25.2.19

Elvira

Amedeo Modigliani


Nesta manhã em que as premonições
pulsam a bússola dos sentidos
vou usando aquele modo inútil
de morder as palavras até ao amargor.

Não amassei o pão. Não lavei a roupa.
Tenho os pés inchados e a cor do asfalto
trespassada no olhar.
O corpo agitado acima da desordem
tornou-me fugitiva, clandestina,
a versão disfarçada do meu nome.

Exercito argumentos na ferrugem
da descrença e deixo que o desvario
de pretéritas dores refaça os sonhos
que em nenhuma fala se pronunciam.

Finco o cotovelo sobre a mesa
e resvala-me o pensamento
para um tempo anterior à solidão.

Já não me inquietam os pequenos
detalhes com que se pode enlouquecer.

Graça Pires
De Fui quase todas as mulheres de Modigliani, 2017, p. 11

64 comentários:

Larissa Santos disse...

Bom dia. Parabéns pelo bonito poema:))

Hoje:- Mundo de espinhos e rosas.

Bjos
Votos de uma óptima Segunda - Feira.

chica disse...

Tu escreves maravilhosamente,Graça!Um prazer te ler! beijos, tudo de bom,linda semana,chica

Anete disse...


Densamente falas de coisas lindas da alma... A vida com as suas perplexidades e desafios!
O meu abraço nesta segunda-feira...

pensandoemfamilia disse...

A imagem inspira um tecer das sombras da alma. Muito bonito e profundo poetar. Boa semana

Marta Vinhais disse...

O que há antes da solidão se instalar e dominar tudo...
O que deixa de fazer sentido...
Lindo...
Obrigada pela visita
Beijos e abraços
Marta

Roselia Bezerra disse...

Bom dia de serenidade, querida amiga Graça!
O final me prendeu totalmente a atenção... me deixou contemplada...
Muito obrigada por ter sido instrumento divino para mim neste momento, minha amiga.
Deus a abençoe muito!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
😘🙏💙

PAULO TAMBURRO. disse...


GRAÇA PIRES,

"ferrugem da descrença" já seria definitivo e só isso me bastava para entender a essência desta sua
poesia fenomenal, mas você não poupou palavras e continuou a nos brindar com todo o seu vigor poético.
Obrigado!"
Um abração carioca.

carlos perrotti disse...

Seu melhor poema, Graça. pura inspiração, guardo na memória do coração para apreciá-lo, recomendá-lo, mas também para aprender a fazer poesía.

Abraço grande poeta, grato mais uma vez.

Cidália Ferreira disse...

Um encanto de poema!! Amei!:)

Ainda sinto teus lábios beijando minhas mãos. {Poetizando e Encantando}
Beijo e uma excelente semana.

Luísa Fernandes disse...

Olá Graça!
Um belíssimo poema, muitíssimo bem inspirado e de encher a alma.
Gostei muito.
Beijinho.
Luisa

lanochedemedianoche disse...

Intensa inspiración en momentos más intensos aún.
Abrazo

José Carlos Sant Anna disse...

Muito caminho percorreu a(o) poeta para alcançar a grandeza deste poema. Este é um poema que amadureceu no mais íntimo de si, basta que vejamos a primeira e última estrofe e percebamos a circularidade do poema. Diz-nos na primeira estrofe: "Nesta manhã em que as premonições/ pulsam a bússola dos sentidos /vou usando aquele modo inútil/ de morder as palavras até ao amargor". Parece-nos em voz alta o eu poético caindo na realidade dessa dura realidade que experimenta: "Já não me inquietam os pequenos /detalhes com que se pode enlouquecer", em que a força criadora revela o poeta abismado com as "suas dores".
Belíssimo poema, Graça!
Uma boa semana para ti,
Beijo,

A Paixão da Isa disse...

Amiga tanto a foto com o poema sao mt bonito uma escritura linda Parabens amiga bjs

tulipa disse...


Olá Graça!
Um belíssimo poema, parabéns!

Nesta manhã de Fevereiro
acordei tarde
deixei-me enrolar nos lençóis
mas, o mundo chama por mim
Há dias que nem me apetece levantar
Obrigo-me a isso...
o meu pensamento divaga
junta-se à solidão.

