14.4.25

Nas páginas do tempo

 

Mikeila Borgia 


 

                                                                              Para a Virgínia do Carmo

 

Identificas o sabor dos dias

delineado em ocultos anseios.

 

Tomas para ti o jogo da clareza

quando o brilho a prumo força as palavras

a procurar a íntima realidade dos sonhos.

 

Trazes contigo o regozijo da voz

para confirmar as palavras dos poetas

nas páginas do tempo.

 

E sorris. Recolhidamente.

Com o límpido fôlego da juventude

agarrado à origem de uma paixão antiga.


Graça Pires

De O improviso de viver, 2023, p. 33


47 comentários:

Jaime Portela disse...

Do que conheço da Virgínia, que é uma pessoa maravilhosa, este poema assenta-lhe que nem uma luva... mas vai corar quando vir aqui o poema...
Boa semana e boa Páscoa.
Um beijo.

Marta Vinhais disse...

E o dia brilha...
Boa Páscoa...
Beijos e abraços
Marta

São disse...

Merecido poema !

Grande abraço para ambas, minha Amiga, e que tenham uma semana alegre e uma Páscoa muito doce .

Lucinalva disse...

Bom dia, Graça
Lindo poema, o sorriso alegra a vida, bjs querida.

Regina Graça disse...

Abençoada a voz que confirma as palavras dos poetas!
Santa Páscoa
Beijinhos

Mário Margaride disse...

Olá, amiga Graça
Não conheço a Virgínia do Carmo. Mas este poema é muito bonito. De certeza que encaixa na perfeição na sua personalidade.
Gostei bastante.

Votos de uma excelente semana com muita saúde e paz.
Beijinhos, com carinho e amizade.

Mário Margaride

❦ Cléia Fialho ❦ disse...

Que encantadora poesia! Cada verso parece captar a essência da busca interior, daquilo que está escondido no coração e nas páginas do tempo. O sabor dos dias, revelado através de anseios ocultos, é como uma viagem profunda à alma, uma exploração do que nos move e nos transforma. A forma como se fala da clareza, com a força das palavras buscando os sonhos, é simplesmente linda e tocante, mostrando como a verdade se revela nos detalhes mais sutis.

O regozijo da voz, que confirma as palavras dos poetas, traz uma conexão maravilhosa entre a poesia e a vida, como se a arte estivesse entrelaçada com a essência de quem somos. E o sorriso, descrito de forma tão delicada, parece ser o reflexo de uma juventude eterna, uma paixão antiga que se mantém viva na alma.

Há uma suavidade única em cada palavra, um fôlego límpido que atravessa o tempo, e a leitura dessa poesia é como um abraço silencioso, mas cheio de afeto. Uma obra que toca o coração e nos faz refletir sobre as memórias e emoções que carregamos conosco.

ABRAÇOS

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida amiga Graça!
Com "o límpido fôlego da juventude
agarrado à origem de uma paixão antiga."
Não tem como não sorrir...
Tenha uma Semana Santa abençoada!
Beijinhos fraternos

Rogério G.V. Pereira disse...

Sem vaidade
Minha Alma sente-se retratada
Nesse poema,
palavra a palavra

Beijo, de Alma cheia

Os olhares da Gracinha! disse...

Paixão antiga provoca brilho no olhar e vira poema! 👏😘

Majo Dutra disse...

