7.11.22

Memórias de Isadora XXI




Tenho na lembrança um dia frio 
 na costa azul de frança. 

Recordo o uivo dos cães, o cantar dos melros, 
o quebranto que me tolhia os dedos, 
 as folhas do outono terrivelmente belas. 

Meus olhos procuravam e achavam 
uma fatalidade qualquer. 
Como uma premonição, 
um acto sacrificial, 
um chão movediço. 

Pelas sombras possuída 
procurava o inacabado gesto 
de aprisionar a luz em meu olhar, 
quando cobri meus ombros 
com o xaile vermelho 
para enfeitar a vida, 
agora em mim tão extenuada. 

Os sons que se ouviam eram de um tempo 
 nunca mais lembrado, nunca mais esquecido. 

Os cavalos, gritando, vieram no seu trote. 
De meu brilho se tomaram. 
Cavalgaram as ruínas do meu peito 
e meu silêncio sustiveram na garganta. 
O coração, tão breve, ficou suspenso 
por uma névoa que, num instante, se dissipou. 

Devagar bailando. 
Devagar morrendo. 

Graça Pires 
De Jogo sensual no chão do peito, 2020, p. 53-54

53 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Quando a idade pesa na memória é bom reler aquilo de que gostamos.
Abraço, saúde e boa semana

Olinda Melo disse...


Querida Graça

Esta passagem do seu livro dedicado a Isadora,
leva-me a prever o pior, esse sentido premonitório
que a possui em Paris.
"O coração, tão breve, ficou
suspenso por uma névoa que, num instante, se dissipou.
Devagar bailando. Devagar morrendo."
E sinto que a sua estrela terrena vai se apagando.
Mas não o seu talento que perdurará no tempo.
Boa semana.
Beijinhos
Olinda

Marta Vinhais disse...

Mas deixou a Luz presente no esvoaçar do corpo....
Lindo...
Beijos e abraços
Marta

chica disse...

Aplaudindo daqui! Linda poesia! Ótima semana! beijos, chica

A.S. disse...

Sublime!!
Na desfilada da vida, quase se perdem todos os caminhos.
Duros corcéis da guerra adormecidos, são agora um vento de morte pelo mundo.
Por dentro de tudo corre um rio de amarga solidão, negro e profundo.

Uma boa semana com muita saúde, minha Amiga Graça.
Um beijo.

Mário Margaride disse...

Bom dia, amiga Graça,
Mais um belíssimo poema aqui nos presenteia.
Recordações, que fazem parte do universo do sentir, e que diambulam vertiginosamente pelas nossas emoções.
Gostei muito, deste excelente trabalho.
Votos de uma excelente semana, com muita saúde.
Beijinhos, com carinho e amizade.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Um belo poema de que gostei bastante.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Parapeito disse...

Olá doce Graça*
Há lembranças assim, que cavalgam sobre o peito.
Vale há o xaile vermelho que ajuda a enfeitar a vida, devagar, devagar.
Gostei muito.
Abraço e brisas doces **

Caderrno de San disse...

Como gosto de a ler, minha amiga Graça. E como gosto das inúmeras faces da sua poesia. O que dizer deste poema em que a sondagem do humana se plasma pelo lirismo, mas cada palavra nos dá a dimensão que nos leva além do sentido das coisas ditas. Um belo poema. Mais um belo poema para aplaudirmos.
Um beijo, minha amiga! Um bela semana!

Maria João Brito de Sousa disse...

Tão, mas tão bela, esta memória, Graça!

Esses cavalos - os mesmos ou outros, não sei - também eu os sinto, não em trote, mas em imparável galope e nunca me sustendo o silêncio na garganta, que bem mais podem do que posso eu, toda ruínas, toda sem brilho.

Um beijo

Jaime Portela disse...

E como é belo quando o poeta assume a personagem.
Um poema excelente, como sempre.
Boa semana, amiga Graça.
Beijo.

lena disse...

amo a tua poesia querida poeta, gosto de me sentar aqui e ler a tua poesia, senti-la em toda a dimensão, o frio grita e uiva, corta-me a carne, mas consegui aquecer-me em cada verso teu, obrigada por partilhares tanta beleza que me deixou mais rica, abracinho em ti Graça Pires, foi um sentir que me dá folgo e enxuga o meu peito, uma semana com tudo o que desejas

Ailime disse...

