25.1.21

Memórias de Isadora III



E na trama deste enredo me observo. 
Isadora, o meu nome aqui recordo, 
no desprendimento de mim.
 
Dobo o fio da inocência 
para preservar a infância, 
tão cativa já de minhas fugas 
quando, diante das ondas, 
num desvario louco,
me despia e bailava rente ao gozo, 
na mais leve vertigem de estar só.
 
Perto do mar reservei o lance irrepetível 
da evasão onde me desencontrei de mim 
e me aguardei e me persegui, 
amotinada, sempre, nos atalhos dos dias. 

Graça Pires 
De Jogo sensual no chão do peito, 2020, p. 18

49 comentários:

Marta Vinhais disse...

Poderá ser loucura ou apenas sentir-se livre....
Lindo como sempre...
Obrigada pela visita
Beijos e abraços
Marta

aapayés disse...

Un placer leerte, Debo confesar que tus versos son maravillosos.
En este año 2021 te deseo lo mejor, y como siempre, continua pariendo poesía, Excelente,

Un abrazo
Saludos fraternos

Pd:Gracias por siempre estar..

carlos perrotti disse...

Mais um grande poema para a mítica Isadora... Estou fascinado porque não vou conseguir esquecer este verso central do poema e da sua vida e obra:

"...na mais leve vertigem de estar só."

Cuide bem de você, amiga. Grande abraço, imenso.

alberto bertow marabello disse...

C'è sempre tantissima forza nelle tue parole. Complimenti. Complimenti e grazie per queste immagini che ci regali.
Buona settimana con molta salute, amica poetessa.
Um beijo

Cidália Ferreira disse...

Boa tarde!
Mais um fantástico poema! Obrigada pela partilha:))

-
Sou a alma da minha força.
.
Beijo e uma excelente semana.
Protejam-se!

Carlos Augusto Pereyra Martínez disse...

Isadora, en fuga, pies ligeros, levedad del cuerpo, siempre etérea. Un abrazo. Carlos

Elvira Carvalho disse...

Um belíssimo poema, como aliás todos os do livro de que gostei imenso.
Grata pela visita.
Abraço, saúde e boa semana

A Paixão da Isa disse...

tao bom ler o que escreve desejo tudo de bom muita saude bjs

A.S. disse...

Diante das ondas, o brilho dos olhos era demasiado puro para a vertigem das metáforas. Porém, arriscaste a evasão durante uma tempestade...
Muito belo o teu poema, Graça.
Uma semana feliz, com muita saúde.
Beijo.

Maria Eu disse...

Dançar, qual Isadora, até todos os sonhos se cumprirem.
Belíssimo!

Beijo, Graça, e boa semana. :)

São disse...

Diante das ondas , somos livres.Sempre!

Minha querida, beijinho de boa semana :)

Luiz Gomes disse...

Boa tarde Graça, parabéns pela matéria e postagem. Cada capítulo é muito especial.

SILO LÍRICO - Poemas, Contos, Crônicas e outros textos literários. disse...

Graça, que imagem divina
E que magno poema!
Parabéns! É de extrema
Beleza que até domina
A alma, os teus versos.
Por caminhos diversos
Levam ao elã sexual.
Porém o mais natural,
Perante os dois universos!

Magnífica postagem, Graça! A figura parece uma obra clássica antiga e os versos são maravilhosos. Um poema moderno com a liberdade de expressão, mas cumprindo formalidades que levam ao belo. Gostei muito. Parabéns! Beijos. Laerte.

JUAN FUENTES disse...

Poemas dedicados a la mujer.

Juvenal Nunes disse...

Belo texto, de fina sensualidade, em que imagem e palavras se interligam na perfeição.
Abraço poético.
Juvenal Nunes

José Ramón disse...

Bella imagen para acompañar estos lindos poemas cuídate mucho Saludos

Toninho disse...

Leveza sensibilidade de uma sensualidade Isadora.
Que lindo poetizar inteligente e elegante.
Boa semana Graça.
Beijo amiga

Isa Sá disse...

Bonito poema.

Isabel Sá  
Brilhos da Moda

ManuelFL disse...

Este belíssimo poema é uma celebração da vida, da inquietude, e da liberdade de ser, amotinada, sempre, nos atalhos dos dias.

