24.5.21

Memórias de Isadora IX



Não tenho pressa. 

Em nome do meu nome, 
inscrevo nas paredes 
os gestos indecisos, 
as palavras sombrias, 
os pressentimentos, 
as lágrimas, as gargalhadas, 
a mordedura do desalento 
a marginar a boca. 

Não basta o eco das lembranças 
para disfarçar a solidão. 

Nada ou quase nada se repete. 
Houve pensamentos que magoaram, 
incertezas e renúncias 
que sitiaram as muralhas do tempo. 

Conheço de cor todos os sons do silêncio. 
Com eles me questiono e me respondo.

Graça Pires 
De Jogo sensual no chão do peito, 2020. p. 17


Se desejarem ouvir o poema dito pelo meu filho podem fazê-lo aqui:

                                            https://youtu.be/RiyYpA0Q1no

59 comentários:

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Excelente poema, gostei.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Olinda Melo disse...


Bom dia, Querida Graça

Isadora aqui no reconhecimento das suas mágoas, dúvidas,
da sua solidão. E não há que ter pressa. Na introspecção,
o tempo é precioso. E há que banir o que na nossa passagem
por este mundo possa continuar a magoar o coração.

O percurso desta artista feito de vitórias, derrotas,
superações. E a minha amiga dá-lhe o seu toque de
mestre.

Gostei muito de ouvir o poema na voz de Pedro Pires.
Parabéns a ambos.

Beijinhos
Olinda



brancas nuvens negras disse...

Um belo poema na continuação da homenagem a Isadora.
Um abraço.

- R y k @ r d o - disse...

Fascinante poema que me deliciou ler. Lindo demais.
.
Cumprimentos poéticos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Maria João Brito de Sousa disse...

Sou basicamente uma ávida leitora, mas dadas as condições de quase cegueira em que me encontro, a leitura perdeu algum sabor...

Ainda assim, li atentamente antes de ouvir o seu excelente poema nono, a Isadora.

Um beijo, Graça

chica disse...

Lindo, profundo e pra quem sensibilidade tem, o silêncio fala miito! Adorei! Linda semana! bjs, chica

Mário Margaride disse...

Olá, amiga Graça!
Mais uma magnífica obra de arte poética, que adorei ler.
Nesta saga sublime, desta soberba Isadora!

Votos de uma excelente semana!
Beijinhos!

São disse...

Mais um bonito poema.


Beijinho, boa semana :)

José Carlos Sant Anna disse...

Uma verdade assumida, um saber já feito na inscrição do poema, na inscrição das lembranças para “disfarçar a solidão”. Gosto da maneira singular do arranjo de cada verso ao longo do poema. Sou cativo da sua poética, minha amiga Graça!
Um boa semana! Cuide-se!
Um beijo,

bea disse...

Gostei muito. Também da versão em vídeo.

carlos perrotti disse...

Obrigado de coração, Poeta, por este poema da sua magnífica série inspirada e dedicada à grande artista Isadora Duncan. Estou comovido com seus versos e os guardarei em minha memória para sempre, amiga, para também aprender a escrever...

Sincero grande abrazo, Graça. Por favor cuídese bem.

Cidália Ferreira disse...

Excelente o seu poema! :)
-
Se o mundo rodasse numa esfera colorida
-
Beijo e uma excelente semana...

Ailime disse...

Boa tarde Graça,
Um poema muito belo sobre esta bailarina dotada de uma personalidade e vivência ímpares!
Na obra que lhe dedica revela a sua grande sensibilidade e Enorme mestria poética.
Obrigada, minha Amiga, pelo magnífico vídeo onde pude admirar o imenso talento dos seus dois filhos, Pedro e Ana.
Um grande beijinho e uma boa semana, com muita saúde.
Ailime

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida amiga Graça!
Os sons do silêncio são reflexivos, dão profundidade ao espírito.
Um post revelador do eu real.
Tenha uma nova semana abençoada!
Beijinhos carinhosos e fraternos

alberto bertow marabello disse...