Olá, tudo bem consigo?
Amiga, quero agradecer a sua visita!
Janeiro não foi grande coisa para mim
Fevereiro passou a correr, mas...com outra ida à urgência...
enfim
Não tarda nada e estamos em Março.

Amanhã o neto vai ouvir o veredicto da médica que o operou.
Não tenho tido muito tempo para vir visitar os blogues dos amigos

Posso adiantar que neste momento, tenho três artigos novos
fui fazendo conforme tinha uma aberta
se quiser visitar
aqui tem os links:
http://meusmomentosimples.blogspot.com/
COISAS SIMPLES DA VIDA

http://tempolivremundo.blogspot.com/
ADEUS...BULGÁRIA

http://momentos-perfeitos.blogspot.com/
mais um MOMENTO PERFEITO

Parece que a primavera, começa a espreitar...

Viajar e ir de máquina fotográfica em punho, é o meu forte!
é como me sinto feliz, acredite.
Nesta última viagem só queria fotografar pessoas e os seus trajes
mas tinha que andar sempre a pedir autorização...

Vou até outro blogue
OBRIGADA pelas suas palavras
Boa semana,
bjs da Tulipa

José Ramón disse...

Un placer pasar por tu blog, gracias por su visita Saludos

Marli Terezinha Andrucho Boldori disse...

Boa tarde, querida Graça, quanto sentimentos, quanta metáfora escolhida
para construir este belo poema,quantas leituras é possível fazer.
"Não amassei o pão. Não lavei a roupa.
Tenho os pés inchados e a cor do asfalto
trespassada no olhar."
Todo o sofrimento simbolizado nas tarefas de casa, ao fitar o horizonte, o olhar cansado de fitar o asfalto. Tudo fica por fazer para que se possa ter um tempo para o olhar distante. Gostei muito. Beijos!

JUAN FUENTES disse...

Los poemas son las sales de la literatura

anamar disse...

Belo poema, Graça. Verdadeira ortografia do olhar e do sentir.

Gostaria de ser tua amiga no FB. Penso que andas por lá.

Beijo grande,

Ana

Toninho disse...

Ler você é sempre uma viagem pelas suas palavras encantadas.
Não tem como não se inspirar e desejar ler todos seus poemas.
Uma escolha perfeita amiga desta bela coleção.
Uma semana maravilhosa para você.
Beijo amiga.

Ives disse...

Eis o estro de Modigliani: interpretar o que todos passam, e que se transformou numa linda poesia! beijos

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Um belo poema de que gostei bastante minha amiga e aproveito para desejar uma boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Lucinalva disse...

Bom dia, Graça
Poema bastante reflexivo. Bjs querida.

ManuelFL disse...

Apetece amar esta mulher, o corpo agitado acima da desordem.
Apetece abraçar esta mulher e com ela refazer os sonhos que em nenhuma fala se pronunciam.
Tão frágil e tão vulnerável.

Um poema carregado de emoção, que nos agita e interpela.

Bell disse...

oi Gra


Já não me inquietam os pequenos
detalhes com que se pode enlouquecer.

Isso mexeu no meu intimo rs...


bjokas =)

Mar Arável disse...

...entretanto nos pequenos detalhes um mundo inteiro
Bj sempre

Zilani Célia disse...

OI GRAÇA!
QUE COISA LINDA AMIGA!
A SOLIDÃO É NOCIVA, CAPAZ DE SOZINHA, DESTRUIR UMA ALMA.
ABRÇS
https://zilanicelia.blogspot.com/

Cadinho RoCo disse...

Sucessão de sugestivas imagens espetaculares, fortes, vibrantes.
Cadinho RoCo

teresa dias disse...

Uau!!!
Minha querida Graça, este teu poema é belíssimo!
Os versos feitos de palavras/imagens cuidadosamente escolhidas e entrelaçadas em metáforas brilhantes deixaram-me emocionada, agradecida e feliz.
"Nesta manhã em que as premonições
pulsam a bússola dos sentidos
vou usando aquele modo inútil
de morder as palavras até ao amargor."
Que bem escreve a minha amiga poeta!
Beijo enorme.

Sinval Santos da Silveira disse...

Querida Mestra, Graça Pires !
Então, eu diria, se presente estivesse:
"Acabou de nascer uma poetisa que eu
desconhecia... ".
Adorei o texto, querida. PARABÉNS !
Um carinhoso abraço, aqui do Brasil e
uma feliz semana.
Sinval.

