11.1.21

Memórias de Isadora II



Por meu olhar, repito. 
Pelo olhar mais breve, mais ávido, mais livre. 
O olhar peregrino de abarcar o mundo todo. 
De manhãs claras possuído. 
Com nítidas sombras se ferindo. 
Tão intruso, às vezes, dos leves movimentos 
do meu corpo em vagaroso espanto. 
Tão clandestino, também, dos caminhos 
talhados por meus pés. 
Comovido, até, com a desordem dos pássaros 
no improviso da dança. 

Por meu olhar começa este jeito feroz 
de me enfrentar.

Graça Pires
De Jogo sensual no chão do peito. Fafe: Labirinto, 2020, p. 16

59 comentários:

brancas nuvens negras disse...

Muito belo poema que encontrei aqui pela manhã.
Obrigado.

chica disse...

Lindíssimo,Graça! Ótima semana! bjs, chica

Elvira Carvalho disse...

Um poema muito bonito, que me recordo já ter lido há dias no blog Relógio do Pendulo, onde o também poeta Manuel Veiga lhe dava os parabéns pelo lançamento do livro.
Já agora, podia dizer-me onde posso adquiri-lo?
Abraço, saúde e uma boa semana

João Santana Pinto disse...

Estou um pouco limitado, mas prometo voltar com tempo.

Votos de um 2021 com saúde, tranquilo e muito inspirado.

Um beijo

Marta Vinhais disse...

O olhar tem segredos a desvendar...
Belo...
Obrigada pela visita
Beijos e abraços
Marta

Daniel Costa disse...

Graça Pires já e factual a tua poesia ser bem do meu agrado e este poema não foge a regra. É sensual quanto baste. Bjs

" R y k @ r d o " disse...

Tantas vezes um olhar encerra milhentas palavras. O difícil é decifrá-lo.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos

Cumprimentos poéticos

silvioafonso disse...

Graça, antigamente eu tomava banho,
trocava a camisa e calçava sapatos
para falar contigo, mas hoje eu venho
de chinelo, bermuda e até sem camisa
já tenho vindo me encontrar contigo
e sabes por quê? Porque me deixas à
vontade para dizer o que penso e o
que quero. Obrigado, minha amiga por
isso e por seres a pessoa que todos
diziam que era.
Um beijo, parabéns pelo poema, sempre
tão bonito, e obrigado, de novo.

Ailime disse...

Boa tarde Graça,
Um poema muito belo como todos os que já li do seu novo livro.
Um olhar poético introspectivo, claro e livre que também abarca o mundo com a subtileza da sua tão brilhante poesia.
Um grande beijinho e uma boa semana com muita saúde, minha Amiga e Enorme Poeta.
Ailime

bea disse...

e é que é mesmo um olhar que merece os versos da nossa Poeta:). Correspondem-se.
Boa semana, Graça.

Lúcia Soares disse...

Boa tarde flor, lindo poema bjs

Maria Rodrigues disse...

E através do olhar deixamos divagar a nossa alma.
Belíssimo poema.
Boa semana
Beijinhos

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Graça.
Um poema muito bonito e que nos diz tudo.
Um olhar é um caminho e é por ele que vamos.
Uma boa semana com muita paz e saúde.
Beijinhos
:)

carlos perrotti disse...

Um poema que certamente deliciar a própria Isadora, porque a conta nas formas e no espírito em cada verso...

Grande abraço, Poeta. Sua poesia me atinge cada vez mais. Cuide a saúde por favor.

Mar Arável disse...

O teu olhar num breve instante
é sempre belo
Bjs

A Paixão da Isa disse...

lindo lindo é muito bom te ler bjs saude

Luiz Gomes disse...

Boa tarde minha amiga Graça, obrigado por nos trazer esse maravilhoso poema.

Pedro Luso de Carvalho disse...

Olá, amiga Graça!
Como sempre faço quando leio seu poemas, reli mais de uma vez, em todas elas deparei-me com beleza e profundo significado.
Parabéns!
Uma boa semana com saúde e paz.
Um beijo

JUAN FUENTES disse...

Las cultura es el lema de tus pensamientos.

Cidália Ferreira disse...

Um poema lindíssimo!!
**
Obrigada à vida...
*
Beijo, e uma noite feliz e quentinha!

São disse...

Muito belo poema

Minha querida, boa semana, te envio no meu abraço

Isa Sá disse...

