27.5.19

Alice

Amedeo Modigliani


Na hora em que o calor entranha
no ar o cheiro da urze seca,
um breve estremecimento
contagia cada gesto meu.

Sabem: os agrados das meninas
são suculentos como os medronhos bravos
e tão secretos que só as mães os adivinham.

É por isso que me escondo
no meu sorriso comedido,
e enfeito os cabelos
com a fita que mais me agrada,
e me revelo com argúcia às pessoas
que olham, coniventes, o meu rosto.

Não me perguntem de quantos aromas
se inundou já o azul do meu vestido.

Graça Pires
De Fui quase todas as mulheres de Modigliani, 2017, p.19

55 comentários:

Cidália Ferreira disse...

Gostei muito do poema :)!! Parabéns, amiga Graça!

Gratidão por todos vós. 6 anos...
Beijos e uma excelente semana.

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Um belo poema minha amiga de que gostei bastante.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

chica disse...

Uma poesia que nos faz viajar a cada verso...beijos, linda semana! chica

Daniel Costa disse...

Graça a foto desenhada, de certo modo, por metáforas resulta e faz a excelência do poema.
bjs

Marta Vinhais disse...

Qualquer aroma se escreve no olhar... e os segredos?
Pairam no ar....
Lindo...
Beijos e abraços
Marta

Larissa Santos disse...

Poesia brilhante:)) Parabéns:))

Hoje:- Não consigo perceber este meu jeito.

Bjos
Votos de uma óptima Segunda-Feira

Laura Ferreira disse...

gosto de tudo, muito. das palavras, da imagem, do nome.
uma boa semana, Graça. beijinho

Olinda Melo disse...


Querida Graça


Tão bem o seu poema se insere na pintura de Modigliani. Um misto de inocência e de despertar para a vida, de sonhos que esvoaçam e gestos e sorrisos comedidos ainda nas regiões do recato. Mas já a certeza de que há um devir radioso à espera.

Adorei esse lindo ambiente que preparou com palavras sabiamente colocadas na boca de Alice, o que nos faz retornar a um saudoso tempo de aromas vários, ao tempo da inocência.

Beijos

Olinda

Marco Luijken disse...

Hello Graça,
Wonderful words.
It's so so special how you write these stories.
Fantastic.

Big kiss, Marco

carlos perrotti disse...

Escrito com a leveza e sutileza que só uma mulher poeta, este poema é tão delicado e delicioso, Graça...

"Não me perguntem de quantos aromas
se inundou já o azul do meu vestido."

A pintura de Modigliani fecha o círculo da perfeição.

Abraçar admirado amiga.

Luis Eme disse...

Que bela Alice!

abraço Graça

CÉU disse...

Coisas de meninas, coisas de Alice…, de muitas "Alices".
É o tempo dos "segredos", da idade do armário, talvez, dos olhares tímidos, dos odores e dos amores, que, tarde ou cedo, despertarão, mas a mãe tudo sabe, até parece que adivinha, pensamos todas.

Meninas e seus despertares, saborosos como os frutos, não um qualquer, mas talvez como os medronhos bravos, como a minha querida amiga Graça, tão bem escreveu e comparou.

Ah, os nossos risinhos e sorrisinhos, os enfeites nos cabelos, que "devem" ser longos, sedosos e brilhantes, e os vestidos, ah, os vestidos, que nos fazem mais bonitas e mais meninas, ainda. Podem ser azuis ou de qualquer outra cor, pois eles tudo guardam.

A pintura de Modigliani mostra bem a doçura, a candura e a ingenuidade de quando somos meninas, pré-adolescentes, melhor dizendo. Somos tão, mas tão docemente, lindas!

Grata pela sua visita e comentário, sempre sucinto, mas no ponto.

Beijos e um enorme abraço.

lanochedemedianoche disse...

Belleza letras y pintura.
Abrazo

Sinval Santos da Silveira disse...

Certamente, a Gente do Algarve se sente
mais familiarizada com este belíssimo
texto, por lidarem e beberem do "medronheiro".
Sutil poema ! Parabéns !
Um carinhoso abraço, aqui do Brasil, com os votos de uma feliz semana.
Sinval.