Bellissima
E letta da tuo figlio è ancora più bella.
Complimenti.
Buona settimana, amica Poetessa, con tanta, tanta salute
Um beijo

Marli Soares Borges disse...

Minha querida amiga!
Maravilhoso poema! Saber ouvir os sons do silêncio é uma dádiva!
Bjs
Marli

CÉU disse...

Estas são as memórias de algumas "Isadoras", esta a fantástica Duncan, em forma de sofrimento e silêncio, tentando assim disfarçar a solidão.
Como sempre, gosto muito do que escreve, querida amiga Graça.
Beijos e boa semana.

Carol Russo S disse...

O mais bonito é conseguir enxergar a verdade por trás dos versos.

a natureza nos conta tudo através de seus sons. o silêncio diz tanto!

um beijooo

Luiz Gomes disse...

Boa tarde minha querida amiga Graça. Um maravilhoso poema para começarmos bem a semana.

Elvira Carvalho disse...

Mais um belíssimo poema que reli com o muito gosto.
Abraço, saúde e boa semana

JUAN FUENTES disse...

Tu tienes alama y espiritu de poeta

Maria Rodrigues disse...

Quando a solidão invade o coração, nem mesmo as lembranças o conseguem iluminar.
Maravilhoso poema
Boa semana
Beijinhos

Marta Vinhais disse...

O silêncio pode ser um aliado ou o seu contrário... e às vezes, não sobrevivemos ao impacto que tem na vida...
Belo como sempre...
Obrigada pela visita
Beijos e abraços
Marta

Isa Sá disse...

Bonito poema.

Isabel Sá  
Brilhos da Moda

silvioafonso disse...

Engenhosa poesia, querida amiga.
Falar do silêncio dá o que pensar,
mas decifrar sua cor ou saber o
som que emite é fantástico e você
o faz muito bem.
Um beijo e palmas para a poeta!

teresadias disse...

"Conheço de cor todos os sons do silêncio.
Com eles me questiono e me respondo."
Como sempre, um poema poderoso, querida amiga.
Beijo, fica bem.

lis disse...

Tem silêncios mais ruidosos que qualquer barulho,
quando se trata da solidão.
Bonita memória inspiradora , Graça
Sempre feliz vir te ouvir _ vou seguir o link do filhote.
abraços

Ana Bailune disse...

Muito profundo, lindo...

Pedro Luso de Carvalho disse...

Olá, Graça, certamente, esse seu profundo poema não se destina a uma única leitura. Na sua releitura, poderemos compreender melhor a sua mensagem, para nossa reflexão.
Parabéns, poeta!
Uma boa semana, minha amiga Graça.
Um beijo.

ManuelFL disse...

Conheço de cor todos os sons do silêncio.
Com eles me questiono e me respondo.

E aceito o desafio, celebrando a vida, a minha condição humana.

Magnífico, Graça.

Beijo

Vanessa Casais disse...

Graça como gosto de a ler. Que lindo poema.

Beijinhos e boa semana.
Vanessa Casais
https://primeirolimao.blogspot.com/

Mário Margaride disse...

Olá, amiga Graça!
Passando por aqui, relendo este lindo poema. E desejar uma feliz quarta feira, com muita saúde.

Beijinhos!

manuela barroso disse...

Ouvi sim, este fantástico poema pela voz tão única, do Pedro .o poema sendo tão belo mais acentuada ficou a beleza pela declamação do teu filho com o vídeo maravilhoso da tua filha Ana . Vale a pena seguir o Arte_facto no YouTube para nos deliciarmos com uma verdadeira família de Artistas que se completam nas suas vertentes artísticas
Muitos parabéns, querida Graça!
Grande beijinho

solfirmino disse...

