29.6.20

Lugar de junho

Minhas Amigas e meus Amigos, faz hoje 30 anos que foi editado o meu primeiro livro 
"Poemas", ao qual pertence este "Lugar de Junho".

António Cruz

 

É melhor não dormirmos
sob o árido labirinto da tristeza.
À nossa frente existe um pórtico
purificado por uma névoa de sons.
Vamos transgredir o limiar do absurdo,
porque encontrámos um abrigo musical,
onde ninguém pode separar das nossas bocas
o percurso das águas outonais.
É verde o germe do sol nos nossos olhos
e, sem querer, a sombra de um pretexto
emerge do assombro de nós próprios
como um regresso plural da inocência.
Estamos num lugar de Junho
e qualquer sinal de ausência
pode ser apenas um veleiro
que partiu dos nossos dedos.


Graça Pires
De Poemas, 1990, p. 53

Se quiserem ouvir o poema podem fazê-lo aqui:

https://youtu.be/50PkaANZstw
                                                


74 comentários:

Rita Freitas disse...

Poesia e emoção andam de mãos dadas. E sempre que aqui venho é isso que sinto.
Beijinhos e obrigada

Lídia Borges disse...


Partir como navegar é preciso. Desinteressante, a chegada.

Uma flor e um abraço apertadinho de felicitações. E que a Poesia nunca te falte, nunca nos falte.

Lídia

Luis Eme disse...

Bela memória, bem ilustrada por uma não menos bonita imagem.

abraço Graça

brancas nuvens negras disse...

É muito bonito este poema. Também gosto da aguarela o autor foi um grande aguarelista. Obrigado.

LuísM Castanheira disse...

Ola', minha Amiga Graça

Começar assim o dia e' um privilegio.
Parabéns por estes 30 anos de Poesia
excelente. Escolheste um belo poema
e ja' o ouvi na tua voz, acompanhada
ao piano pelo teu filho, Pedro e gostei
muito.
Um Bom Dia,e um beijo

chica disse...

Lindíssima poesia ,mais uma assim,Graça! Tua inspiração cresce sempre! Linda tela também! beijos, ótima semana,chica

teresa dias disse...

Querida Graça, parabéns pelos 30 anos de belíssimos poemas.
Venham mais trinta, com muita saúde e inspiração.
A aguarela de António Cruz é fabulosa. E que bem ela fica junto dos teus versos.
Beijo, boa semana.

" R y k @ r d o " disse...

Boa tarde:- Poema lindissimo. Puro fascínio de leitura.
.
Bom início de semana
Cumprimentos

A.S. disse...

Para não adormecermos em labiríntica tristeza,
vamos transgredir o limiar do absurdo, achar o nosso próprio assombro, viver na esperança que tudo se redima num qualquer lugar de Junho onde o poema incandesça!

Um beijo e uma boa semana!

Humberto Maranduva disse...

Pois por cá continuamos sem conseguirmos ultrapassar o limiar dos nossos mais bárbaros condicionalismos. Se ao menos entoássemos a melodia que harmoniza os sentidos em comunhão...
Um abraço

São disse...

Parabéns!

Que nos brindes sempre com atua bela poesia!

Alegre S. Pedro e uma semana com saúde e bem estar !

GraNDe abraço :)

Agostinho disse...

A gente descalça-se e vai na corrente
nestas águas imortais de poesia
Trinta anos é manancial de confiança
Não secam olhos e ouvidos do coração

Beijo de parabéns, Poeta.

José Carlos Sant Anna disse...

Parabéns pelos 30 anos de poesia publicada, pois sabemos que você a trouxe desde o berço.
Além de um belo poema, a ilustração é também um trabalho primoroso.
Um beijo, minha amiga Graça!

Manuel FL disse...


Parabéns, Graça, pelos trinta anos de poesia.

Este poema é um bom exemplo da qualidade do teu primeiro livro.

Bjs.

Maria Emilia B. Teixeira disse...

Que lindo!
Uma linda e abençoada semana.⛵😘

Joaquim Ramos disse...

Permita-me em primeiro lugar endereçar-lhe os parabéns.
Quanto ao poema, fiquei, no entanto com uma dúvida. Será música celestial ou o simples som das águas? Ou um e outro? Como foi apadrinhado por São Pedro, a incerteza subsiste!
Tenha uma boa tarde.

Marta Vinhais disse...