Roselia Bezerra disse...

Boa tarde de paz, querida amiga Graça!
Lembro-me dos laçarotes lindos da filha num vestido azul, é uma das mais belas fotos que tenho dela.
Que poema belo e num belo tom não só na cor mas na essência dos versos.
Só mãe sabe certos segredos e para sempre ficam entre dois corações estes secretos momentos.
Tenha dias abençoados!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

José Carlos Sant Anna disse...

Parece uma pintura o seu poema. Dá uma vontade de passar ao mundo Graça Pires para absorver essa estética e sair retratando outras Alices. O desafio é apreendê-la na sua inteireza, na sua delicadeza... como o faz tão bem, amiga Graça!
Um beijo,

A Paixão da Isa disse...

mt bonito eu tenho uma grande amiga que se chama alice gostei mt como sempre que aqui venho parabens bjs

manuela barroso disse...

Não há como não ler o teu Eu Poético e, ao mesmo tempo que saboreio o desenvolvimento do teu poema, espero o teu " sobressalto" que tanto admiro! E sabes? Sorri , querida Graça, da tua graça, com a subtileza que tão bem dominas. Quando for grande, como queria ser assim!
Perdoa a minha ausência, mas sabes qual a razão.
Um beijo carinhoso para ti!

Maria Emilia B. Teixeira disse...

... Tão secretos que só as mães os adivinham. São mulheres.
Poesia com roupa feminina. Bela!
Boa semana.Bjs.

Pedro Luso de Carvalho disse...

Minha amiga poetisa gostei muito de "Alice", o seu belo e profundo poema, que tem belos versos, como os que compõe esta estrofe:

"É por isso que me escondo
no meu sorriso comedido,
e enfeito os cabelos
com a fita que mais me agrada,
e me revelo com argúcia às pessoas
que olham, coniventes, o meu rosto."


Uma ótima semana Graça!
Um beijo.
Pedro

Toninho disse...

Uma imagem traduzida no belo poema do desafio de um sorriso escondido.
Um poema obra de arte amiga, na leveza cativante.
Linda semana com paz.
Beijo amiga.

São disse...

Maravilhoso mergulho no mundo da adolescência....

Amiga, beijinho grande e boa semana

Isa Sá disse...

A passar por cá para conhecer um bonito poema.


Isabel Sá
Brilhos da Moda

baili disse...

you create MAGIC with your beautiful words dear Grace !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

this lovely poem took me to times when i was school going girl ,mom used to make my braids so tightly and world was a wonderland with so many mysteries
ah.... ignorance is blessing sometime though
sometimes it guards the innocence you have

teresa dias disse...

"enfeito os cabelos
com a fita que mais me agrada,
e me revelo com argúcia às pessoas"
Sintonia perfeita de pintura e poema, que se lê, olha e arrepia.
Querida Graça a tua magnífica Alice é mais doce que o mel.
Gostei MUITO!
Beijo, minha amiga.

Ana Bailune disse...

Um sorriso de menina nem sempre revelará o que vai em seu coração... penso que muitas vezes, este sorriso está ali para rir de quem o contempla e tenta decifrá-lo.
Belíssimo poema!

JUAN FUENTES disse...

Muchas veces los poetas nos ayudan con sus tristezas

bea disse...

A sua descrição poética de Alice é muito sugestiva; julgo que Modigliani gostaria de saber o que a sua pintura inspirou. Talvez saiba.
Há na garota certo orgulho de inocência, a cruz, o laço, a cor clara da roupa que seria de festa. Alice repousa no magnífico estar de si mesma, inteira e factível em cada momento. Misteriosa como qualquer mulher.

tulipa disse...


OLÁ GRAÇA

GOSTO da ALICE

Começo por lhe agradecer as visitas que me faz
bem como a ajuda que deu na escolha das fotos para a exposição

A VIDA É UM SOPRO
e, quando menos esperamos...
um colega das aulas de fotografia com quem estive faz hoje uma semana,
as aulas são à 3ª feira às 16h, cheio de energia, alegria,
faleceu domingo com um enfarte, inacreditável...
ontem quando vi a notícia fiquei mesmo em choque, nem queria acreditar.

