20.12.16

Nem sempre os pinheiros são verdes

Olívia Marques


Nem sempre os pinheiros são verdes.
Nem sempre há pinheiros no Natal.
Nem sempre as folhas dos pinheiros são perenes.
Nem sempre o que é perene é belo.
Por vezes o Natal é opaco como os dias vulgares.
Por vezes, ainda, é mais triste do que os amanheceres de Novembro.
Mas nem sempre a alegria é só alegria.
E nem sempre Novembro é triste.

Virgínia do Carmo

Desejo-vos um Natal com Paz, Amor e Conforto.
Que o ano de 2017 seja um ano melhor

75 comentários:

Graça Pires disse...

Para fazer este post usei a capa e a contracapa de um livro de contos de Natal, editado pela Poética Edições.
Nele colaboraram Ana Paula Mateus, Cristina Torrão, João de Deus Rodrigues, J. J. Silva Garcia, Lídia Borges, Maria Isabel Fidalgo, Nuno Miguel Morais, Vera de Vilhena, Virgínia do Carmo.
Este livro “Nem sempre os pinheiros são verdes” tem contos de natal muito belos. Dá gosto lê-los. Parabéns a todos os autores!

Cidália Ferreira disse...

Claro que não! Basta termos os espírito Natalício, e dar asas à imaginação. Amei!!

Beijos

http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

Bell disse...

Uma ótima reflexão!!


bjokas =)

Lourdinha Vilela disse...

Quisera eu ter ainda o gosto a alegria a euforia e expectativa com a chegada do Natal quando da minha infância, onde sinos tocavam dentro de mim antecipadamente e me envolvia uma ternura sem par, a inocência buscando as vozes que se juntavam fervorosamente ao redor da mesa enfeitada, embora nem sempre abastada, mas rica em felicidade e contemplação ao verdadeiro sentido do Natal. Hoje por vezes um vazio imenso me aterroriza, tudo é tão diferente. Por mais que tudo esteja em seu lugar, dentro de mim o que acontece eu não sei explicar, sei apenas que amadurecer significa ampliar o olhar e me dividir em pedaços que não consigo juntar, fico então assim procurando por eu mesma dentro de mim. O Natal tem um sabor superficial. Não dá para ser feliz como antes, quando o mundo se resumia pequeno dentro do coração de uma criança que não sabia das desigualdades, do sofrimento alheio, das guerras exteriores, das guerras interiores, do consumismo, e tantos outros legados que a vida impõe. "Nem sempre os pinheiros são verdes" me fez refletir um pouco.
um grande abraço Graça, um lindo Natal junto aos seus familiares , muita alegria e felicidade.

Lídia Borges disse...


Pela parte que me toca, agradeço a generosidade das palavras e do gesto, qualidade que reconhecendo e apreciando muito, na pessoa da Graça. OBRIGADA!

Desejo um FELIZ E SANTO NATAL!

Lídia Borges

Tais Luso de Carvalho disse...

Muito bonito, verdades absolutas.
Nem sempre a alegria é bonita...
Nem sempre a tristeza é feia.
Nem sempre.

Querida Graça, um lindo Natal junto à sua família!
Beijo, amiga.

Marta Vinhais disse...

Basta o calor humano.... Para que seja ainda mais forte... e que nada o separe...
Obrigada pela partilha...
Obrigada pela visita...
Um Feliz Natal e um bom Ano 2017
Marta

chica disse...

V9im agradecer teu carinho lá.Estamos bem, curtindo o filho de longe e muita farra a tudo mais,rs... Lindo e FELIZ NATAL pra ti e teus! bjs, chica

Raimundo Costa disse...

Belíssima prosa poética. Feliz Natal à todos e em especial à Graça Pires pela sua consistente poesia e sensibilidade.

De um fã e amigo aqui do Brasil.

Raimundo Costa

* Consegui adquirir seu livro - Uma Claridade que Cega pela Intermeios. Obrigado pelo presente raro.