Navegar no tempo... e meditar nas memórias...
Lindo...
Parabéns pelos 30 anos de poesia...
Obrigada pela visita
Beijos e abraços
Marta

Luísa Fernandes disse...

Olá amiga Graça!
Parabéns por esses trinta anos de poesia. Feliz Aniversário,
pelo seu primeiro livro. Seja feliz e óptima continuação.
Beijinhos e bom início de semana, com saúde.
Luisa

regina disse...

Parabéns pelos trinta anos de boa poesia

JUAN FUENTES disse...

Los poemas son sentimientos y la cultura sabe enlazarlos

alberto bertow marabello disse...

30 anni di poesia... Complimenti davvero, Amica, complimenti e grazie
Buona settimana

manuela baptista disse...

junho ainda, como se o tempo fosse um contínuo lugar que por vezes nos ensombra

e tantas outras nos assombra

tão bonito, Graça!

um beijo

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Graça,
Delícia de versos.
Obrigada por compartilhar.
Adoro ler aqui.
Bjins
CatiahoAlc.

carlos perrotti disse...

Parabéns pelos seus 30 anos de publicação do seu primeiro livro e felicidade por ter aquela voz sinônimo de poesia, Graça, amiga. Dizem que a passagem do tempo testa o trabalho e seus versos permanecem em beleza e lirismo inalterável.

Grande abraço. Cuide-se Poeta !!

NASSAH disse...

Wooow tão bonito.. Bom início de semana com saúde.. Beijo

A Paixão da Isa disse...

parabens lindo este poema que venham muitos mais pois é tao bom ler bjs

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de comemoração, querida amiga Graça!
Meus parabéns festivos por tão linda data, amiga!
Em junho todo acontece de bom...
Tenha muita inspiração por outros trinta...
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

Ailime disse...

Boa noite minha Amiga e Enorme Poeta,
Que momento tão belo para comemorar os trinta anos da edição do seu primeiro livro.
Os meus Parabéns pela obra poética que vem desenvolvendo ao longo destes anos.
Um prazer enorme ouvir a sua voz, suave, lendo o poema, acompanhada magnificamente ao piano.
Desejo-lhe uma boa semana com muita saúde.
Ailime

Cidália Ferreira disse...

Parabéns pelos 30 anos! Amei ouvir o poema! Obrigada e muito sucesso!🌹🌹🌹
**
Quero de volta o meu silêncio...

Beijo e uma excelente Semana...

Mar Arável disse...

A tua poesia vem de longe
e está sempre perto

Bj

Anete disse...

Um poema lindo e denso! Puxa, já faz bastante tempo que você escreve, Graça! Parabéns, a alma livre se expressa...
Meu abraço...

Andrea Giovanna disse...

que lindo poema e parabéns pelos 30 anos. Que bacana, bjinhos

bea disse...

Bom, a principal coisa a dizer é que a sua qualidade poética foi a mesma desde o início; que merece divulgação; e é uma indelicadeza não a felicitar, Parabéns. A aguarela está linda e faz cama ao poema

Juvenal Nunes disse...

A Graça é, também, uma poetisa de parabéns pela efeméride evocada.
Continuação do melhor sucesso.
Saudações poéticas.
Juvenal Nunes

Isa Sá disse...

Parabéns! Mais um bonito poema.

Isabel Sá  
Brilhos da Moda

Lucinalva disse...

Bom dia, Graça
Parabéns pelos 30 anos, sucesso hoje e sempre. Bjs querida.

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Amiga Graça
Meus sinceros parabéns pelos 30 anos do seu livro.
E parabéns por nos brindar com tantos trabalhos cheios de verdadeira poesia como é este poema.
Boa semana.
Beiji nhos
:)
PS: Não consegui abrir o link para ouvir, vou tentar mais tarde.
:)

silvioafonso disse...

Pois foi o que de mais lindo
eu li, minha querida Poeta.
Um beijo pelo presente e bom
dia e sorte a todos.

teresa p. disse...

Parabéns Graça pelos 30 anos da publicação do teu primeiro livro, de onde faz parte este belíssimo poema "Lugar de Junho". É um longo caminho já percorrido com a poesia, sempre a crescer em qualidade e sentimento. Obrigada.
Beijo.

Odete Ferreira disse...

Abri o meu blog por acaso, mas há horas que parecem não ser por acaso...
Trinta anos é muito tempo, mas não parece, na tua poesia; as marcas identitárias já vêm de longe!
Parabéns, querida Graça!!!
Bjinho

A.S. disse...

