2.1.23

Apetece entoar o Magnificat

Silena Lambertini


Uma luz branca freme tão rente a tudo o que é visível, 
que apetece entoar o magnificat com a mais cristalina voz, 
em devoção, em perplexidade, em agradecimento. 
A quem o louvor? A que prenúncio de alvorada? 
A que rumor festivo? A que invisível mão? 
Eu sei que um fogo divino contém todos os mistérios, 
todos os sacrifícios, todos os milagres, 
todos os castigos, todos os bálsamos. 
Eu creio na redenção dos que amam a vida 
e sonham, e sonhando se salvam. 

Graça Pires 
De Antígona passou por aqui, 2021, p. 68

58 comentários:

bea disse...

Também creio. Ainda que já poucos sonhem em genuíno modo.
Bom ano 2023, Graça. E continue poetando.

chica disse...

Lindo demais,Graça e temos que continuar acreditando, sonhando e seguindo! Adorei também a foto do trigo... beijos, já na primeira semana de 23 iniciando! chica

Marta Vinhais disse...

Apenas deixar que a música nos envolva e sentir que tudo é possível...
Porque tudo pode ser possível....Paz, Alegria, são os meus votos para 2023.
Beijos e abraços
Marta

Maria João Brito de Sousa disse...

Um poema que é já um cântico, silencioso mas nunca silenciado, Graça!

Feliz 2023 para si e todos os seus!

Um beijo

- R y k @ r d o - disse...

Foto e poema fascinantes que muito gostei de ver e ler.
.
Continuação de um ano feliz
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Luiz Gomes disse...

Bom dia. Passando para desejar um segunda-feira com muita paz e saúde. Um ano de 2023 repleto coisas boas e que possamos continuar juntos nessa caminhada.

Elvira Carvalho disse...

Acreditar é no momento aquilo que nos pode dar alguma esperança, num mundo cada vez menos igualitário e mais belicoso.
Abraço, saúde e um Bom Ano.

Franziska disse...

Si soñamos despiertos, nuestros sueños se pueden convertir en realidades. Esto es lo que sucede cuando tus pensamientos se alzan en una sinfonía de versos que sin duda llegarán a las alturas y al Señor de Cielos y Tierras. Lo mejor que la vida pueda darte, es mi apetencia para tí y lo que quiero desearte. Vivamos en paz mientras los sueños germinan y florecen

Majo Dutra disse...

Magnífico, querida Poeta, magnífico!