Raimundo Costa disse...

Belíssima a prosa poética. Aliás tudo aqui em seu blog é arte pura. Sou seu fã e admirador.

Consegui recentemente adquirir seu livro Uma Claridade que Cega, bárbaro!

Obrigado e Feliz Natal!

Raimundo Costa (Fortaleza Ceará Brasil)

Roselia Bezerra disse...

Boa Tarde, querida Graça!
Muita verdade contida no poema postado!
Seja muito feliz e abençoada!
Bjm muito fraterno e Felizes Festas!

Laura Ferreira disse...

Feliz Natal, Graça.
e que por aqui continuemos todos, em 2017.

beijinho

Fá menor disse...

Nem sempre, nem sempre...

Os meus votos de Boas Festas! Feliz Natal e óptimo Ano Novo!

Beijinhos

Licínia Quitério disse...

Boas Festas, querida Graça.Que tenhas um tempo pleno de suavidade e conforto. Beijinhos.

Meri Pellens disse...

Belo e verdadeiro.
Aproveito para te desejar um Feliz Natal e abençoado ano novo! Deus te abençoe hoje e sempre!
Bjk 😘

Ana Maria Braga disse...

Aproveitando para lhe desejar um otimo Natal e um ano novo melhor que este.
Bjs

Pedro Luso de Carvalho disse...

Olá Graça,
Aproveito o poema de Virgínia do Carmo e a pintura de
Olívia Marques para desejar a ti um Feliz Natal e um ano
de 2017 com muito amor, muita paz e co muita saúde.
Foi uma honra para mim ter mantido a nossa amizade
neste ano de 2016.
Beijos. Pedro.

LuísM Castanheira disse...

dizem que o ano 2017 é o início dum novo ciclo.
espero que seja muito bom.
e é o que mais desejo às pessoas de bem, àquelas que bem me querem e à minha amiga, em especial.
grato pelas palavras simpáticas e por esta partilha - poema que muito gostei.

boas festas, em paz, harmonia e saúde.

(nem sempre a vida esquece a poesia...bem pelo contrário)

Luis Eme disse...

Pois não, Graça.

Gostei muito do poema da Virgínia.

abraços para as duas e um Natal doce e quente.

Majo Dutra disse...