Bonito poema.

Arthur Claro disse...

Gostei da poesia, muito linda a imagem também, meus parabéns.

Arthur Claro
http://www.arthur-claro.blogspot.com

Sinval Santos da Silveira disse...

Nobre Mestra / Escritora e Poetisa, Graça Pires !
Um olhar, um andar, uma expressão...
são mais que suficientes para deenhar tão
belas letras poéicas, revirando as minhas
mais fortes emoções !
Parabéns, Amiga !
Sinval.

Calebe Borges disse...

Muito obrigado por esta obra ;)

Maria Emilia B. Teixeira disse...

O olhar percorre caminhos que nos surpreende.
Boa tarde!Bjs.

alberto bertow marabello disse...

Uno sguardo che non solo abbracci il mondo intero, ma che ci si ficchi proprio in mezzo
Um beijo amiga

Margarida Pires disse...

Boa tarde minha querida amiga Graça!
O nosso olhar vagueia pelos caminhos mais incertos!
Um sorridente abracinho!
Megy Maia💛🌜💛

José Carlos Sant Anna disse...

Sem dissimulação, o olhar entra pelas paredes para desvendar os caminhos traçados para encontrar a si mesmo. É sempre um encanto o seu trabalho com as palavras, com a linguagem.
Como é gratificante ler-te. Um poema maravilhoso!
Um beijo, minha amiga Graça

Andreia Inoue disse...

Um olhar que transmite tantas coisas! Obrigada por compartilhar o seu olhar através desse lindo poema!!

Tais Luso de Carvalho disse...

Sem dúvida tua poesia, querida Graça, é charmosa e forte, revela-se lindamente nas entrelinhas, sempre um belo presente que compartilhas:

"Por meu olhar começa este jeito feroz
de me enfrentar."
Beijo, minha amiga, parabéns sempre!
Uma ótima semana, com muita alegria de viver.
Beijinho

Alécio Souza disse...

Querida Graça,
Que lindo poema, gostei bastante!
Beijos!

ManuelFL disse...

E nós ficámos comovidos com esse jeito feroz de (Isadora) se enfrentar, de que nos fala a poeta. Ávidos dos caminhos talhados pelos seus pés.
Beijo.

Maria disse...


Reze este Rosário! Pela Meditação das Mensagens, encontrareis e compreendereis os motivos de Rezar o Rosário Sempre, até faze-lo todos os dias. A Paz esteja contigo!



teresadias disse...

Belíssimo o teu olhar poético neste poema, minha querida amiga Graça.
Amei!
Beijo, boa semana, protejam-se BEM.

Lucinalva disse...

Boa tarde, Graça
Lindo poema, um forte abraço.

Agostinho disse...

Não sei da verdade vertida
no poema
Do sublime:

a diva dança
no encadeamento das palavras
Como raio secante

tão belo este "corpo em vagaroso espanto"
e sombra de olhos magoados

Beijo, Amiga Graça Pires. E saúde.

Siby disse...



Es un poema muy bello, el que nos
dejas.

Besitos dulces

Siby

Majo Dutra disse...

Lamento essa ferocidade.
Haja compaixão, especialmente com o nosso próprio ser.