HOJE não há aula estamos de luto!
Mas...
tinhamos um belo programa, combinado a semana passada
que hoje, a esta hora estaríamos em Alcochete
a fazer fotografias, com ele de certeza.

Não há certezas de nada.

Mudando de assunto, gosto da pintura de Modigliani
Pegando nas suas palavras:

Na hora em que o calor entranha
e ele chegou, prevê-se mais de 30º
nos próximos dias
É por isso que me refugio
na frescura da minha casa
Não me perguntem nada
estou apática e com medo
sim, medo de me acontecer o mesmo
enfarte ou avc
quero tanto viver
mais uns tempinhos
será que Deus assim o permite?

acabei de fazer um post
num outro blogue meu
e deixo aqui o link, caso queira espreitar

http://pensamentosimagens.blogspot.com/

Continuação de boa semana
beijinho da Tulipa

ManuelFL disse...

«Não me perguntem de quantos aromas se inundou já o azul do meu vestido.»
Fica-nos a voz presa, perturbada, ao ler este poema belíssimo.
A Graça faz-nos sentir - revela-nos - as emoções, a perturbação mais íntima de Alice, com contenção, franqueza, frescura, cumplicidade. Os agrados das meninas são suculentos como os medronhos bravos.
Beijo.

As Mulheres 4estacoes disse...

Olá, Graça!
Imagem e poema, lindos.
Tem coisas que só a mãe percebe, mesmo que nada seja falado.
Um abraço.
Sônia

Anete disse...

Alice... Belo e maravilhoso poema!
O meu abraço, querida Graça...

Fá menor disse...

Tão lindo! Gosto muito destas palavras-retrato, poesias maravilhosas com perfumes e sabores.

Beijinhos.

Manuel Luis disse...

Nada fácil comentar. Li todos os comentário, é fantástico como te adoram.
Gostei de ler e reler, poema belo.
Bjs

Portugalredecouvertes disse...

Olá Graça.
temos uma linda menina na família que veio ao mundo nestes dias :)
então homenageamos também as meninas,
parabéns pelo lindo poema !
Angela

Teresa Durães disse...

Um poema enternecedor

LuísM Castanheira disse...

A Alice, minha querida Amiga, e' um poema belo e tao distante dos "tempos modernos".
Já pouco se vê esta pureza na juventude actual. Toda a inocência esta', assim, nas não perguntas sobre os aromas ao vestido colados. Ainda o azul era Azul...
Uma boa semana e um beijo, Graça.

Ailime disse...

Boa tarde Graça,
Um poema muito belo que me remete a infância.
O calor, a urze seca, pelo sol escaldante, que tudo queimava.
Só as mães para adivinharem os segredos das meninas que despontavam para vida na sua ingenuidade.
Gostei muito, especialmente hoje, da bela imagem.
Um grande beijinho.
Ailime

Mirtes Stolze. disse...

Boa noite Graça
Lindo poema e a imagem a beleza da inocência. Abraços.

Anónimo disse...

Alice é um belo poema sobre o despontar da adolescência. As palavras revelam os sentimentos e emoções próprias dessa idade:
"Os agrados das meninas são suculentas como os medronhos bravos
E tão secretos que só as mães os adivinham".
A parte final do poema revela a perturbação da sua intimidade:
"Não me perguntem de quantos aromas se inundou já o azul do meu vestido".
A delicadeza e sensibilidade engrandecem o poema.
Beijo.
teresa p.

Agostinho disse...

"Só as mães os adivinham"
Não os sabendo é o tesouro que passaram
às filhas queridas que geraram
em recatado enternecimento

O segredo permanece guardado
- os agrados -
pelo laço de puro branco
nos longos cabelos

Beijo, querida Amiga, pela radiosa beleza poética.

Teresa Almeida disse...

Esta ideia de seres todas as mulheres de Modigliani, causa inveja. É que cada poema é um novo raio de luz, um perfil com identidade própria. Não me canso de te ler.

Beijos, querida Graça.

