29.7.24

A ociosa lentidão dos sentidos

 

Michael Bilotta 



Retomo pedaços de uma narrativa
em que me reconheço despida de artifícios. 
Distancio-me dos vícios morfológicos 
sufocando os gemidos do verbo. 
Deixo que me pertença 
a ociosa lentidão dos sentidos. 
Antigas convicções, 
entrecruzadas por conquistas e desastres, 
alastram como uma verdade 
primordial diante de mim, 
fragilizada pela fuga do tempo, 
pela completude da vida.

Graça Pires
De Antígona passou por aqui, 2021, p. 79

Minhas Amigas e meus Amigos, vou fazer uma pausa. Voltarei a 26 de Agosto. Desejo que passem uns dias tranquilos, com saúde, paz e conforto.

Beijinhos.


58 comentários:

brancas nuvens negras disse...

A lentidão dos sentidos radica na honestidade dos sentimentos.
Boa semana.
Um abraço.

brancas nuvens negras disse...

Acrescento
ou vice-versa.

bea disse...

Chamaria a este poema reflexivo "auto consciência".
Mas as reflexões poéticas são tão outras da prosa que a gente nem se sente diminuída por tanto tempo que deixámos divagar, que não fizemos nosso no autêntico dele e nosso. A reflexão poética é tão originária quem nem do pecado original padece; é ainda natureza pura e transparência.
Boa semana, Graça

Roselia Bezerra disse...

Bom dia de Paz, querida amiga Graça!
Boas férias e descanse bem no verão!
"... me reconheço despida de artifícios. "
Eu me reconheci no seu verso...
Lembrando das coisas boas que já fizemos, vamos adiante firmes.
Tenha dias felizes e abençoados!
Beijinhos

Mário Margaride disse...

Poema intenso e descritivo da alma do poeta, do seu sentir e das suas emoções, sem artifícios.
Gostei muito, amiga Graça.
Deixo os meus votos de uma excelente semana, com muita saúde e paz.
Beijinhos, com carinho e amizade.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

Jaime Portela disse...

Os artifícios quando usados em nós podem dar maus resultados.
Excelente poema, os meus aplausos.
Boas férias minha amiga Graça.
Um beijo.

chica disse...

Linda poesia e que aproveites bem esses dias em boa ociosidade! Aré a volta! beijos, chica

Marta Vinhais disse...

Despimos as aparências e gozamos em pleno o nosso " eu " interior...
Belo poema...
Boas Férias
Beijos e abraços
Marta

Teresa Silva disse...

Fabuloso! Os meus parabéns!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

Os olhares da Gracinha! disse...

Lindo e intenso!
Boas férias 😘

Lucinalva disse...

Boa tarde, Graça
Lindo poema, aproveite as férias, um forte abraço.

Ailime disse...

Boa tarde Graça,
Belo poema que partilha em que "despida de artifícios", que os não tem, se prepara para uns merecidos dias de repouso.
Que sejam umas muito boas férias.
Beijinhos, minha Amiga e Enorme Poeta.
Emília

Betonicou disse...

Graça, suas palavras ressoam profundamente em mim, permitindo-me abraçar a lentidão dos sentidos e refletir sobre as convicções que moldaram minha jornada. Suas conquistas e desastres entrelaçam-se com os meus, criando uma verdade primordial que, apesar da fragilidade imposta pelo tempo, revela a completude da vida. Obrigada por compartilhar essa reflexão tão íntima e poderosa. Boas férias! Beijo.

Fá menor disse...

Belíssima e inconfundível a sua poesia!
A fuga do tempo sempre nos fragiliza.

Há que bem saber usufruir das pausas.
Beijinhos e boas férias!

teresadias disse...

Poema belíssimo, doze versos, doze pétalas de sabedoria.
Precisamos da “ociosa lentidão dos sentidos” e de nos despir de artifícios, para nos reconstruirmos e a vida avançar.
Um beijo, querida amiga Graça. Boas férias. Fica bem.

❦ Cléia Fialho ❦ disse...

Neste lindo poema, a ociosa lentidão dos sentidos é um convite à introspecção e à autenticidade.
Despida de artifícios, a narradora se distancia dos vícios da linguagem, permitindo-se uma pausa reflexiva.
As convicções antigas, entrelaçadas com vitórias e derrotas, emergem como verdades fundamentais, mas fragilizadas pelo inexorável avanço do tempo e pela plenitude da vida.
Uma meditação poética sobre a vulnerabilidade e a profundidade da existência humana.