Um poema inquietante, mas belo.
Tudo de bom, Poeta. Beijos
~~~~~~~~~~~~

Jaime Portela disse...

Um poema brilhante.
Parabéns pelo talento.
Continuação de boa semana, querida amiga Graça.
Beijo.

Fá menor disse...

Belo!
Quando tudo começa com um olhar(se)!

Beijos.

Carlos Augusto Pereyra Martínez disse...

Es una mirarse, de arriba a abajo. reconocerse en la entidad corporal, para sentirse pájaro en vuelo. Un abrazo, desde mi cubil colombiano. Carlos

Ulisses de Carvalho disse...

do chão do peito, chão onde se originou o sentimento para o poema, suponho.
ou surgido, primeiro, pelas retinas - como muitas vezes é.
esse mundo inteiro que entra pelos globos oculares.
um beijo!

Olinda Melo disse...


Isadora enfrentando-se a si própria e ao
mundo, através da sua dança tão espantosa
como o enleio do seu corpo.

E nos seus poemas, querida Graça, transmite-nos
essa paixão e força de vida.

Beijinhos
Olinda

manuela barroso disse...

Nesta dança do olhar, o poema revela uma certa inquietude ora ávida , ora serena no espanto do momento.
Depois , o Eu Poético baila com as palavras qual olhar rodopiando no salão da Imaginação .
Palavras para quê ?
Eis Graça Pires num dos seus melhores !
Parabéns , muitos , grande Poetisa . O país devia conhecer mais a tua poesia .
Um beijo 🌺

A Casa Madeira disse...

Esse enfrentamento feroz pelo olhar?
Lindo poema!
Obrigada por gostar das soluções no nosso jardim
soluções simples e possíveis;
Boa continuação de semana.

Teresa Almeida disse...

Este jogo do olhar comove-me. Parece a tua maneira de abarcar o mundo. Parece a apresentação de uma obra – a tua.

Abraço, querida amiga Graça.

solfirmino disse...

Mais um poema maravilhoso do seu livro lindo, Graça.
"O olhar peregrino de abarcar o mundo todo". Claro que tudo teria que começar e terminar pelo olhar, que contém o mundo, e o "jeito feroz de se enfrentar".
Um beijo e ótimo fim de semana

ruma disse...

Feliz Ano Novo de 2021 !!

Eu rezo para você e os seus à paz. E, paz da terra.

Desejo a todos o melhor.
Saudação e abraço.


Do Japão, ruma ❃

LuísM Castanheira disse...

Um poema brilhante, de olhos desafiantes, a provocarem aquele interior do "eu" para, de corpo inteiro, ver o mundo a seus pés.
Toda a alma sobre bicos, que até os pássaros invejam na mais pura formosura.
Enfrentar a cruel realidade num palco que nem sempre fala verdade.
Lindo... minha querida amiga, Graça.
Um beijo e, mais do que nunca, cuidado com a saúde. Boa semana para todos.

lanochedemedianoche disse...

Abrazar el mundo con amor y fe, todo pasara en el tiempo que deba pasar, tu poema es hermoso como tu abrazo, gracias.
Beso

Micaela Santos disse...

Eu tenho muito gosto em adquirir o seu novo livro!
A sua poesia é mesmo algo sublime, muito rica!

Boa semana e muita saúde!
Beijo

ELISABETE CRISTINA disse...

Olá! vim fazer uma visitinha... adorei o seu blog. Venha conhecer o meu também: https://mundomagicodalisa.blogspot.com/
Já estou seguindo você! um grande abraço e uma excelente noite. Lisa.

Rajani Rehana disse...

Beautiful blog

teresa p. disse...

Poema grandioso, em que, na perceção da poeta e da sua sensibilidade, o olhar de "Isadora", ao enfrentar-se, é ávido, livre, feroz e peregrino de "abarcar o mundo todo". Muito comovente e belo. Gostei imenso.
Beijo

Ana Freire disse...

Isadora... alguém que nunca se cansou de se enfrentar... e reinventar, em fases de duras circunstâncias, para a época... separação dos pais... aposta numa profissão pouco valorizada, a primeira Guerra Mundial, mudanças de país, a pandemia do inicío do século XX...
Escolheu uma personagem absolutamente fascinante, Graça... e de uma riqueza interior, inimaginável... se pensarmos que passou por tanta coisa, e circunstâncias marcantes, num mundo bem menos facilitado do que o de hoje... apesar de tudo...
Um daqueles poemas, para ler e reler, e nos fazer repensar, também em nós mesmos... e nas nossas lutas interiores...
Adorei cada palavra, Graça! Um beijinho! Cuide-se bem, nesta fase complicada, que atravessamos... mas que também há-de passar...
Ana

AC disse...

Leio, fruo e... aplaudo sem reservas.
Tão bom lê-la, Graça!

Um beijinho :)

baili disse...

i could feel the dazzling shine of inner beauty and innocence through the word of poet
WHAT A STRONG STROKE OF MAGICAL WORDS ,that enlightened my heart deeply
specially last line made me lost within the strength and density of the perception of poet wow!!!!!!!!!!!!!!!

absolutely loved the beautiful piece of poetry dear Grace ,you are so amazingly GIFTED!

manuela barroso disse...


A vida , menina e moça, na alegria dos prados.
Para já , ainda a liberdade peregrina, na avidez de soltar as amarras na voluptuosidade de seus movimentos. E sobe ns nuvens de seus gestos.
Belo poema, Graça.
Para ti, um grade beijo