Gostei do poema que evidencia verdades
que é hábito evitar ou ocultar...
Agradeço e retribuo os votos.
~~~ Beijinhos ~~~~~~~~

Maria Rodrigues disse...

Excelente escolha, concordo plenamente com esse belo poema.
Graça, aproveito para lhe desejar um Natal muito Feliz e um excelente Ano Novo.
Beijinhos
Maria

Agostinho disse...

Uma capa belíssima para a inquietação das palavras seleccionadas criteriosamente pela Porta Graça Pires.

Nem sempre e/ou por vezes...
as coisas não são o que são, e
os pinheiros verdes são e não o são.
Se o homem persiste em jogos de simulação
quando haverá Natal para os que cá estão?
Um beijo e Boas Festas, Graça.

Isa Sá disse...

Nem sempre é tudo igual...as coisas mudam...às vezes para pior...outras vezes para melhor...


Isabel Sá
Brilhos da Moda

Isa Sá disse...

A passar por cá para desejar um bom Natal.


Isabel Sá
Brilhos da Moda

Anete disse...

Graça, lindas palavras e imagem!
Desejo a vc também muita paz e alegrias no Natal!!!
Obrigada pela presença no Fragmentos Poéticos, o meu blog mais "nenê"...
Com carinho e um abração...

Regina Figueiredo disse...

Nem sempre...depende dos olhos e da alma de quem os vê (os pinheiros).
Bom Natal!

Existe Sempre Um Lugar disse...

Votos de feliz natal em família,
AG

Marineide Dan Ribeiro disse...

No grande palco da vida passam-se os anos,
mudam-se os capítulos, trocam-se alguns atores
e alguns espectadores são substituídos, mas a
verdadeira beleza desta história está nas personagens
que permanecem nas cenas mais queridas.
A todas as personagens que estiveram comigo este ano,
que participam e participarão dos próximos capítulos
de minha vida desejo Boas Festas, Feliz Natal e um
Ano Novo cheio de paz, magia e esperanças!!!

Bjusssssssss

Marli Terezinha Andrucho Boldori disse...

Boa tarde, pintura e poema lindos!
Nem sempre o que vemos é o que nos parece, pois nosso coração sente a verdadeira vibração ....Nem sempre tudo é feio, nem sempre tudo é sem cores, e, é claro nem sempre vemos todas as cores que a natureza nos oferece.Obrigada pela mensagem de Natal, desejo a você e família um santo Natal! Beijos!

Cadinho RoCo disse...

Deliciosamente instalado em alerta.
Cadinho RoCo

Cadinho RoCo disse...

Esqueci. Feliz 2017 e um Natal de paz e força.
Cadinho RoCo

Ana Tapadas disse...

Muito bem escolhida a pintura, para ilustrar um poema que se lê no subtexto!
Beijo e desejos de uma quadra festiva plena de saúde.

Mirtes Stolze. disse...

Boa noite querida Graça.
Uma linda pintura acompanhada de um poema lindo. Querida amiga, eu vim lhe desejar um Natal e a agradecer as suas palavras ao decorrer desse ano, uma frase em expecial- Tenha coragem, o mais extranho era eu abrir o blog e está mesmo precisando de muita coragem e la estava voce me desejando coragem. Enfim obrigada por tudo e que o seu Natal seja cheio de coisas boas. Enorme abraço.

São disse...

Muito bom !

Minha querida, te desejo e aos teus um excelente Natal, festividades alegres e que 2017 seja exactamente como o sonhas!

Apertado abraço.

Poções de Arte disse...

E que possamos agradecer sempre, todas as bênçãos recebidas.
Que Jesus faça morada em seu coração e que 2017 muitos se lembrem de incluí-lo em suas vidas, pois só assim podemos ter um mundo melhor.
Abraços esmagadores e felizes festas.

Jaime Portela disse...

Uma boa escolha.
Gosto da poesia da minha amiga Virgínia e este poema não foge à regra.
O meus votos de BOAS FESTAS, para ti e para os que mais amas, minha querida amiga Graça.
Beijo.

ManuelFL disse...

Gostei muito do poema da Virgínia e da ilustração da Olívia Marques.
Boas festas para todos.

Gaby Lirie disse...

Linda Graça, que bom poder compartilhar sua poesia esse ano.
Um feliz natal para ti e como disse, que 2017 seja um ano melhor, muita poesia na sua vida sempre e muito obrigada por todo carinho.

Beijos!

Ailime disse...

