23.8.21

Dual

Amanda Cass


Ao longo da vida houve coisas 
que nunca te contei. 
Não por acanhamento. 
Não por vergonha. 
Mas por saber que, no teu íntimo, 
as conhecias bem. 
Na dualidade que somos 
não há segredo meu que tu não guardes. 
Até aqueles que escondi de mim mesma, 
também os escondias de ti. 
Nunca esqueceste, eu sei, 
as múltiplas travessias da memória 
em todas as idades, tão iguais 
em inocências e remorsos. 
Lembras aquele dia em que enchi 
as minhas mãos de terra 
e dentro das tuas mãos brotaram 
amores-perfeitos 
que as minhas mãos colheram? 

Graça Pires 
In: Sou tu quando sou eu. homenagem à Amizade: antologia de poemas inéditos. Organização e prefácio de Maria Teresa Dias Furtado. Braga: Poética, 2021, p.22

55 comentários:

brancas nuvens negras disse...

A amizade é um tema caro à poesia, este é um bom poema pleno de versos belos e curiosos.
Um abraço.

Cidália Ferreira disse...

Bom dia, Graça!
Que poema tão bonito e perfumado, de amores perfeitos:))!

.
Deambulava num sonho inacabado
.
Beijo, e uma excelente semana

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Excelente e belo poema de que gostei.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

chica disse...

Lindo demais e não todo mundo consegue ver amores perfeitos nascerem em suas mãos...ADOREI! beijos, ótima semana! chica

Olinda Melo disse...


"Lembras aquele dia em que enchi
as minhas mãos de terra
e dentro das tuas mãos brotaram
amores-perfeitos
que as minhas mãos colheram?"

O encontro de duas almas gémeas.
Sem segredos. Disponíveis para o amor.

Adorei o Poema, minha amiga Graça.
Beijo
Olinda

Ailime disse...

Bom dia Graça,
Um poema tão belo!
« Lembras aquele dia em que enchi as minhas mãos de terra e dentro das tuas mãos brotaram amores-perfeitos que as minhas mãos colheram? ».
Um final lindíssimo para um poema de excelência.
Beijinhos, minha Amiga, e Enorme Poeta.
Desejo-lhe uma boa semana.
Ailime

Marta Vinhais disse...

Há segredos, há silêncios entrelaçados no amor profundo...
Lindo...
Obrigada pela visita
Beijos e abraços
Marta

Às margens de mim. disse...

belo texto sobre o profundo do interior poético. Passando para deixar meu abraço!

partilha de silêncios disse...

Lindo poema.
A amizade amadurece lentamente. A vida une e o tempo enlaça, ate se transformar numa alma com dois corpos (amores perfeitos).

Uma semana Feliz
beijinhos

Malindha Erba disse...

Unas letras preciosas ♥

São disse...

Minha Amiga, sinceramente, este é um dos teus poemas mais belos, para mim.


Beijinho e semana bonita!

carlos perrotti disse...

Versos introspectivos, Graça Poeta, tão sutiles, lúcidos, sinceros para delinear o sentimento de mais que amizade... Adorei.

Abrazo grande. Cuídese bem por favor.


Mário Margaride disse...

Excelente poema aqui nos traz, amiga Graça!
Existe sempre em nós, dualidades que coexistem.
São talvez paradoxais, mas fazem parte da nossa realidade, enquanto seres humanos.
Aplausos, para este belíssimo poema!

Votos de uma excelente semana, com muita saúde.
Beijinhos!

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

eli mendez disse...

Belleza pura Grace. ese sentimiento que se perfila en la dualidad
en conocerse ambos
sin necesidad de palabras
.."En la dualidad que somos
no hay ningún secreto mío que no guardes. .."me parecio precioso!!!! En poema y en sentir como bien los expresa Carlos, creo que hay mucho de sinceridad y de intimidad en este poema. Te dejo un abrazo grande
Buena semana!!!

LuísM Castanheira disse...

Também gosto muito de te ler, querida Amiga Graça.
O poema que generosa e exclusivamente
escreveste para esta coletânea, sob o signo da Amizade, diz bem o quanto é grande esse teu coração.
Uma estória de Amor entre dois seres que,
sendo diferentes, são complementares nos seus mais íntimos segredos e partilhas.
"Na dualidade que somos..."
Mãos que semeiam e colhem, em uníssono,
amores-perfeiros, como se fossem filhos gerados entre os dois.
Desejo igualmente que vocês estejam bem
e que as curtas férias tenham sido repousantes.
Continuem a cuidar-se, que nós tê-mo-lo feito.
Uma boa semana. Um beijo.

pensandoemfamilia disse...