Majo Dutra disse...

É um trabalho de Molidigliani muito diferente.
Não tem altura desmesurada do pescoço...
O que quererá dizer? Menos altivez?
Tem as faces coradas que contrastam com a languidez...
Gostei da sua inspiração, em forma de monólogo.
Terno abraço, querida Amiga,
~~~

Ani Braga disse...

Passando para desejar uma quarta-feira maravilhosa e dizer que adorei a postagem de hoje...

Beijos
Ani

https://cristalssp.blogspot.com/

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Bom dia de 4a feira Graça.
Seu poema é de uma profundidade
que lendo nessa manhã fui levada
as lagrimas.
Senti-me lindamente fragil.
Belissimo texto.
Bjins
CatiahoAlc.

_ Gil António _ disse...

Simplesmente maravilhoso poema
.
Deixando cumprimentos
.
** Sonho em puras lágrimas de amor **

Agostinho disse...

Ainda
Poema mulher
na procura de refúgio
Loucura sofrimento
Sem pensamento?
Por todos sabido
a relembrar o já lido
E eu dum tempo passado
cinzento como lido?

Grato pelo comentário e citação tão apreciáveis.
Beijo, cara Amiga Graça Pires.

Olinda Melo disse...

Olá, Graça

Um poema que só pede silêncio para ser lido e interiorizado. Contém tudo o que de importante inunda um coração de Mulher na sua dor e desesperança. Dificilmente se encontrará uma construção tão bela e que diz tanto da sensibilidade humana.

Rendida.

Bjs

Olinda

Quase Cinderela disse...

Que poema maravilhoso, Graça.
Fiquei rendida
Obrigada por partilhares.
Um grande beijinho

A Casa Madeira disse...

Está certo ela, pequenos detalhes são bons
quando estamos afinados com eles.
Mais uma imagem linda tudo a ver com o poema.
Boa entrada de mês de março.
PAZ E BEM
janicce.

Luis Eme disse...

"Amo" as tuas mulheres...

abraço Graça

Ulisses de Carvalho disse...

Parece uma prosa poética escrita em uma página de diário, com a diferença de que seria compartilhada, uma prosa profunda contigo mesma em um instante de alumbramento, mas almejando, no fim, os pés no chão, um tronco sustentado pela realidade. Um beijo.

Jaime Portela disse...

Um casamento perfeito entre a imagem e as palavras. Estas, muito menos toscas (excelentes, até) que a imagem do famoso pintor.
Gostei imenso, como sempre. Um poema bem trabalhado.
Graça, continuação de boa semana.
Beijo.

Ailime disse...

Boa tarde Graça,
Um poema muito belo em que o sofrimento da Mulher e a resignação são aqui exaltados de forma sublime e muito profunda.
Assim tem sido a caminhada de tantas e tantas mulheres que continuam a sofrer na pele as agruras da vida.
Um beijinho, minha Amiga e enorme Poeta.
Aproveito para lhe desejar um excelente fim de semana.
Ailie

Ana Freire disse...

Desânimo e exaustão... estados limite, a que por vezes as circunstâncias da vida, nos sujeitam... e em que parece roçarmos os limites da loucura... muito bem transpostos em palavras!...
Como sempre um excepcional momento poético, em talento, qualidade e sensibilidade!...
Beijinho, Graça! Continuação de uma excelente semana!
Ana

LuísM Castanheira disse...

como se o tempo fosse construído
em passos perdidos. fugidios. a
espreitar uma qualquer loucura.
por fora o inferno e por dentro
"um tempo anterior à solidão".
abandono dum "eu" inquieto
ainda lucido, ainda sem palavras
a ecoar. a perdição.

gostei tanto, minha amiga...

um beijo Graça.

Teresa Almeida disse...

Um poema que me fez respirar fundo, querida Graça. Apetece dizer: a poesia existe. Que plenitude!

Beijo, minha amiga.

Jovem Jornalista disse...

Belas palavras.

Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram

Voltamos do hiatus com bons conteúdos.

Até mais, Emerson Garcia

María disse...

Me ha encantado, un placer leerte, preciosa.

Besos.

Ana Tapadas disse...

O poema é muito belo, mas permite-me hoje destacar a tua enorme sensibilidade.
Beijinho

Daniel Costa disse...

Graça Pires o poema pode até pressupor premonições, ate clarividência, por vezes pode até depender da disposição do poeta, no caso da poetisa.
Beijos