Boa noite minha Amiga,
Este poema é maravilhoso!
Fico sem palavras para o comentar, porque a Virgínia disse tudo!
Desejo-lhe um bom Natal e que 2017 seja um ano que lhe seja muito propício.
Muita saúde, amor e muita paz!
Beijinhos com a minha estima e admiração.
Ailime

Graça Sampaio disse...

Muito bonito!!!

Boas Festas, Graça!!

Beijinhos natalícios.

Rita Freitas disse...

Muito bonito este poema.Obrigada por partilhar.
Um feliz Natal. Beijinhos

Sofia disse...

O meu Novembro foi muito agridoce!

Feliz Natal e um óptimo 2017! (=

Nequéren Reis disse...

Super lindo nem sempre nada é perfeito,
desejo a você FELIZ NATAL, obrigado pela visita.
Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

Graça Alves disse...

Graça:
Gostei muito do excerto!
O título do livro é sugestivo.
Parabéns aos autores.
Feliz Natal para si e um Novo Ano cheio de saúde e paz.
Beijinhos

Daniel Costa disse...

Graça Pires

Poema bonito e adequado à época. Agradeço o comentário lá no meu espaço. Em retribuição, fica desejos de Felizes Festas Natalícias,.

solfirmino disse...

Tenha um ótimo Natal e um 2017 com muitas realizações, querida. Um beijo

Odete Ferreira disse...

Já tinha lido e pensava ter comentado.
Belíssimo este poema da Virgínia. Infelizmente, o espírito natalício anda ,cada vez mais, arredado da humanidade, ignorando os feridos do destino, seja por via da desigualdade social, seja por via da ganância desenfreada e da intolerância que, se assim continuarmos, o mundo ficará, de novo, mergulhado em trevas. Façamos o que estiver ao nosso alcance e vivamos intensamente o que a vida nos proporciona de bom, com humildade e gratidão.
Este ano, por estes dias, seremos abençoados com o nosso primeiro netinho.
Tudo de bom para ti e os teus, agora e sempre.
Um bjinho com carinho, amiga Graça 💓

Fê blue bird disse...

Tanta verdade contida neste poema amiga Graça!

Agradeço e retribuo os votos de um Feliz Natal, na companhia de todos que te são queridos.

Um beijinho com amizade e admiração

teresa p. disse...

Um belo poema que tem tudo a ver com este tempo de Natal. A foto é magnífica. Parabéns à autora e boas festas para todos.
Beijo.

Cidália Ferreira disse...

assei para;
Que o este Natal seja de: Paz...Amor...harmonia, no aconchego familiar, sem entrarmos em exageros...Principalmente, que tenhamos saúde. Extensivo aos vossos familiares e amigos.
Que todo o Mundo tenha direito ao Natal... BOAS FESTAS.

manuela baptista disse...

Feliz Natal, Graça!

Victor Barão disse...

Cara, amiga Graça!

A partilha deste belíssimo poema e a alusão que faz ao correspondente livro de contos de Natal "Nem sempre os pinheiros são verdes" é em qualquer dos casos de agradecer, tal como de agradecer é este seu "Ortografia do olhar" por si só. Ainda que eu me confesse um "bicho raro" que nem sempre aqui virei ou aqui participarei, mas o simples facto de saber que cá posso vir porque o "Ortografias do olhar" existe já me é dalgum modo reconfortante e por si só, mesmo que e/ou acima de tudo na minha ausência, me faz sentir e saber que o melhor da humanidade e da própria Vida continua presente e/ou pelo menos latente dalguma forma e em algum lugar... Obrigado!

Com meus votos dum feliz Natal e dum excelente novo Ano de 2017 para a amiga Graça, com natural extensão a todos que lhe são próximos e/ou queridos, sem excluir a/os demais seguidora/es e admiradora/es deste seu "Ortografia do olhar", para além de mim naturalmente

Boas Festas

Menina Marota disse...

Apesar de ausente dos espaços virtuais, a minha amizade, admiração e carinho pela Poeta e Amiga é bem verdadeira.
Para si Graça o melhor de tudo é o que lhe desejo com um grande abraço envolto no meu afecto.
Feliz Natal!

Sinval Santos da Silveira disse...

Amiga, Graça Pires, boa noite!
Parabéns por tua sensibilidade literária,
ao nos presentear com este belo texto,