Graça, esqueci de expressar as minhas mais sinceras felicitações pelos 30 anos de publicação. Não queria deixar passar esta data tão significativa, sem lhe expressar a minha admiração e apreço pelo talento do seu trabalho literário!
BEM HAJA...!!

Um abraço!

Vanessa Casais disse...

Que lindo Graça. E tão actual.

Boa semana,
Vanessa Casais
https://primeirolimao.blogspot.com/

Majo Dutra disse...

Ainda tentando driblar e vencer a tristeza,
procurando evasões tranquilas...
Vivendo de esperança e resiliência...

Que venham mais 30 de boa e expressiva poesia!
Dias de Julho serenos e agradáveis.
Beijinhos, Poeta amiga.
~~~~~

Sinval Santos da Silveira disse...

Mestra, Graça pIRes !
Leio teus poemas, sem respirar...
Não quero, nem posso, correr o risco
de expulsa-los de minh'alma !
Coloco-os, todos, na "sala de visitas",
para dividi-los com os amigos.
Parabéns, uma ótima semana e um carinhoso
abraço, aqui do Brasil !
Sinval.


Fernandinha disse...

Muitos parabéns pelo lançamento do livro ter feito tantos e tantos anos,é praticamente a minha idade,tenho 34anos!! Muitos parabéns,tudo de bom para ti,bom mês de Julho e muita paz e imensa saúde para ti!!

solfirmino disse...

Que bonito, Graça! Bodas de pérolas! Se não dissesse que era de 1990, diria que o poema foi escrito ontem.
E a paisagem, como sempre: o mar, os barcos, as águas outonais, a inocência...
Parabéns, amiga!
Um beijo e ótima semana

baili disse...

precious Grace

what a beautiful beautiful poet you are
your words bear magic of the labor that your soul go through
i feel so fortunate to be able to read your mind and heart my friend!!!!!!!!!!!!!!!!

this is a powerful choice from old poetry ,i loved it !!!

heartfelt congratulations for the achievements as poet :)

hugs!

Kinga K. disse...

What a nice post❤

Fernandinha disse...

Venho agradecer-te o comentário que me fizeste no meu poema número dois,fico contente que tenhas gostado do poema e da sua narração!! Quanto aos comentários,sim,eu também já aprendi isso,eu,como estou no início do meu blogue,ainda comentei em poucos blogues,contudo,já comentei em alguns que ainda não me retribuíram as visitas que é coisa que eu começo a entender porque todo o tempo é pouco para fazermos as coisas que queremos!! Muitos beijinhos e,mais uma vez,muito obrigada pelo comentário!! Sim,espero que voltes ao meu blogue mais vezes,tal e igual como eu virei também ao teu sempre que puder,tudo de bom para ti!!

Teresa Almeida disse...

Querida Graça,

há trinta anos já transgredias os limiares do absurdo. Já eras veleiro a abrir caminhos fascinantes.

Felicito-te e congratulo-me por ter a oportunidade de viajar contigo.

Forte abraço, querida amiga.

Maria Rodrigues disse...

E esse veleiro carregado de poesia, já vem de longe para encantar todos os lugares onde aporta.
Muitos parabéns pelos 30 anos do seu livro e muito obrigado, pelos maravilhosos poemas que nos oferece.
Beijinhos

manuela barroso disse...

Dar - te o meu abraço de Parabéns é a primeira atitude .
Dizer - te que já nasceste poeta porque o estilo e a efervescência do poema permanece intacto é o que me apraz dizer-te.
Mas apetecia- me dizer também que , se bem que neste espaço de tempo , muito se muda e modela , as tuas raízes são tão profundamente
belas, que para ti, contigo , a Vida já te nasceu Poema !
Este , é uma afronta à beleza !
Parabéns Graça, querida amiga !🌷

Jaime Portela disse...

Há trinta anos...? Então já fazia poemas na escola primária...?
Sem brincadeiras, parabéns pela poesia que faz. Há trinta anos já era muito boa.
Continuação de boa semana, querida amiga Graça.
Beijo.

AF disse...

Muitos parabéns, querida Poeta Graça Pires por este belo percurso literário de 30 anos! Tanta vida, tanta emoção, tanta coragem, tanto futuro! Obrigada. Um beijinho grande.

AC disse...