Há poetas intemporais...
Expressivo e muito belo.
Boa semana, estimada Poeta.
~~~~~~

Ailime disse...

Boa noite Graça,
Um poema muito belo em homenagem à Virgínia do Carmo, uma grande poeta também, além de ser solidária com todos os Poetas a quem dá voz através dos livros.
Gostei muito!
Beijinhos e uma semana muito abençoada.
Feliz e Santa Páscoa.
Emília

J.P. Alexander disse...

Apasionado poema. Te mando un beso.

brancas nuvens negras disse...

Sorrir ainda é um bom sinal.
Boas Festas.
Um abraço.

Juvenal Nunes disse...

O amor é uma realidade sempre presente.
Abraço de amizade.
Juvenal Nunes

bea disse...

Extraordinária forma de olhar para alguém, Graça. As suas palavras vestem de excelência poética o carácter de Virgínia. Dizem tudo sem nada apontar.
Um abraço e Boa Semana

Eduardo Medeiros disse...

Olá.
Creio que a destinatária do poema sentiu-se muito agraciada!

Luís Palma Gomes disse...

Uma paixão antiga surge aqui quase como um oximoro, pelo menos sinto-a como tal. Vejo-a não como uma paixão passada, mas uma ainda latente e pronta a acordar, ou pelo menos, a incomodar. Todo o poema merecia ser analisado, conjecturado. Porque o leitor tem de perguntar, ousar, não digo "saber" como escreveu Kant (sapere aude), mas ousar especular. Viva a Virgínia. Viva.

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Boa Tarde Graça

A “nossa” Gina merece este Poema.
Até o titulo está belo, nas páginas do tempo, este poema desenha com a delicadeza de quem toca a alma, um espaço entre o agora e o sempre. A autora mergulha na eternidade dos pequenos gestos, dos sorrisos e das palavras que, por mais simples que pareçam, carregam consigo o peso e a luz dos sonhos. É uma reflexão sobre o poder da juventude, da paixão antiga e da poesia, que se estende através do tempo, sempre fresca e cheia de vida.
Uma escrita, limpa e fluida, como um suspiro entre o passado e o presente, convida-nos a reconhecer os pequenos milagres da nossa própria jornada.
Um belíssimo trabalho poético como já nos habituou a Autora.
Desejo uma Boa Semana Santa e uma Páscoa Feliz.
Deixo um beijo
:)


baili disse...

Really beautiful poem dear Grace 🥰

I believe your poetry is pointing out the old journals that personal diary people write while growing up 🤗
Yes I have some of my old poetry journals and diaries and reading them makes me meet older version of myself 🥰
It’s beautiful feeling indeed,life is so magical beyond our comprehension when try to understand.time is most precious thing and it passes so quickly 😏
Hugs♥️

carlos perrotti disse...

Ya el título de tu alto poema, amiga... "para confirmar as palavras dos poetas nas páginas do tempo." Me saco el sombrero, Graça!! Un lujo y un deleite leerla siempre!!

Duarte disse...

Gosto muito deste poema e se recitado numa voz que lhe dá tom, tem que ser maravilhoso. Os meus parabéns.
Um forte abraço e uma boa Páscoa.

Pedro Luso de Carvalho disse...

Olá, amiga Graça, mais um belo poema que gostei muito de ler.
Parabéns!
Deixo meus votos de uma ótima semana e uma Feliz Páscoa!
Um beijo amiga.

Olinda Melo disse...

Querida Graça
Com o talento já demonstrado em todos os
seus poemas, esta dedicatória é sublime.
Creio que as suas palavras irão encher de
alegria à Virgínia do Carmo.
Beijinhos
Olinda

manuela barroso disse...

O tempo conduz- nos sabiamente à clareza do cinzel das palavras impregnadas da diacronia de cada dia e é exímio em arrecadar expressões , ler cumplicidades no semblante de quem nos é caro. No olhar puro , a verticalidade , a simpatia e o calor . Parabéns , Virgínia!
Lindo , querida Graça . Um abraço

Margarida Pires disse...

Minha querida amiga Graça, hoje de certeza que fez um olhar brilhar e vibrar de emoção, o da sua amiga Virgínia!
Muitos sorrisos de luz!
Gratidão!
💜💜💜Megy Maia


Dan André disse...

Graça, tua poesia é como um sussurro antigo que atravessa o tempo com a leveza de quem já entendeu demais. Em “Para a Virgínia do Carmo”, cada verso é uma reverência serena ao mistério do sentir — como se as palavras se colocassem de pé diante da memória, em silêncio respeitoso.