Beijos carinhosos amiga.
🐾

carlos perrotti disse...

El ocio sensibiliza al Poeta, abre sus sentidos, potencia su búsqueda, fluye detectando Poesía... Impecable una vez más, amiga.
Un lujo leerla siempre digo.

Rogério G.V. Pereira disse...

É no retomar desses pedaços de narrativa
que se percebe a dialéctica da tua poesia
e a mensagem, sincera
que se transmite dela

cá te esperamos
tudo de bom
Bjinho

J.P. Alexander disse...

Apasionado poema. Me gusto mucho. Te mando un beso.

Siby disse...



Querida amiga, intensidad en tus
hermosas palabras, que brotan de
tu interior, un gusto disfrutarlas.

Besitos dulces

Siby

Siby disse...



Que hermosa tu poesia,
siempre es un placer
visitarte.


Besitos dulces

Siby

Juvenal Nunes disse...

Na hora de partir, para usufruir de retemperadoras férias, deixa-nos, para refletirmos, um belo texto em que o tempo emerge como um grande mestre no drama da nossa existência.
Abraço de amizade, Graça.
Juvenal Nunes

Anónimo disse...

Este belíssimo e magnífico poema fala-nos, no meu entender, do que é primordial, do tempo que nos é dado viver como desafio, intrínseca fragilidade na procura sem fim de um sentido, de um êxtase, de uma completude.
Ficamos à espera do teu regresso, de tudo o que nos tens dado de beleza e sensibilidade,
Adorei a imagem.
Bjs
ManuelFL

São disse...

Continuo encantada com o que nos ofereces, minha Amiga!

Carinhoso abraço, boas férias :)

Klaudia Zuberska disse...

great post. I wish you a nice vacation! best regards!

Ana Tapadas disse...

Belíssimo poema que li mais uma vez, pois já o conhecia...o encantamento de o reler continua intacto.

Umas boas férias, minha amiga.

Olinda Melo disse...


Querida Graça

Desejo-lhe uma pausa bem aproveitada,
com dias de sol e descanso.
Agradeço o poema que nos deixa, composto
de palavras como estas, cheias de grande
significado e abrangendo sentimentos que
nos falam da vida.

Tudo de bom.

Beijinhos
Olinda

Luiz Gomes disse...

Boa tarde e uma excelente quarta-feira minha querida amiga Graça. Obrigado pelo maravilhoso texto. Aproveito para desejar um excelente mês de agosto.

Duarte disse...

Que grande poema, que me levou a uma nova leitura, mais meditada. Parabéns.
Riqueza nos versos e na metáfora.
Grande abraço de vida.

Duarte disse...

Magnifico poema que me obrigou a uma nova leitura, mais meditada.
A riqueza dos versos e o emprego da metáfora dão-lhe esse valor que define a sua qualidade.
Grande abraço de vida e feliz Verão.

Isa Sá disse...

Mais um bonito poema que vim cá conhecer!
Isabel Sá
Brilhos da Moda

Agostinho disse...

A querida Poeta
no encantamento das palavras belas
Tudo dizem,
do periférico ao miolo,
do acessório à essência

Será, isso, Ócio:
ensaio de movimento lento,
os sentidos
em aproximação ao eu (?)

Encantado fiquei eu. Daqui, a meio do caminho, desejo-lhe saúde, alegria e bons dias de "reconciliação do eu".
Beijo amigo.

teresa p. disse...

Belíssimo e profundo poema que convida a uma reflexão interior sobre a natureza humana, feita de conquistas, desastres e fragilidades. A imagem é maravilhosa e eu adorei.
Beijo.

Majo Dutra disse...