num período do mess tão encantador...
Um carinhoso abraço, aqui do meu Brasil.
Feliz Natal, querida, junto aos teus amores !
Sinval.

Zilani Célia disse...

OI GRAÇA!
UM GRANDE ABRAÇO AMIGA, COM VOTOS DE UM NATAL DE MUITA PAZ E AMOR JUNTO A TEUS FAMILIARES E AGRADECER-TE PELA PARCERIA DESTE ANO, PEDINDO AO "PAI" QUE NOS PERMITA SEGUIRMOS ASSIM, POR MAIS MUITOS OUTROS.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

AC disse...

Um Feliz Natal, Graça, com recheio de esperança e muita, muita saúde!

Ana Freire disse...

O mês de Dezembro e o Natal... sempre têm uma sabor agridoce... por um lado, doce quando nos permite rever os que nos são queridos... amargo quando nos recorda, quem já não podemos ter ao nosso lado...
Um belo trabalho, que capta na perfeição esta dualidade de sentimentos!...
Aproveitando para deixar um beijinho, e os meus votos de Um Santo e Feliz Natal, Graça, na companhia de todos os seus!
Festas Felizes! Tudo de bom!
Ana

Lucinalva disse...

Olá Graça
Feliz Natal, linda reflexão. Cristo vive e nos fortalece sempre. Obrigada pela preciosa amizade. Bjs querida.

Agostinho disse...

Vim, voltei e revolto apenas para deixar uma filhós e um beijo, na esperança do Menino.

Magia da Inês disse...

✧ه° ·.

Que o menino Jesus faça morada no seu coração
em todos os dias de sua vida!

FELIZ NATAL!!!

ANNA disse...

Felices fiestas.
Gracias por pasar por mi blog.
Es de agradecer.
Besos

Suzete Brainer disse...

Querida Graça,

Bela partilha com um poema excelente escolhido.

Deixo o meu carinho com votos de um domingo especial
de natal harmonioso para você junto com a sua família.

Grata pelo seus votos deixados no meu espaço.

Um beijo e abraço de paz!

A Nossa Travessa disse...

E vem aí dentro de dias 2017; oxalá que seja menos mau do que este 2016 felizmente prestes a acabar. E junto o desejo de que o novo traga muita saúde, paz, amor e solidariedade.

Henrique, o Leãozão

Existe Sempre Um Lugar disse...

Feliz ano de 2017 com a concretização de todos os sonhos,
AG

Teresa Almeida disse...

A Virgínia do Carmo escreve com leveza e beleza. Gostei muito de a encontrar aqui.
Beijinhos e bom ano, Graça.

Jaime Portela disse...

Passei pela tua casa na minha visita semanal, mas não há novidades...
Aproveito para te transmitir os meus sinceros votos de um FELIZ ANO NOVO, extensivo aos teus familiares, querida amiga Graça.
Beijo.

Catarina H. disse...

Um excelente 2017 com muita saúde, paz, amor e belos poemas :)
Beijinhos

Ailime disse...

Boa tarde minha Amiga Graça,
Hoje passo especialmente para lhe desejar e aos seus um Novo Ano repleto de coisas muito boas.
Saúde, amor e muita paz.
Feliz Ano Novo!
Beijinhos com o meu carinho e amizade.
Ailime

lis disse...

Vim te abraçar e desejar um 2017 muito muito Feliz.
Que a inspiração lhe seja pródiga para alegria dos que gostam de poesia.
Abraços

Marineide Dan Ribeiro disse...

Espero que seu Natal não tenha sido opaco!!! E no Ano Novo que tenha muitas cores...
Encontrei a FELICIDADE e ela me disse que ia pra sua casa. Pedi que ela levasse também a SAÚDE e o AMOR. Trata eles bem, vão em meu nome. Feliz Ano Novo!.

helia disse...

Uma Poesia muito bonita !
Que o Ano 2017 seja muito feliz e que continue a oferecer-nos lindas Poesias.

Ana Freire disse...

Feliz Ano Novo, Graça!
Que seja um ano, de muita inspiração, paixão, determinação, repleto de alegria, saúde, realizações, afectos, e bons momentos!
Beijinho!Que seja um ano, que lhe proporcione tudo o que mais desejar...
Tudo de bom!
Ana

Maria Eu disse...

Feliz 2017, Graça!

Beijos

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

um belo poema da Gina...

sucesso para o livro

beijinhos À Virgínia e à Graça

:)

Gisley Scott disse...

Uau!!! Ninguém nunca definiu como me sinto em relação ao Natal tão bem quanto vc!
Beijos!
http://vivendolaforanoseua.blogspot.com/