A inquietação do rumo das coisas, sempre, numa linguagem depurada e extremamente bela.
Parabéns por um percurso tão rico e consistente, Graça!

Um beijinho :)

NASSAH disse...

Very nice post.. I loved it

neyborba disse...

Abençoados sejam teus pensamentos, e as luzes das tuas estrelas que te a energia para envolver o mundo nas cores da tua intuitiva poesia.
Ótimo fim de semana.

Anónimo disse...

Que lindo, parabéns

Pedro Luso de Carvalho disse...

Olá, Graça!

Minha homenagem Graça, pelo aniversário do seu primeiro livro, editado há 30 anos. Sem dúvida, uma data inesquecível. Meus parabéns, minha amiga!
Quanto ao poema desta postagem é de grande beleza. Belíssimo poema.

Uma boa sexta-feira e um ótimo final de semana, com saúde, Graça.

Um beijo.

Pedro

Tais Luso de Carvalho disse...

Graça, querida amiga, são 1:50 da madrugada e estou aqui para deixar meu carinho, meu abraço pelos 30 anos de seu primeiro livro e dizer que sempre leio seus maravilhosos poemas com muita satisfação e alegria!
Tens e terás em mim uma fã, sempre!
Grande beijo, amiga, sucesso sempre pra você!!

Margarida Pires disse...

Olá querida Graça.
Você escreve com alma.
Que seus pensamentos sejam sempre iluminados.
E que sua escrita seja sempre sinonimo de felicidade!
Um grande beijinho sorridente.🌼😀🌼
Megy Maia🌈

Maria disse...

Olá ! belo post. Quando você puder me visite.
https://epossivelsonhar46.blogspot.com/

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Bonito ver o passar do tempo,
a construção de um estilo poético
que se mantém,
independente dos anos...

Parabéns pela vida poética...

Olinda Melo disse...


Querida Graça

Acompanho-a nessa viagem há bem pouco tempo, mas o suficiente para lhe dizer o quanto aprecio
a sua Poesia, como já tenho referido em outros momentos. O Poema com que ilustra esta efeméride
é prova disso.

Os meus Parabéns pela publicação do seu primeiro livro de Poemas, que faz agora 30 anos.

Congratulo-me consigo, minha amiga.

Beijinhos

Olinda

Manuel Veiga disse...

a tua amizade e a tua Poesia constituem para mim
um percurso exemplar de cumplicidade literária

de que te sou grato. muito.

parabéns, distinta Poetisa e
minha querida Amiga, GRAÇA PTRES.

Fá menor disse...

Belíssimo! Há 30 anos a poetar com mestria. Inconfundível a tua voz poética que aprecio tanto!
Muitos parabéns!

Bom domingo e boa semana, amiga Graça Pires!

Beijinhos.

saudade disse...

Parabéns. Uma excelente recordação.
Boa semana

Mirtes Stolze. disse...

Boa noite querida Graça
Meus parabéns pelo seu 30 anos do seu livro. Poema belíssimo. Um feliz mês de Julho.. Carinhoso abraço.

Ana Freire disse...

Um poema que nos remete para uma atmosfera poética, de uma imensa beleza, e profundidade...
Muito belo hoje, Graça... como há 30 anos atrás... e como o será, daqui a 30 anos...
A boa poesia... resiste a qualquer tempo...
Muito parabéns, Graça! E que nos brinde com o seu talento poético, por muitos mais anos!
Um beijinho grande! Votos de uma excelente semana, e de um óptimo mês de Julho!
Ana

Os olhares da Gracinha! disse...

Mais uma vez parabéns pela obra!!! 👏👏👏👏👏

Toninho disse...

Trinta vezes parabéns amiga pelo Livro e poema que bem ilustra o que temos por lá.
Claro que fui conferir a declamação por lá.
Partilhe sempre uma perola dele amiga.
Bom ter tudo de você com esta poética que encanta.
Beijo amiga.

Carlos Augusto Pereyra Martínez disse...

Encanto de poema, en tu ópera prima poética. La perfecta saudade en el mes de junio, así tenga las velas rotas. Un abrazo. Carlos

Lília Tavares disse...

Amiga Graça,

Deixo-te um beijinho por cada ano que passou desde POEMAS.

Tua,

Lília

❤️

Parapeito disse...

Adorei, adorei, e mais ainda adorei escutar a sua voz doce, neste Lugar de Junho.
Abençoados 30 anos.
Muitos Parabéns doce Graça e brisas doces
Grata pela sua passagem no Parapeito ****