Para todos e para Antígona que teve uma vida conturbada e pesada, os momentos de relax
são imprescindíveis e vitais...
Poetizado com excelência.
Bom Agosto e excelentes férias.
~~~~~~~

Andrea Giovanna disse...

olá querida Graça, as pausas são tão necessárias em nossas vidas, desde as pequenas no dia a dia. Portanto te desejo uma ótima pausa, bjo no coração

Jornalista Douglas Melo disse...

Minha querida amiga Graça,
Quando até o verbo geme, a pena se transformará em lábios e beijos e a cama se torna uma página em branco a escrever novos versos.
Um beijo e boas férias!!!

baili disse...

Divine expression of moments when we stop running after mirage of outsite temptation and step in instead .
The exceptional experience of a soul
Journey to stilness and listening to the whisper of inner silence
Beautiful feeling !!!!

baili disse...

Hugs and best wishes

Mário Margaride disse...

Olá, amiga Graça

Passando por aqui, para deixar os meus votos de um feliz fim de semana, e merecido descanso, com tudo de bom.
Beijinhos, com carinho e amizade.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltastuaspalavras.blogspot.com

Tais Luso de Carvalho disse...

Belíssimo poema, querida Graça!
Que bom fazer uma pausa, amiga, em Portugal é verão, descanse,
divirta-se, e volte dia 26, te aguardarei com muito carinho!
Beijinho, muita paz e alegria!
Um bom fim de semana!
🌹🙏🌹🙏

lanochedemedianoche disse...

Muy bonito poema, a disfrutar estos días con mucha alegría.
Abrazo

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Boa tarde Graça

Aqui nos deixa mais um trabalho belissimo com o seu cunho pessoal que muito gostei de ler.
Que as férias sejam com saúde e em harmonia.
Bom fim de semana.
Um beijo
:)

A Nossa Travessa disse...


Querida Gracinhamiga

Que magnifico poema!
Boas férias e bom descanso.
Beijos🧡🧡🧡🧡 & queijos
Henrique

Isa Sá disse...

A passar por cá para desejar uma ótima semana!
Isabel Sá
Brilhos da Moda

Jaime Portela disse...

Gostei de reler este excelente poema.
Continuação de boas férias minha amiga Graça.
Um beijo.

Klaudia Zuberska disse...

Another great piece of work that stays in your head. You have a talent for writing!

Manuela Barroso disse...

Antígona passou ela também pelos artifícios e artefactos da vida . Como tudo há uma pausa . A semente descansa germinando … O pensamento pacífica - se congeminando outra sementeira .
É tempo do trigo amadurecer , deitar na seara ao pôr do sol e a absorver o cheiro a terra que nos revigora .
É tempo , minha “Antigona” querida de te perderes nos barcos que velejam à tua porta !
Aquele Abraço, Graça !❤️

Mor Düşler Kitaplığı disse...

Have a nice holiday, I hope you have a good time. :)

Gracita disse...

Por vezes precisamos dessa lentidão do ócio para revitalizar as energias e retemperar o nosso eu preparando-o para uma nova florada em poesia
Bom descanso Graça
Beijinhos

Teresa Almeida disse...

Uma imagem de mil poemas e um poema de mil imagens.
Gratidão, minha querida amiga Graça.
Beijos.

Carlos augusto pereyra martinez disse...

Los sentidos en un tiempo nos ganan a pesar de sus morosidad, haciendo felices. Un abrazo. Carlos

Luís Palma Gomes disse...

O poema certo para preparar as férias. Esse ritual lânguido, mas necessário para marcar o ritmo do tempo. Boas férias e beijinhos

She disse...

Oi, querida. Passando para ler suas belezuras e conferir as novidades.
Que sua pausa seja renovadora e você volte com tudo.
Bom descanso e beijinhos.

PROFESSORA LOURDES DUARTE disse...

Olá querida Graça! Parabéns pela imagem e linda poesia! Boas férias!

A.S. disse...

Quando fazemos uma viagem dentro de nós próprios,
sentimos que a verdade de tudo se encontra nesses universos interiores
e não na tenebrosa realidade quotidiana.
Muito belo o seu poema amiga Graça! Desejo-lhe umas boas férias.

Um beijo.

Maria Rodrigues disse...

A passagem do tempo fragiliza o corpo e alma.
Sublime poema!
Beijinhos e boas férias.

brisa48@bol.com.br disse...

Boa Noite amiga me encontro https://www.facebook.com/brisa.petala

Alécio Souza disse...

Querida Graça,
As nossas convicções mudam com a maturidade, o tempo nos faz mudar conceitos e seguir novas rotas. Bom descanso amiga!
Um beijo!