Boa tarde Graça,
Tão belo este poema que diz muito do que foi a difícil e penosa vida de Isadora e que de forma sublime a Poeta tão bem interiorizou.
Gostei imenso e os meus parabéns por tão bela criação.
Beijinhos, minha Amiga e Enorme Poeta.
Tenha uma boa semana.
Ailime

ManuelFL disse...


Este poema que tanto nos emociona e nos enreda é uma magnífica elegia de Isadora Duncan que desafiou o seu tempo com a sua arte.

Coração tão breve, procura inacabada, movediço chão, devagar bailando, devagar morrendo.

Beijo

Ana Bailune disse...

Um poema docemente triste. Morrer é devagar, sempre, mesmo que tenhamos pressa de viver. A morte só vem quando quer, quando o tempo a chama.

- R y k @ r d o - disse...

Poema muito bonito que me encantou ler.
.
Cumprimentos cordiais e poéticos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

alberto bertow marabello disse...

Che turbinio nelle tue parole che sembrano nubi arrivate a presagire tempesta.
Complimenti.
Ciao amica Poetisa, ti auguro una bella settimana piena di salute e serenità.
Um beijo

carlos perrotti disse...

Fruto de la introspectiva expansión que su poética logra es esta serie sobre Isadora, amiga Graca. Un lujo leerla.

Abrazo admirado una vez más...

A Paixão da Isa disse...

que bonito gostei muito feliz semana bjs saude

Carlos Augusto Pereyra Martínez disse...

Vaya si el pasado funesto vuelve a azotarnos en la metáfora de los caballos restallando sobre el pecho. Un abrazo. Carlos

Cidália Ferreira disse...

Gostei muito deste poema!! Parabéns!
.
Pode a esperança ser o meu porto seguro...
.
Beijo e uma excelente semana.

brancas nuvens negras disse...

A poesia confirma-se nestas suas palavras.
Um abraço.

Tais Luso de Carvalho disse...

Que lindo poema, amiga Graça, gostei muito das metáforas!
Há tristeza, mas na tristeza vemos muita beleza. Muita sensibilidade.
E aplaudo você daqui, minha amiga.

"Devagar bailando.
Devagar morrendo."

Uma feliz semana, querida Graça,
deixo um beijo.

Maria Rodrigues disse...

E vamos bailando o baile da vida, até ao momento em que o pano cai e a peça acaba.
Um poema sublime!
Beijinhos

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida amiga Graça!
Amei o final no belo conjunto.
Digo que devagar vivendo com tudo que se tem direito e devagarzinho se vai morrendo.
Lindíssimo de se ler, esvoaçante poema com leveza e beleza.
Tenha novos dias abençoados!
Beijinhos

R's Rue disse...

Beautiful.
www.rsrue.blogspot.com

Os olhares da Gracinha! disse...

Também gosto muito 👏👏👏😘

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Um poema belíssimo.

e o final?!

devagar bailando
devagar morrendo

Poesia Pura e Intensa.

boa semana com saúde.
beijinhos
:)

São disse...

Maravilhoso!

Amiga, te abraço e que tenhas óptima semana

Franziska disse...

Versos llenos de vida y con el corazón emocionado y añorante. Tiempos dejados atrás con nostalgia. Versos perfectos y armoniosos. UN ABRAZO DE PAZ Y AMISTAD.

bea disse...

Muito bonito este poema de desalento (ou assim o li eu). A Graça tem em si o molde das palavras, a curva perfeita e criadora que ondula e dá forma ao poema.
Boa semana, Graça

tb disse...

Uma maravilha que apetece ler e reler, minha amiga. A tua poesia é de facto bela, melodiosa e percorrida por uma nostalgia doce, por onde apetece ficar.
Um beijinho, grata.

Luiz Gomes disse...

Boa noite minha querida amiga Graça. Obrigado por dividir mais um pouco do seu texto e livro maravilhoso conosco. Uma excelente quarta-feira.

Rogério G.V. Pereira disse...