Uma excelente nova semana. Beijinhos
~~~~~~~~

São disse...

Eu creio também .

Belo poema de começo de 2023, que te desejo pleno de alegrias e com saúde.

Caloroso abraço, minha Amiga, boa semana

brancas nuvens negras disse...

Um poema a um Deus desconhecido. Belo.
Bom Ano que aí está para o vivermos.
Um abraço.

Arthur Claro disse...

Linda poesia, meus parabéns. FELIZ ANO NOVO.

Arthur Claro
http://www.arthur-claro.blogspot.com

Kalinka disse...



OLÁ GRAÇA
começo por agradecer a sua visita!
escreveu: As suas reportagens fotográficas a lugares maravilhosos, faz-me constatar que escolhe bem os locais onde vai.
Acredite que fico com uma ideia GERAL do programa da viagem, e como me agrada vou,
mas muitas vezes sou surpreendida pela positiva e este foi um desses casos, superou as expectativas, pois prefiro a surpresa e não levo expectativas
quero é ser feliz e conhecer lugares novos.
Que o ano de 2023 seja muito abençoado, com saúde, amor, alegria e paz.
Uma boa semana.
Um beijo.

Como não fui para nenhum lugar na passagem de ano, fiquei em casa
o meu 1º dia do NOVO ANO resumiu-se a algumas horas ao computador e fiz
2 posts novos
um aqui:
http://orientevsocidente.blogspot.com/

e, outro aqui:
http://meusmomentosimples.blogspot.com/
Espero que venha ver e que goste!

Kalinka disse...


Volto para comentar o seu post

Eu sei que um fogo divino contém todos os mistérios,
todos os sacrifícios, todos os milagres,
todos os castigos, todos os bálsamos.
Pois eu também!

Belíssima imagem escolheu. Parabéns!
Termina:
sonham, e sonhando se salvam.
Acredite que eu sonho bem acordada com as minhas viagens e tem sido isso que me tem salvado, sem as viagens já não estaria por cá, NADA me prende a este mundo!
Beijinho

baili disse...

Holding umbrella of the Faith saves us from the scorching sun of despair my friend and give us shade of hope for survival here .Hope from all the dreams grow and start journey of finding their truth
Hugs and blessings.
Happy new year full of love .peace and happiness

partilha de silêncios disse...

Belo poema e foto.
Continuação de um ano feliz e com saúde.
bjs

Mário Margaride disse...

Belo e sentido poema, amiga Graça.
Muito oportuno nestes tempos difíceis que passamos...
Deixo os meus votos de uma excelente semana, e Feliz Ano Novo, com saúde, paz e amor.
Beijinhos, com carinho e amizade.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

carlos perrotti disse...

Soñar efectivamente te sana de la realidad y te salva de fracasar... Feliz 2023, amiga Poeta.

Abrazo grande até 2024.

alberto bertow marabello disse...

Molto bella, amica Poetessa, salvarsi sognando e amando...
Credo anch'io che solo così ci potremo salvare. Amando la vita e sognando.
Buon anno nuovo, che sia pieno di serenità e di amore e di sogni.
Um beijo

Olinda Melo disse...


"Antígona..." leva-nos de surpresa em surpresa.
Esta passagem é tão intimista e intensa que nos
inspira e somos tentados a proclamar as primeiras
palavras do Magnificat:"A minha alma glorifica ao Senhor
e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador".

Feliz Ano Novo, minha amiga Graça, sempre com essa
inspiração e talento fora de série.

Beijinhos
Olinda

Roselia Bezerra disse...

Feliz 2023, querida amiga Graça!
Minha alma engrandece...
Imagem ilustrativa muito linda e propícia ao começar do novo ano.
Cantemos o Magnificar com ânimo e generosidade!
Tenha dias inaugurais do ano abençoados!
Beijinhos

Caderrno de San disse...

"E sigamos debulhando o trigo para o milagre do pão", e a acompanho nesta magnifica canção, e vou sonhando, minha amiga Graça, para alcançar a desejada redenção!
Um 2023 cheio de energia, e paz, e saúde, e felicidade, minha amiga!
Beijo,

J.P. Alexander disse...

Profundo poema. Te hace pensar. Te mando un beso y te deseo un feliz año.

ManuelFL disse...

Este poema, que evoca o cântico Magnificat, é uma exaltação da
vida, do deslumbramento que nos suscita e de tudo o que a rodeia, é um cântico de gratidão.