A forma como captas “o sabor dos dias” e esse “regozijo da voz” é de uma delicadeza que só quem conhece a intimidade da linguagem pode alcançar. E esse sorriso recolhido ao fim… ah, ele diz tanto sem precisar dizer mais nada.

É um poema que não se lê — se escuta por dentro.

Abraços querida amiga
Dan
https://gagopoetico.blogspot.com/2025/04/receita-de-um-caos-controlado.html

Carlos augusto pereyra martinez disse...

Un poema como lección de vida
Un abrazo. Carlos

ManuelFL disse...

Adorei o poema.
Parabéns Virgínia pelo teu aniversário.
Beijinhos

Jaime Portela disse...

Passei para ver as novidades.
Tem uma Páscoa Feliz.
Um beijo.

Mário Margaride disse...

Olá, amiga Graça
Passando por aqui, para desejar um bom fim de semana, e feliz Páscoa!
Beijinhos, com tudo de bom.

Mário Margaride

https://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

alberto bertow marabello disse...

Non posso pensare un verso più bello di:
"E sorris. Recolhidamente"
Dovrebbe essere là nostra bussola ogni giorno, tutti i giorni. Il nostro inno che lega la pasqua al 25 aprile.
Un abbraccio forte, amica Poetisa, grazie delle tue parole.
Um beijo

Ana Tapadas disse...

Um poema maravilhoso, na sua generosidade criativa.
Deixo o desejo de uma boa Páscoa.
Beijinho

Cidália Ferreira disse...

Que poema Bonito!!
.
Mesmo que a alegria não seja muita, derivado ao tempo instável, não quero deixar passar sem vos desejar uma Santa Páscoa, recheada de Saúde e Paz
Uma Santa Páscoa.
Beijos. Sejam Felizes!

redbox+ Dumpsters of the Upstate disse...

What a lovely poem! I've been having a tough day, but your words brightened it. Thank you so much.

Tais Luso de Carvalho disse...

Que poema lindo, minha amiga Graça!
Sensível, belo, criativo.
Deixo meus votos de uma Feliz Páscoa junto
à sua família!
Beijinhos, amiga.

MELODY JACOB disse...

Such a beautifully poetic and evocative piece. The way it speaks to the fleeting nature of time and the deep connection between dreams, words, and memories is truly moving. The imagery is vivid, and it feels like a reflection on both past and present moments. www.melodyjacob.com

teresa p. disse...

Belíssimo poema dedicado à Virgínia do Carmo que é bem o seu retrato: corpo e alma. Parabéns à homenageada e à poeta, cuja sensibilidade soube captar tão bem a essência da mesma. A imagem é muito bela. Beijo.

A.S. disse...

Tão belo! Uma sublime dedicatória à Virgínia que tanto merece!
Ler-te é sempre um doce fascínio Amiga Graça.
Quero exprimir os votos de uma Páscoa Feliz, junto de todos quantos ama.
Um bom fim de semana. Tudo de bom!
Um beijo.

Klaudia Zuberska disse...

Wonderful work, very ambitious, very true. Every word written with passion. I love your posts, which make one transported to a completely different world.

" R y k @ r d o " disse...

Bom dia. Bonita publicação. Amei ver e ler. Deixo votos de uma santa e feliz Páscoa.
Cumprimentos poéticos

Maria João Brito de Sousa disse...

E eu que confesso ter-me sentido envergonhada por não conhecer nada de nada da Virgínia do Carmo, pesquisei e encontrei alguns poemas seus que li com enorme prazer antes de aqui imprimir o meu louvor a este seu belíssimo Nas Páginas do Tempo, Graça.

Uma doce e serena Páscoa e um beijo!

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Graça querida Amiga
Bravíssimo!
Lindos versos e
obrigada por nos brindar
com sua poesia
impregnada de magia.
Ouso deixar aqui
Com Versos
Renascimento

Que todo dia seja dia de Renascer
Para florescer e perfumar para Depois
Deixar sementes para um Amanhã
Mesmo que não estejamos nele para a Colheita

Bjins
CatiahôAlc.

Mário Margaride disse...

Boa noite, amiga Graça
Passando por aqui, para desejar uma boa semana, com tudo de bom.
Beijinhos, com carinho e amizade.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

Isa Sá disse...

Bonito poema.
Isabel Sá
Brilhos da Moda

teresadias disse...

Querida amiga Graça, tens alma e coração de poeta.
Cada verso deste poema, a escolha da imagem, comprovam isso mesmo. Adorei!
Beijo.
(Desculpa o meu silêncio, a minha ausência. Desculpa!)