Tais Luso de Carvalho disse...

Pura emoção, do começo ao fim, querida Graça, são as dores de todos nós que cantas aqui tão bem!
Um ótimo fim de semana!
bjos, amiga!

Manuel Veiga disse...

Uma Elvira anterior a todos os perdões!
quem, em si, contém todas as renúncias. e todas as dores.

e o grito mudo de todas as emancipações.

dói-(me).

beijo, Poeta Graça Pires, minha amiga

teresa p. disse...

Elvira, uma mulher comum, que trabalha, tem sonhos, desejos, dramas e desencantos.
Os pensamentos levam-na, por vezes, "para um tempo anterior à solidão."
Muito belo, humano e comovente este poema. Maravilhoso!!!
Beijo.

Portugalredecouvertes disse...


Ola Graça,
muita emoção na associação de todas essas palavras
um alerta para as dificuldades da vida ? os infortúnios do destino ?
um apelo à resistência do ser
abraço
bom fim de semana de carnaval
Angela
https://poesiesenportugais.blogspot.com/

Otília Martel disse...

"...
Exercito argumentos na ferrugem
da descrença e deixo que o desvario
de pretéritas dores refaça os sonhos
que em nenhuma fala se pronunciam.
..."

... e todas as mulheres são citadas no sentimento mudo e na dor que as cobre mas quantas vezes não as liberta!

Um poema que é um Hino!


Um grande abraço querida Poeta.

E tudo de BOM.

Alfredo Rangel disse...

Graça

"Finco o cotovelo sobre a mesa
e resvala-me o pensamento
para um tempo anterior à solidão"

O coração, a alma da tua poesia.
Belíssima...

beijo

Luis disse...

Enlouquecer nestas pequenas doses diárias é o nosso sustento

Maria Rodrigues disse...

Com o passar do tempo começamos a dar valor ao que é realmente importante.
Um poema sublime!!!
Bom fim de semana
Beijinhos
Maria
Divagar Sobre Tudo um Pouco

Minhas Pinturas disse...

Lembranças de dores e solidão que o destino traz, e voltam doendo mais ainda.
Poema maravilhoso! Amei.
Beijinhos, Léah

Fá menor disse...

Admiro muito a sua poesia, a sua capacidade de descrever almas e as suas dores. Poema muito bom.

Boa semana, amiga!
Beijinhos.

Humberto Maranduva disse...

Nesta ensimesmada introspecção, Elvira tenta elaborar toda a sua amargura, através de poderosas imagens poéticas, imaginadas na ausência das palavras que tritura com mágoa. Elvira já não é quem é, nem se reconhece na agitação do nome(A PALAVRA)distorcido, mas espreita de novo os sonhos signicamente apagados. A esperança não morreu, ao que parece; contudo, a fixação no passado pode querer dizer que as nuvens cinzentas da solidão estão a determinar o abandono de si e a indiferença face ao aconchego da loucura.
Gostei muito desta poesia, Graça.
Um abraço

baili disse...

I absolutely LOVED this Grace !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

it's not about just Elvira ,it is painting of all gloomy lonely souls who contemplate in their solitude on their invisible presence and try to recall glory taken away by time and wrinkles

life has written story of tiredness upon their dull weak bodies and only way to recollect themselves is intuition

wonderfully done!

mz disse...

Sempre tão expressiva e tão adulta nos seus poemas, Graça.
Um sentir profundo, em que as palavras quase tocam a realidade.

Os corpos são frágeis na dor, contudo a mente controla todas as escolhas.
Este poema tem uma força tamanha!

Um Abraço.




manuela baptista disse...

resvala para a perfeita solidão

um beijo, Graça

Victor Barão disse...

Um poema que a meu ver e sentir, depois de tudo, remete para a subjectividade do ser e do pensar, após objectivas vivências:

_ "Finco o cotovelo sobre a mesa
e resvala-me o pensamento
para um tempo anterior à solidão.

Já não me inquietam os pequenos
detalhes com que se pode enlouquecer."

À minha humilde e em grande medida analfa-poética maneira gostei muito.
Parabéns e obrigado
Beijo
VB

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

quando já não há mais lugar para coisa nenhuma
e fica a dor
e a memória do antes

forte e muito bom, como sempre

beijinhos

:)