Também acredito naqueles que sonham, e sonhando se salvam.

Beijos




Lucinalva disse...

Bom dia, Graça
Lindo poema, desejo um 2023 repleto das bênçãos de Deus, um forte abraço.

A Paixão da Isa disse...

muito bonito passando para desejar um feliz ano novo com tudo de bom muita saude bjs

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Gostei e aproveito para desejar um excelente Ano de 2023.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Agostinho disse...

O poema é o desenho sensível, um contorno de alma.
E a Poeta põe a mão na nossa face para nos acordar.
Persistamos na crença
na utopia da inocência
da luz que nasce criança
e renasce quando se quer
na manhã de cada dia
Obrigado.
Saúde e alegria, querida Graça Pires.

Vanessa Vieira disse...

Que belos versos Graça!
É sempre uma alegria te ler!
Sigamos crendo e que tudo se ajuste da melhor forma!

Um grande abraço!
Feliz Ano Novo!

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Boa tarde Graça
Um poema que é um prece a um Deus em quem acreditamos.
Muito belo para iniciar o ano.
E desejo sincera,mente para si e os seus um Feliz Ano Novo!
Continuação de uma boa semana com muita saúde e harmonia.
Beijo
:)

teresadias disse...

"Eu creio na redenção dos que amam a vida
e sonham, e sonhando se salvam."
Querida amiga, é lindo, lindo, lindo o poema que escolheste para começo do novo ano.
Ano que desejo seja abençoado e traga para ti e para os teus tudo, mas mesmo tudo, de bom.
Beijo cheio de amizade, muita saúde.

solfirmino disse...

Sim, minha amiga, um "fogo divino" deve conter todos os mistérios, sacrifícios, milagres,
castigos e bálsamos... Senão, não valeria a pena levantar todos os dias. Temos que crer nisto com todas as nossas forças.
Um beijo e o melhor 2023 possível para nós.

Vicky Cahyagi disse...

Great article and good blog. Success for your blog Happy new year

SILO LÍRICO - Poemas, Contos, Crônicas e outros textos literários. disse...

Cara amiga Graça Pires,
Teu nome é chio de graças
Sinto na alma que me passas
Muita luz que inside à ires
E reflete n'alma. Me mires
Sempre com versos de poesia,
Porque minha alma vazia
Se enche de luz e encanto.
Dos teus versos, gosto tanto
Pois tua alma me alumia.

Bela postagem, amiga. Abraço fraterno. Laerte.

Maria Rodrigues disse...

Um poema sublime, pleno de fé, agradecimento e esperança.
Que 2023 lhe traga apenas brisas suaves e momentos felizes.
Beijinhos

manuela barroso disse...

E embora este teu livro fique sempre tão perto de mim, fica-se com sempre com olhos de espanto porque tens o condão e a "graça" de seres sempre diferente e única em cada leitura.
Porque tal acontece? Estados de alma ou a magia da tua poética!
Brilhante, minha querida Amiga Graça, puro encanto!
Um abraço grandee!

teresa p. disse...

Poema lindíssimo que é um cântico de louvor e gratidão a Deus e à vida por todas as maravilhas que nos oferece.
Tal como a poeta, também acredito "na redenção dos que amam a vida e sonham e sonhando se salvam.".
A foto é muito bonita e apropriada para o poema.
Beijo.

Os olhares da Gracinha! disse...

"Eu sei que um fogo divino contém todos os mistérios..." e que a poesia alimenta sua alma!👏👏👏... Bj

Catiaho Reflexod'Alma disse...

Graça,
Eu creio na redenção
sempre!
Lindo texto .
Saudade de ler aqui.
Estive ausente dedicando
um tempo a mim e
fez muito bem.
Bjins de um 2023
com muita escrita boa.
CatiahoAlc.

Jaime Portela disse...

Mais um grande poema.
Que encanta o leitor do princípio ao fim.
Continuação de boa semana, amiga Graça.
Um beijo.

Fá menor disse...

Magnificat!

E magníficas palavras, amiga Graça!

Um óptimo Ano!

Beijinhos.

MELODY JACOB disse...

This is beautifully written. We keep dreaming and pushing.

https://www.melodyjacob.com/

Mor Düşler Kitaplığı disse...

What a nice poem! Thanks for sharing :)
Happy New Year my blog friend <3

Pedro Luso de Carvalho disse...

Olá, amiga Graça, é muito bom lermos aqui nesse espaço poético,
poemas como o que hora você edita nesses primeiros dias do Ano
de 2023.