Excelente poema que pela segunda vez leio e vou deixar para responder quando estiver com o notebook. Eu tenho um poema que lembra muito esse final e gostaria de compartilhar com você, amiga. Conhecer de cor cada parte do meu corpo, cada dor e cicatriz... escrevi algo assim. Quando estiver com fone, ouvirei também.
Um beijinho

Micaela Santos disse...

Lindo poema!
Não, não basta o eco das lembranças para disfarçar a solidão.
Há momentos que gostaríamos muito que repetissem!
Este poema é magnífico em toda a sua expressão! Parabéns!

Beijinhos!

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Graça

por vezes não temos de ter pressa para algumas coisas.
uma homenagem que é bonita e expressa bem a sensibilidade da Poeta.
um belo momento de poesia.

beijinhos

:)

Jornalista Douglas Melo disse...

Amiga Graça.
Nada disfarça mesmo o “eco das lembranças”... E depois que amadurecemos, são tantas!
Belo poema.
Beijos e cuide-se bem!!!

R's Rue disse...

Beautiful

Parapeito disse...

Que maravilha doce Graça !
sem pressa, escutar.
Adoro.
Brisas doces.
(O seu filho tem uma voz doce e nostálgica )**

Jaime Portela disse...

O poema é belíssimo.
E de excelência, como habitualmente.
Vou ouvir o filhote...
Continuação de boa semana, amiga Graça.
Beijo.

Emília Pinto disse...

Querida Graça, há muito que vens homenageando a grande bailarina Isadora e creio que nela, poderemos rever a vida de tantas outras mulheres; podem não ser famosas, mundialmente conhecidas, mas são com certeza lutadoras, corajosas, esforçando-se todos os dias para conseguirem realizar os seus sonhos, porque todas sonham, disso não tenho qualquer dúvida. Cada uma na sua " arte ", luta pela sua felicidade e, nem sempre esse esforço é reconhecido pelo meio em que vive, sendo tantas vezes alvo de criticas e descriminação . Muitas recordam tempos mais felizes, sendo essas recordações o único alento para seguirem em frente, numa vida que, de repente, por um motivo ou outro, se transformou em pesadelo; há tantas, Amiga, que, embora sabendo que nada se repete, gostariam , sim, que momentos passados se repetissem, que o tempo voltasse atrás, à sua infância à sua adolescência, onde os sonhos eram muitos e a esperança de os realizar era grande. No entanto, tambem há aquelas que não têm motivo algum para voltarem ao passado, porque, para essas a vida sempre foi dura; muitas vezes a única coisa que questionam é: " nasci para quê?" A vida parece nunca sorrir para muitas mulheres! Mas, aqui, Amiga Graça, ha sempre motivo para sorrir, pois a poesia tem o condão de alegrar corações. Gostei muito de ouvir o teu filho! Parabens, Amiga! Que a vida vos abençoe, principalmente com saúde Um beijinho
Emilia 🙏

teresa p. disse...

Poema magnífico com imagens repletas de significado. As alegrias e tristezas de Isadora Duncan são retratadas com sensibilidade e profundidade pela Poeta.
"Conheço de cor todos os sons do silêncio./ Com eles me questiono e me respondo."
A foto é também maravilhosa. Gostei imenso.
Beijo

Sinval Santos da Silveira disse...

Mestra / Poetisa, Graça Pires !
Cada qual tem sua forma de exteriorizar
os seus sentimentos.
Seja qual for esta forma, necessario se
torna.Falando ou gritando, amenizará as
suas angústias.
O "confessonário", da Religião Católica,
é um bom exemplo disto.
Agora,abordar este assunto, poeticamente,
é tarefa para teu nobre talento, Amiga !
Parabéns !
Uma potima semana, com SAÚDE, e um fraternal
abraço, aqui do Brasil !
Sinval.

Carlos Augusto Pereyra Martínez disse...

Soledad y silencio donde los sentimientos gravitan en la nada. Un abrazo. Carlos

Mário Margaride disse...