Ailime disse...

Bom dia Graça,
A fuga e o desprendimento de Isadora na libertação dos seus mais íntimos desejos num poema muito belo.
Gostei imenso minha Amiga e Enorme Poeta.
Um beijinho e uma semana com boa saúde.
Ailime

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Excelente poema, gostei.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Maria Rodrigues disse...

Memórias que bailam na vertigem dos dias.
Belíssimo poema
Beijinhos

Anete disse...

Que lindo poema, do começo ao fim beleza nos versos!
Um abraço repleto de carinho e admiração...

teresadias disse...

Minha querida amiga Graça o que tu fazes com as palavras!!
Já eu, nem sequer encontro as certas para te transmitir o que senti agora, aqui.
Repito-me: poema e imagem, belíssimos! (palavras repetidas, mas de coração)
Beijo, boa semana, protege-te em casa.

Agostinho disse...

Maravilhosamente li no poema
Isadora rente ao mar
Imensidão que tudo tem
de onde se sai e se entra
se nasce e se morre para o amor
Isadora e o mar
Afinal todos nós?

Muito obrigado, Poeta, por nos afagar (sem desfalecimentos!) com a subtileza de uma poesia personalizada, com uma marca de água inconfundível. Que (porque) nos aproxima do belo.
Saúde e alegria nestes nossos dias desconcertantes e
um beijo muito amigo.

bea disse...

Será que Isadora Duncan Gostava assim tanto do mar como a autora do poema? A mim me parece que ela o trazia no corpo que dançava. E não era gosto mas natureza.

João Santana Pinto disse...

Espero que se encontre bem, a inspiração essa não deixa margem para dúvidas.
Algo de curioso, quando se segue alguém, a título de escrita, é o de se começar a identificar a pessoa, pelo ritmo, pelo encadeamento, pela “impressão digital” que deixa. Outra, acaba por ser o sentimento de “beleza” que transmite, o sentimento do nosso cérebro identificar a sensação de agrado, o prazer que a leitura acaba por propiciar.
Um beijo e bom inicio de semana

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Isadora junto ao mar
dançando e espalhando seus desejos
suas utopias e seus segredos
gostei muito
Saúde amiga Graça.
Boa semana.
Beijinhos
:)

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Bravíssimo Graça!
maravilhoso versos
que me fizeram
suspirar.
Adorei de verdade.
Bjins
CatiahoAlc.

solfirmino disse...

Eu adoro os seus poemas, amiga, mas permita-me discordar, não acho que os dias tenham "atalhos". Infelizmente. Temos de viver os dias até o limite.
Beijinho e ótima semana

Tais Luso de Carvalho disse...

Querida Graça, que belo poema!
O mar é inspiração ao poeta e também aos que nele procuram a paz, a reflexão, um aliado para suas emoções, suas tristezas e alegrias.
Parabéns, amiga!
Uma ótima semana, mas em casa...aqui também estamos atados...
beijo.

Margarida Pires disse...

Olá minha querida amiga Graça!
Que os atalhos façam parte sempre do nosso viver.
Que graciosa inspiração!
Um doce abracinho!
Megy Maia😗🌞😗

Marli Terezinha Andrucho Boldori disse...

Boa noite, querida Graça, a imagem do seu poema me encantou, fiquei uns bons minutos observando-a.
Sempre tive bons olhos para o mar,ele nos mostra a sua grandiosidade dentro deste universo sem fim, nos dá excelentes inspirações. A Isadora com certeza, em suas danças e meditações encontrará suas respostas. Grande abraço!

Olinda Melo disse...


Querida Graça


Mais um mergulho na sensibilidade de Isadora,
no seu percurso para a realização de si própria
e dos seus sonhos.

Gosto muito deste seu talento, de leitura e de
reinterpretação de anseios e objectivos de vida
de personalidades apaixonantes.

Muito obrigada, minha amiga, pelo seu comentário
no Xaile de Seda.

Beijinhos
Olinda

Jaime Portela disse...

Um poema belíssimo, de enorme sensibilidade.
Os meus aplausos.
Continuação de boa semana, querida amiga Graça. E em segurança.
Beijo.

Pedro Luso de Carvalho disse...