Lindo poema do encontro de almas que se amam. bjs

José Ramón disse...

Excelente poema feliz semana Saludos

Toninho disse...

Ah, que lindeza de versos finais.
É linda delicadeza esta flor brotar no infinito olhar da amizade e
poder dizer que bom amigo que você existe.
Aplausos Graça pela elegância do poema.
Uma semana maravilhosa plena de paz e delicadezas.
Beijo de paz amiga.

JUAN FUENTES disse...

Esos son los cantares dela tierra mia.

Lúcia Soares disse...

Boa Noite amiga bjs

lis disse...

Que bom saber que tem poetas para perfumar nossa mãos ,pintar de azul nossos dias e até aliviar nossas saudades.
"Sou tu quando sou eu' é de muita doçura_ e são essas doçuras que fazem uma imensidão.
Lindo, Graça as amizades acrescentam felicidade na nossa jornada.
Beijinho e boa semana ,com abraços

J.P. Alexander disse...

Bello poema muy romántico . Te mando un beso

Siby disse...



Querida amiga, permiteme
felicitarte por tan grandiosos
poemas que nos obsequias,con una
sutilidad divina.

Besitos dulces

Siby

Rajani Rehana disse...

Mind blowing post

ManuelFL disse...

Na dualidade que somos
não há segredo meu que tu não guardes.
Até aqueles que escondi de mim mesma,
também os escondias de ti.

Belíssimo poema sobre a amizade (e o amor), sobre duas pessoas que se completam.

A ilustração do poema é deliciosa. Bem hajas Graça.

Bjs.

Franziska disse...

No es fácil tener secretos con quien te comprende incluso más que tu misma pero es así el alma humana, por mucho que contemos, siempre hay algo que solo es nuestro. El poema lo dice de un modo hermoso y, a mi me parece que perfecto. Saludos muy afectuosos y cordiales.

Lucinalva disse...

Olá Graça
Lindo poema, ter amizades que guardam segredo é um verdadeiro tesouro. Bjs querida.

A Paixão da Isa disse...

sempre lindo bjs saude

Fá menor disse...

Que belo!

Haja sempre flores de umas às outras mãos!

Boa semana!
Beijinhos.

Os olhares da Gracinha! disse...

Todos nós temos "segredos"!!! 👏👏👏

José Carlos Sant Anna disse...

Pelas ilhas interiores, este belo culto à amizade, à cumplicidade, onde o pensar se estira para preservá-lo na sua inteireza. Um belíssimo poema, minha amiga Graça!
Beijo, minha amiga!

NAMIBIANO FERREIRA disse...

Minha querida amiga e poetisa
Estou de volta, ressuscitei!
Enviei-lhe um email.
A sua poesia continua bela!

Maria Rodrigues disse...

Uma cumplicidade e amizade perfeitas, que não necessita de palavras para tudo ser entendido.
Um poema sublime.
Beijinhos

Aline Goulart disse...

Tão bom poder ter esse tipo de relação que tu mencionaste nessa poesia. Acredito que na base da reciprocidade e confiança, claro com uma boa dose de amor, essa linda poesia se faz presente em qualquer boa relação. Adorei.

Beijinhos.



P.S.: Depois de muito tempo, querida Graça, eu liberei o meu blog para receber comentários (após a reforma eu fiz por lá). E, além disso, resolvi a voltar comentar em blogs que eu gosto, por exemplo, o seu (óbvio).

Juvenal Nunes disse...

A verdadeira amizade cultiva-se com a lhaneza das coisas terrenas.
Gostei do poema, rico de recatada simplicidade.
Abraço amigo.
Juvenal Nunes

solfirmino disse...

Que lindo poema, minha amiga, muito mesmo. As mãos sempre nos resgatam, nos levam a lugares. Já tive sonhos belos com as mãos... Um beijo e ótimo fim de semana.

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Graça

Acho que nem sei comentar este belíssimo poema.
E a forma como acabou, lindo, lindo.
Gostei imenso.
Desejo continuação de uma boa semana.
Paz e muita saúde.
Beijinhos
:)

Luiz Gomes disse...

Boa tarde minha querida amiga Graça. Obrigado por dividir o lindo poema conosco.

Arthur Claro disse...

Linda poesia, meus parabéns.

Arthur Claro
http://www.arthur-claro.blogspot.com

Fê blue bird disse...