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Graça,
Eu amo o nome Alice desde sempre,
amo seus versos e tenho uma Alice
que é da mae e do pai dela,
mas ela diz que é minha!
Linda publicação.
Bjins
CatiahoAlc.

Jaime Portela disse...

Um poema magistral.
Saio daqui sempre encantado...
Graça, um bom fim de semana.
Beijo.

Emília Pinto disse...

Alice, um nome doce que muito bem combina com a doçura da mulher do quadro, mais menina que mulher, ainda sonhando com " principes encantados ", enfeitando os cabels na expectativa de os encontrar, guardando segredinhos que só uma mãe percebe só com o olhar; está a crescer a sua menina...logo logo o seu vestido terá outras cores ...os seus cabelos serão penteados de outra forma e talvez o laço dê lugar a uma travessa dando assim um ar mais senhoril a quem se apressa para deixar de ser menina. Todas as " Alices " agem assim, correndo para a vida adulta sem se preocuparem com as dores que com certeza virão; talvez não sejam as dores de outrora, dores de uma vida dura, sofrida onde a fome era uma constante e as condições de vida muitas vezes indignas para um ser humano, A guerra esperava muitos homens, a necessidade os empurrava para lugares desconhecidos onde trabalho quase escravo os esperava; eram muitas as saudades, muito o trabalho árduo mas sabiam eles que tinham de aguentar: A Alice se enfeitava, a Alice sonhava com o seu principe encantado, a Alice crescia, mas...a Alice nunca terria de sofrer as dores fortes que os atormentavam; pela Alice tudo valia a pena! E assim, Graça, nos apresentas nestes dois poemas duas fases da vida, sempre uma a sofrer muito para que a outra sofra pouco. Sempre será assim, creio. Lindo! Um beijinho, querida amiga e boa noite
Emilia

Anónimo disse...

que poema maravilhoso,
que blog lindo.

Gracias por isso

RH-ESCREVENDO SUA HISTÓRIA disse...

Olá! Bom dia!

Neste mundo virtual encontramos de tudo, mas o seu blog é maravilhoso, vale a pena seguir e já estou ficando, com certeza voltarei mais vezes.
Criamos um blog para nossa escola- RAIMUNDO HONÓRIO, recém nascido, mas será um prazer ter você seguindo e nos impulsionando com este trabalho virtual que estamos organizando no nosso cantinho que também é de todos!
Tenha um fim de semana feliz e abençoado. Abraços.

Tais Luso de Carvalho disse...

Que linda tua Alice, querida Graça, combina tanto com a imagem terna da Alice de Modigliani, os segredos de Alice são todos os nossos segredos passados, a inocência de tua Alice era nossa inocência.
Aplausos, querida amiga, quanta sensibilidade! Creio ser a sensibilidade da tua Alice...daquela que ainda mora em você.
Beijo, um lindo domingo!

Ana Freire disse...

Um poema de uma ternura, candura e encanto... absolutamente notáveis, Graça!
Como sempre, fico rendida, ao seu imenso talento! Adorei o poema!!!
Beijinho! Feliz domingo e votos de uma óptima semana!
Ana

Humberto Maranduva disse...

A vida insinua-se de mansinho nas veias do poema, no secreto jardim dos sentidos, nos aromas inebriantes do porte inocente, onde os frutos são promessa de um complacente desassossego.
Extraordinária pérola, esta Alice(poema), amiga Graça.
Bjs.

solfirmino disse...

Apesar de ter lido o livro e escolhido meus favoritos, cada poema que leio deste livro é como se fosse a primeira vez...
Muito belo.
Beijo

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Bela a Alice com sua inocencia de criança, mas com os seus "segredos" que
"Só as mães os adivinham"
tão belo e tão real...
gostei como sempre

beijinhos
:)

Manuel Veiga disse...

tão bonita esta tua Alice, minha amiga!
de entre todas as tuas "Mulheres de Modigliani" é uma das minhas predilectas

beijo, Poeta

Quase Cinderela disse...

Adoro este poema <3
É lindo e mostra uma idade tão bonita, tão inocente.
Parabéns!
Beijinhos

manuela baptista disse...

e assim é Alice!