Começarmos com um belo poema faz-nos andar com alma leve.
Aplausos, amiga poeta!
Votos de um bom final de semana, com muita paz.
Beijo

Parapeito disse...

Olá doce Graça *
Que maravilha de poema.
Que se alcance a desejada redenção.
Abraço e brisas doces.
( Adorei a foto) *

Ailime disse...

Boa tarde Graça,
Um poema muito belo, sublime,!
Então entoemos o Magnificat e ficaremos com o coração em paz louvando o Divino neste lindíssimo hino à vida!
Um beijinho,minha Amiga e Enorme Poeta.
Desejo-lhe um 2023 repleto de bênçãos ,assim como para os seus.
Beijinhos,
Ailime

lis disse...

Uma imagem com todo o resplendor do sol , na manhã do novo Ano.
Um poema que representa bem a gratidao pela redenção a nós oferecida.
Que não nos falte Fé para viver o novo Ano.
Beijim ,Graça

Laura. M disse...

Que nunca nos falte le fé. Sigamos soñando.
Buen día de Reyes Graça.
Un abrazo.

Mário Margaride disse...

Olá, amiga Graça,
Passando por aqui, para desejar um feliz fim de semana, com muita saúde.
Beijinhos, com carinho e amizade.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

Margarida Pires disse...

Sempre sonhando minha querida Graça!
E nas mãos abençoadas do nosso Criador coloco as minhas!
Um doce final de semana recheado de gratidão e fé!
Beijinhos, com muito carinho!
💖💛💖Megy Maia

Emília Pinto disse...

Sabes no que creio, Amiga Graça? Por incrivel que pareça, acredito no ser humano, nas capacidades que ele tem de fazer verdadeiros milagres e não é por meia dúzia de déspotas que trazem o inferno à terra que deixo de ter fé em nós, homens de boa vontade. Penso muito naqueles heróis anónimos que trabalham em prol dos mais defavorecidos e que deixam o conforto do seu lar para levar conforto aos que têm a rua como morada. Agradeço à vida o tanto que me tem dado, principalmente em saúde, mas também me zango com ela por dar a uns tanto e a outros nada. E as crianças, Graça? Com fome, com frio, vitimas de todo o tipo de violência e não há divindade alguma que lhes atenue esse sofrimento terrivel. Mais uma vez o meu louvor vai para todos aqueles que as acolhem e lhes dão um pouco de carinho. Não acredito nada que algo mude neste novo ano e Amiga, ao olhar esse campo de cereais da tua linda gravura, penso naqueles que não têm um pão para pôr na mesa Estou pessimista? Estou, sim e, este dia escuro e chuvoso não ajuda nada. Como sempre, querida Amiga, um poema maravilhoso onde nos incentivas a acreditar, a ter esperança e fé, a acreditar, principalmente nos encantos da vida. Então...sigamos em frente, vivendo o melhor que pudermos e soubermos. Um beijinho e muito obrigada pelos belos momentos de poesia que nos proporcionas Um bom Ano!
Emilia

Raquel Loio disse...

Muito bonito, o poema! :) Também acho que em cada ser há um sem tempo e sem espaço divino. Abraço

Ana Tapadas disse...

Que os teus desígnios se cumpram, minha poetisa querida. Beijo

Mariazita disse...

Uma foto magnífica como esta só poderia inspirar tão belas palavras.
Lindo!!!

Votos de um 2023 com tudo o que de melhor a vida tenha para lhe oferecer, minha amiga.
Que o novo ano nos sorria.

Votos de um bom Domingo
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

Jovem Jornalista disse...

Que beleza essas palavras!

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Carlos Augusto Pereyra Martínez disse...

El magnificat, un canto de vida, de alegría, de entusiasmo que como en este poema, nos recuerda que la vida debe vivirse exultantemente. Un abrazo con gran aprecio. Carlos

Ana Freire disse...

Um poema sublime para começar o Novo Ano!
"Eu creio na redenção dos que amam a vida e sonham, e sonhando se salvam."
Pura inspiração e profundamente inspiradoras, as suas palavras, Graça!
Um feliz 2023, com muita saúde, muitas alegrias, e boas concretizações, com os seus por perto!
Um beijinho grande! Tudo de bom!
Ana

Parapeito disse...

Gosto, tanto, tanto doce Graça.
"Eu creio na redenção dos que amam a vida
e sonham, e sonhando se salvam. "
Precisamos tanto de sonhar.
Abraço cheio de bem querer***