Tão lindo e comovente .
Quando as mãos são férteis em amor, nasce um poema em forma de flor.

Um beijinho amiga Graça.

Carlos Augusto Pereyra Martínez disse...

El amor es la mejor de las cosecha, logrado en la caricia de las manos, que siembran los afectos. Con aprecio. Carlos

Anete disse...

Muito dez o seu poema, Graça! Leve, harmonioso e gostoso de ler...
A imagem também merece a nota máxima...
Beijinhos e carinhos

Pedro Luso de Carvalho disse...

"Lembras aquele dia em que enchi
as minhas mãos de terra
e dentro das tuas mãos brotaram
amores-perfeitos
que as minhas mãos colheram?"

Gostei muito desse belíssimo poema, denso e profundo poema, que se presta para nossas reflexões. Parabéns, amiga Graça, por essa obra poética.
Uma ótima sexta-feira e um feliz fim de semana.
Beijo

Agostinho disse...

Li e à primeira, seguramente, sem margem
de engano, digo: valeu a pena!
Valeu a pena as duas almas se cruzarem e perdoarem
num pacto sagrado as omissões mútuas
(com um simples olhar de que sabe respeitar)
para verem o amor-perfeito nas mãos germinar

Valeu a pena eu ler.

Saúde, querida miga Graça Pires.
Beijo de parabéns.

Sinval Santos da Silveira disse...

Mestra / Poetisa, Graça Pires !
Não sei se é um texto lindo, ou mágico...
Olhei em minhas mãos, senti a terra e os
"amores", não tão "perfeitos" quanto os
teus, florescendo...
Que maravilha, Amiga !
Parabéns e um fraternal abraço, aqui do
Brasil !
Um feliz final de semana, com perfeita
saúde !
Sinval.

Jaime Portela disse...

Mais um excelente poema, onde a sua sensibilidade se mostra a cada verso.
Gostei imenso, parabéns pelo seu talento e inspiração.
Bom fim de semana, amiga Graça.
Beijos.

Jornalista Douglas Melo disse...

Amiga Graça,
A vida passa... Então, nada me conte! Deixe que descobriremos juntos, aqueles segredos que se escondem na amizade, na cumplicidade... Em tudo, em modo uníssono... A duas vozes, pois, somos instrumentos construtivos dos nossos desejos mútuos.
Belos versos!
Beijos e bom final de semana!!!

Vanessa Casais disse...

Ai Graça que lindo. Gosto tanto do que escreve. É sempre tão bom passar por aqui.

A Graça consegue transmitir-me imagens e sentimentos. É quase uma dança com as palavras, cúmplice, entre si e o leitor.

Obrigada de coração.

Beijinhos,
Vanessa Casais
https://primeirolimao.blogspot.com/

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Graça,
Que linda publicação!
Eu li e reli
e voltei a imagem varias
vezes e me encantei
em todas elas.
Bjins
CatiahoAlc.

teresa p. disse...

A grande cumplicidade que se estabelece entre dois seres que vivem a Amizade e o Amor e que partilham os segredos mais íntimos. A parte final do poema é lindíssima, com amores-perfeitos a brotarem das mãos dele que as mãos dela colheram.
A foto é maravilhosa.
Beijo.

Teresa Almeida disse...

Nas mãos da poetisa nascem amores-perfeitos. Não tenho dúvidas, minha querida amiga Graça.
Eu deixo o perfume de um verso.

Beijos.

Mário Margaride disse...

Olá, amiga Graça!
Passando por aqui, relendo este excelente poema que muito apreciei, e desejar um feliz fim de semana, com muita saúde.
Beijinhos!

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

A.S. disse...

Amizade é cumplicidade e partilha.
E quando isso acontece, a amizade torna-se algo sublime e indispensável!

Uma boa semana Graça, com muita saúde.
Um beijo!

Patrícia Pinna disse...

Boa tarde, Graça. Li e reli seu poema tão delicado.A cumplicidade muda é uma das melhores coisas dentro de um amor.
A estrofe final ficou lindíssima.
Parabéns.
Tudo de bom.
Beijos ba alma.

Ana Freire disse...

Maravilhoso poema! Como seria tão bom, conseguirmos comunicar com o nosso eu, presente, vindos do futuro, mas no fundo, apenas a lembrar o essencial... para aproveitarmos cada momento... e estarmos mesmo presentes de corpo e alma em todos eles... semeando boas memórias, e felizes circunstâncias, ao máximo...
Um beijinho! Feliz e inspirada semana, Graça!
Ana