Olá, Graça,
um poema de grande beleza e sensibilidade e inspiração no qual gostei muito de ler e reler.
Parabéns, minha amiga!
Um bom fim de semana, com saúde.
beijo.

teresa p. disse...

Isadora num poema muito sensual que é um hino à liberdade e à vida. "...quando, diante das ondas num desvario louco, me despia e bailava rente ao gozo, na mais leve vertigem de estar só."
O poema é todo ele uma maravlha e a imagem também. Gostei imenso.
Beijo.

eli mendez disse...

Hermoso poema..
Salirse de uno mismo para volverse a encontrar
el mar y la sensualidad abrazan tus letras Bellísimo poema. Besos

Mário Margaride disse...

Olá, amiga Graça!
Quero agradecer a sua visita e gentil comentário ao meu cantinho. É sempre um prazer recebê-la.
Sem dúvida um lindo poema! Uma mulher fascinante, esta Isadora!
Gostei muito.
Votos de um excelente fim de semana, com muita saúde!
Beijos e abraços!

Mário Margaride

José Carlos Sant Anna disse...

Vim e voltei duas ou três para ouvir este canto e render-se outra à sua voz. E, hoje, deixo este registro. Graça, as palavras são sempre justas, elegantes e sóbrias, na sua poética. É sempre um prazer ler cada novo poema que vem a lume neste espaço.
Cuide-se, minha amiga!
Um beijo, e um bom final de semana!

ELISABETE disse...

Lindíssimo poema!
Passando para te desejar uma boa noite.
Venha conhecer o meu blog! O link é:
https://ofantasticomundodebete.blogspot.com/
Beijinhos !
Obs: estou seguindo você.

Quase Cinderela disse...

Fabuloso como sempre.
Li quatro vezes. É tão bonito, tão profundo, com tanto significado em poucas palavras. Adorei.
Obrigada ❤️
Beijinhos

manuela barroso disse...


Tal como Isadora, o teu poema é um bailado entre o Eu Poético e os fios que se vão enrolando por entre as palavras onde se refugia a inocência.É que nem sempre a liberdade fica em consonância com as imagens que guardamos da infância, aqui "já cativa das minhas fugas"
Belo, como sempre , querida Graça.
Beijinho grande

Teresa Almeida disse...

Querida Graça, sabes-me ansiosa por te ler na pele de Isadora Duncan. Pedi, avisaram que iriam enviar, mas o livro ainda não m chegou às mãos.

Neste poema o prazer e a evasão da dança são fascinantes. São truto de uma imaginação prodigiosa.

Beijo.


Sinval Santos da Silveira disse...

Mestra, Escritora / Poetisa, Graça Pires !
Há que se atentar para a sutileza, descrita  nos raros momentos de privacidade consigo...O belo texto desnuda a intimidade do personagem,dando-lhe a mais autêntica roupagem, ou seja, a felicidade de sentir-se só, momentaneamente. Parabéns, uma feliz semana, e um carinhoso  abraço, aqui do Brasil !
Sinval.

Sinval Santos da Silveira disse...

Mestra, Escritora / Poetisa, Graça Pìres !
Há que se prestar muita atenção no que, neste
belo Poema, transmites ao leitor.
Na finíssima sutileza, com que descreves os
raros momentos da privacidade e do encontro
consigo, reside a essência do texto.
Par

baili disse...

how can one have appropriate words to praise your poetry y dear Grace

such intensity ,sensitivity ,and depth seems rare and the way you say it effortlessly it mesmerizes me always ,i truly wish i did not have to read this poetry after translating by google because i know i am receiving half of the beauty while doing so :(

outstanding and touching indeed!
health ,peace and joy to you and family !

Ana Freire disse...

Um momento, muito belo, eloquente e profundo! Uma verdadeira viagem ao interior de uma personagem, tão rica em vivências e emoções!... Mais uma vez... a minha maior admiração, Graça, por tão bem, ter conseguido sintetizar tal, neste admirável poema!...
Um beijinho grande
Ana

Roselia Bezerra disse...

"... na mais leve vertigem de estar só."

Olá,querida amiga Graça!
O final é surpreendente...
Estar só produz belos poemas.
Esteja bem, amiga.
🙌💐🏡🕊️🤝👼🍀🙏😘