio de Amor.
🌹🌹🌹

Majo Dutra disse...

Excelente!
Mais um para a sua enorme coleção de 'Poemas Distintos'.
Uma semana aconchegante, mimada e feliz.
Um grande abraço Poeta Amiga.
~~~~

Cidália Ferreira disse...

Um poema excelente!!
.
Apenas queria, viver...
Beijos, e um excelente fim de semana.

Tais Luso de Carvalho disse...

Poema maravilhoso, querida Graça!
Gosto muito das obras de Tamara Lempicka !
Uma feliz semana, minha amiga,
Beijinhos.

carlos perrotti disse...

El poema que hoy necesitaba leer y no termino de paladear... La vida es mujer!!

Abrazo admirado Poeta Graça.

Mário Margaride disse...

Boa noite, amiga Graça,
Passando por aqui, relendo este belo poema que muito gostei, e desejar uma feliz semana, com tudo de bom.
Beijinhos, com carinho e amizade.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

Eduardo Medeiros disse...

Sensacional!
Celebremos olhares mais livres e bocas sem freios.

abraços.

Jornalista Douglas Melo disse...

Minha querida amiga Graça,
São versos muito bem elaborados.
O ®DOUG BLOG celebra o "Dia Internacional da Mulher".
Beijos e boa semana!!!

Juvenal Nunes disse...

Ninguém pode adivinhar o futuro e só aceitando a realidade se pode seguir em frente.
Votos de uma boa semana.
Abraço de amizade.
Juvenal Nunes

Jaime Portela disse...

Este poema retrata de uma forma magistral a força e as cicatrizes das mulheres, que carregam nas suas memórias o peso de lutas e sofrimentos, mas também a resiliência silenciosa. Imagens poderosas, como "olhos de vespa" e "queimaram as cartas de amor", descrevem a complexidade emocional feminina. A tensão entre o passado e o presente, simbolizada pelo confronto com os fantasmas do passado e a busca por momentos de alívio, cria uma atmosfera de introspeção intensa, tocando profundamente o leitor.
Excelente, gostei imenso.
Boa semana.
Um beijo.

Luiz Gomes disse...

Boa tarde de segunda-feira, com muita paz e saúde, minha querida amiga e poeta Graça.

Klaudia Zuberska disse...

Your post is amazing as always. Every word has passion and depth, thank you for the inspiration!

baili disse...

Powerful,inspirational and beautiful poem dear Grace👌👍🥰♥️

Your have painted beautifully how women sacrifice their own joys and personalities in order to nurture their loved ones. Love is most evident and mighty element in the universe and sacrifice is its crown 🙏♥️♥️♥️
Hats off to you for wonderful poem! Health peace to happiness to you and yours

São disse...

Excelente poema traduzindo muito bem o que a Mulher é e suporta.

Publiquei um poema teu no "são ".

Minha Amiga, beijinho de agradável semana e saúde :)

Luiz Gomes disse...

Boa tarde minha querida amiga Graça. A parte mais linda da Pedra Bonita, ficará para amanhã, com muitas fotos e vídeos.

manuela barroso disse...

Ouvir- te , vou depois de sentir as tuas palavras e saboreando cada acto de amor , resistência e paciência nesta página de pura encenação teatral . E cada ano , pergunto- me sempre , até quando ?já que se festeja o dia quando devia ser todos os dias .
Expões de uma forma brilhante o mundo feminino que se pensa de sonho mas esbarrando sine die , no marasmo das horas e rotinas . E a flor é- lhe oferecida pela sociedade num dia do ano . E os outros ?
Obrigada, minha querida amiga Graça por seres uma dessas mulheres que o meu coração e a sociedade celebra .
Um abraço imenso!

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Boa tarde Graça

O poema tem uma atmosfera sombria e intensa, com imagens vívidas e simbólicas.
As mulheres descritas evocam figuras quase míticas, com "olhos de vespa" e um passado marcado por dor e resistência. A ideia de "morder o freio" sugere repressão, sacrifício e contenção de algo que feriu profundamente.
A queima das cartas de amor e do alecrim remete a rituais de esquecimento ou purificação, mas o passado continua à espreita, reflectido na insónia e no cansaço imposto pelo tempo e pela vigilância. A cena final, com o chão de cimento e o gato febril, reforça o peso emocional e físico desse desgaste.
Uma maneira muito criativa de enaltecer a mulher, no dia Internacional da mulher.
A imagem de suporte ficou bem integrada
Deixo um beijo.
Boa semana com saúde e Poesia.
:)

alberto bertow marabello disse...

Hanno occhi di Dee, così come bocche di Dee e pensieri e fianchi e carezze di Dee, perché sono Dee.
Ciao amica Poetisa, ti lascio un un grosso saluto e un abbraccio. Molto bella sentire la tua poesia recitata. È una bellissima lingua musicale il portoghese.
Grazie

Pedro Luso de Carvalho disse...

Olá, amiga Graça, uma formidável partilha, nós leitores ficamos no lucro.
Gostei muito de seu poema tanto na escrita como na sua voz.
Parabéns, amiga!
Votos de uma boa semana,
Beijo, Graça.

MELODY JACOB disse...

Wow, this one really paints a vivid picture of struggle and longing. The imagery of the cat curling around their hips feels so intimate, like it's the only thing left to hold onto. I love the tension between the past and the present here.

Luís Palma Gomes disse...

Ao contrário do que li por aqui, não é uma homenagem, mas um pranto, uma elogia muito bem conduzida poeticamente. Apela aos sentidos e funciona muito bem: senti-me mesmo no chão acariciando o pelo do gato. Antológico, a meu ver. Beijinhos

Teresa Isabel SIlva disse...

Muito bonito esse poema! Os meus parabéns!

Bjxxx,
Pinterest | Instagram | Linkedin

Luiz Gomes disse...

Boa tarde. Uma ótima tarde de quarta-feira minha querida amiga Graça.

Cesar disse...

Teu livro deve ser ótimo.
Parabéns, todos os dias, pra elas e pra ti também.

Mário Margaride disse...

Olá, amiga Graça, passando por aqui, para desejar um bom fim semana, com tudo de bom.
Beijinhos, com carinho e amizade.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

ruma disse...

Dignidade e sentido de beleza da mulher

Saudações

Margarida Pires disse...

Querida amiga Graça,
Todas as mulheres deveriam ser abençoadas com palavras iluminadas!
Que nosso olhar busque sempre os melhores sorrires!
Todas merecemos ser dignas de amor puro e verdadeiro! Que hoje em dia é raridade.
Um beijinho recheado de luz.
💋💗💋Megy Maia

Mário Margaride disse...

Olá, amiga Graça
Passando por aqui, para desejar uma feliz semana, com tudo de bom.
Beijinhos carinhosos, com tudo de bom.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com