Bailemos
enquanto a morte não chega

Beijo

manuela barroso disse...

Prenúncio da impermanência do tempo onde as memórias galopam em catadupa no chão do peito mas onde toda a beleza da vida usufruída é pintada num quando tão beleo, tão único!
Um trecho descritivo de uma Natureza tão vívida, tão cheia de cor!
Quanta beleza, querida Graça!
Desulpa a ausência
Um grande beijo!

teresa p. disse...

Poema triste, como triste é a despedida da vida. " Devagar bailando devagar morrendo." Muito belo e emocionante que nos obriga ao silêncio.
Beijo

Jaime Portela disse...

Gostei de reler este poema, que talvez seja o melhor poema da série Isadora.
Continuação de boa semana, amiga Graça.
Um beijo.

Juvenal Nunes disse...

O sentido da vida tem muito que ver com a consciência da nossa finitude.
Saudações poéticas.
Juvenal Nunes

Fá menor disse...

Nos dias frios é bom revestir-nos de cores quentes.
Belíssimo poema!
Beijinhos.

solfirmino disse...

Sempre maravilhosos os poemas desse livro, minha amiga. Sua obra é ímpar! Parabéns! Um beijo

pensandoemfamilia disse...

Que lindo poema, quanta sensibilidade.Jogo de palavras e imagens que me encantam. Amei. Parabéns.

bea disse...

"Devagar bailando
Devagar morrendo" . É isso a vida. Para alguns. Que também há quem baile ou morra numa pressa de relâmpago.
Boa semana, Graça.

Agostinho disse...

Um poema que é um primor,
Amiga Poeta!
Devagar quando o tempo
não tem mais tempo para dar
Divagar o reduto do beco
com a abas das asas de rojo
no prenúncio do último rubor
Um resto de vermelho a fingir?
Um beijo.

Mário Margaride disse...

Boa noite, amiga Graça,
Passando por aqui, relendo este excelente poema que muito gostei, e desejar um feliz fim de semana, com muita saúde.
Beijinhos, com carinho e amizade.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

Laura. M disse...

Con nostalgia bien descrita la naturaleza. Aunque sabemos que moriremos...Bailemos.
Buen fin de semana Graça.
Un abrazo.

Kalinka disse...


OLÁ GRAÇA
ADOREI o início,
transportou-me logo para lá...

Tenho na lembrança um dia frio
na costa azul de frança.
Parabéns!

HOJE...Venho dizer que fiz outro post num outro blog onde já nada fazia desde AGOSTO, aqui:http://momentos-perfeitos.blogspot.com/

aos poucos hei-de chegar aos blogues todos, se Deus quiser
Matéria, assunto não me falta!
Falta sim saúde, isso é o pior,
mas continuo na esperança que os amigos me visitem
Beijinho da Tulipa

Isa Sá disse...

a passar por cá para conhecer mais um bonito poema.
Isabel Sá
Brilhos da Moda

Margarida Pires disse...


Suas palavras cheias de mestria enchem minha alma.
Penso a morte é certa por isso bailemos, bailemos.
Um beijinho no seu coração,Graça.
Gratidão!
💟😀💟 Megy Maia

Mor Düşler Kitaplığı disse...

Hello Graça,
I like your blog. İf you want we follow each other. :)
Have a good day..

Here my blog; http://morduslerkitapligi.blogspot.com

Betonicou disse...

Poeta Graça Pires, belas lembranças nos elevam a patamares altos nas nuvens, assim como esse teu tão belo poema nos faz navegar por entre os vários ares das memorias. Gostei imenso. Gostaria que lesse "Poesia bordada", meu texto anterior que, também, trata-se de minhas lembranças. Grande beijo.

Carlos Augusto Pereyra Martínez disse...

Como lo expresa esa bella palabra de su idioma lusitano, es una bella saudade. Un abrazo. Carlos

Maria da Fonte disse...

Belo! Muito belo!

Ana Freire disse...

E tantas vezes se morre na própria vida... que quando ela efectivamente acontece... só pode ser mesmo um renascimento!
Uma vida de brilhos... mas muitos desencantos... magistralmente aqui retratada, com a genialidade de sempre...
Beijinhos, Graça! Bom fim de semana!
Ana