Olá, amiga Graça!
Passando por aqui, relendo este excelente poema,e desejar um Feliz fim de semana, com muita saúde.

Beijinhos!

A Paixão da Isa disse...

que bonito mas é normal aqui tem sempre lindos poemas bjs saude bfs

LuísM Castanheira disse...

Um dos mais belos poemas desta saga, Graça.
"...Conheço de cor todos os sons do silêncio. ", como se cada movimento fosse memória do passado.
Deixa-nos aqui, em cada palavra, um sentimento profundo, intenso e avassalador.
Um beijo, querida amiga. Boa e feliz semana.

Dan André disse...

Querida amiga Graça,
Desejo-te um lindo dia, e agradecendo a oportunidade de ler suas excelentes escritas.

"Conheço de cor todos os sons do silêncio.
Com eles me questiono e me respondo."

Forte, profundo, e se conecta com meu silêncio.

Abraços
Dan

LuísM Castanheira disse...

Aditamento:
Podes ver aqui algo relacionado com
a vida de Isadora Duncan:

http://conversa2.blogspot.com/2021/05/isadora-duncan-minha-vizinha.html?m=1

Ana Freire disse...

Mais uma inspiração de excelência... descrevendo tão bem, o outro lado de nós... feito de amarguras, silêncios e solidão... sempre difícil de abordar e de partilhar... mas indissociável... como a própria vida... que não se traduz apenas em momentos bons, passíveis de entusiástica divulgação... como está tão em voga, no momento, com a proliferação das redes sociais...
Adorei cada palavra, Graça! Um beijinho! Votos de um excelente fim de semana, com saúde!
Ana

Anete disse...

Beleza e profundidade neste poema...
Boa noite de sábado... O meu abraço

baili disse...

an exquisitely done piece of poetry dear Grace as always!

i can see the dance of emotions on the floor of soul so passionately that breaks away the barriers of physical existence and leaves with absolute harmony of nothingness and stillness that surround one with wonder of that high price one pays to buy some breaths each moment
hats off to you my amazing friend!
blessings!

Fá menor disse...

Muito bonito!
gostei muito de ouvir a declamação. Parabéns.

Os sons do silêncio têm muito para nos ensinar.

Beijinhos.

Teresa Almeida disse...

Só podia ser magnífica a interpretação deste poema. O vídeo do teu filho encantou-me. E, também, o jogo de sombras, tão adequado ao espírito do tema.
Foi um privilégio passar por aqui.

Um beijo, minha amiga Graça.

Kalinka disse...

Não tenho pressa.

AI GRAÇA eu estou cheia de pressa
a minha ansiedade deixa-me louca
isto de estar "parada"
tem-me trazido muitos problemas

Ai o TEMPO
este tempo... enfim...

Hoje deixo aqui o link do outro blog que fiz ontem mesmo o artigo
http://tempolivremundo.blogspot.com/

continuação do acompanhamento da minha viagem pela TURQUIA 
já que comecei não quero deixar sem continuidade, sei que estou atrasada
e já ando há 1 ano a fazer a descrição da viagem,
mas a alguém irá despertar interesse com certeza
Espero que goste

Beijinho da Tulipa

Mário Margaride disse...

Olá, amiga Graça!
Passei por aqui, relendo este excelente poema. E desejar uma ótima semana com muita saúde!

Beijinhos!

Agostinho disse...

Não se pode viver de "lembranças", é bem certo, o espírito carece de constante alimento,
até por que os ecos quantas vezes a perturbam o silêncio...
A habitual qualidade poética da Amiga Graça Pires.
Beijo amigo.

AC disse...

A vida é um eterno desafio, e tanto maior quando as regras são conspurcadas. Uns fenecem, outros retaliam. Mas as coisas nunca mais serão o que eram.

Um beijinho, Graça :)

Ulisses de Carvalho disse...

gostei especialmente dos últimos versos, acho que me identifico com essas palavras! um beijo.