13.6.22

Escrevo água



Tremem-me os dedos ao separar retratos antigos, 
ao anotar os nomes, ao deixar que cada rosto 
se insinue no meu âmago, 
nos degraus de uma interminável espera. 
Escrevo água para alagar o útero maternal 
e distingo ao longe a minha sombra, 
com o coração inclinado sobre o meu ventre 
duplamente fecundado. 
Um abraço é o íntimo afago em que me reconheço. 
O embalo consentido na plenitude do desejo 
que ao corpo apetece e a alma confirma. 
A perturbação presente na memória 
como um horizonte 
para sempre visível na bênção das mães. 

Graça Pires 
De Antígona passou por aqui, 2021, p. 36

54 comentários:

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Gostei deste excelente poema.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

brancas nuvens negras disse...

As incursões pela memória dentro podem ser dolorosas.
Um abraço.

Rogério G.V. Pereira disse...

Porque teu poema
mo recomenda
deixo-te esse íntimo afago

Sim, claro
é
um meu abraço

chica disse...

LIndo amor de mãe que sempre abraça e agradece o ventre fecundado. Adorei! Ótima semana! beijos, chica

- R y k @ r d o - disse...

Imagem e poema deslumbrantes de ver e ler. A harmonia poética perfeita.
.
Uma semana feliz.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Jaime Portela disse...

A bênção das mães...
Um poema belo e grandioso que apreciei muito.
Boa semana, amiga Graça.
Um abraço.

Roselia Bezerra disse...

Bom dia de Santo Antônio, querida amiga Graça!
Estou em lágrimas aqui também por outros motivos, ao ler sua poesia, mais ainda me emociono.
Que lindo mergulhar nas águas do útero materno e reviver recordações!
"Um abraço é o íntimo afago em que me reconheço. "
Além de abençoar os filhos, pela sua poesia, abençoo também a mim mesma pois ser mãe é a máxima expressão de Amor que Deus me deu.
Uma poesia que me faz ainda mais meu rosto debulhar-se em águas.
Tenha dias abençoados com saúde e paz, querida e bondosa amiga!
Beijinhos com carinho de gratidão e estima

Mário Margaride disse...

Olá, amiga Graça,
Um belo poema, que homenageia as mulheres, as mães, pela virtude única de gerar um filho.

Excelente!

Votos de uma ótima, com muita saúde.
Beijinhos!

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

Marta Vinhais disse...

Um belo poema de homenagem às Mães....ontem, hoje, sempre....
Obrigada pela visita
Beijos e abraços
Marta

Ailime disse...

Boa tarde Graça,
Um poema muito belo em que o amor maternal está bem presente na excelência das suas palavras poéticas!
Sempre um gosto lê-la e Antígona Passou por Aqui está repleta de pérolas fecundas e muito inspiradoras.
Um beijinho e uma boa semana, com muita saúde.
Ailime

Cidália Ferreira disse...

Um poema intenso, muito belo.! Adorei :)
.
Emoções esvoaçando no areal...

Beijos. e uma excelente semana.

Sinval Santos da Silveira disse...

Mestre Escritora /Poetisa, Graça Pires!
Quantas lembranças, inseridas neste desfolhar Poético,
Amiga !
Somente os sentimentos, residentes na Autora,podem
explicar...
Parabéns, uma feliz semana,e umfraternal abraço, aqui
do Brasil !
Sinval.

Franziska disse...

¡Cuántas añoranzas transcurren por la vida y la trascendencia que ejercen en nuestro mundo personal!
Te deseo lo mejor, lo que pueda hacerte más dichosa, aún en estos momentos negros que estamos atravesando. Un abrazo.

Carlos Augusto Pereyra Martínez disse...

Entre el abrazo y la reciedumbre de la madre. Un abrazo. Carlos

ManuelFL disse...

Um abraço é o íntimo afago em que me reconheço.

Um belíssimo poema sobre o amor, como diz a poeta, sempre visível na bênção das mães.

Tanta beleza, Graça, tanta emoção.

Bjs

carlos perrotti disse...

Poema que suena y se lee como agua... memoria de nuestros sueños y noltalgias.

Abrazo más que grande, Graça Poeta. Hasta pronto con mucha salud y bienestar.

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Graça,
O Belo da Poesia é
que el envolve tanto a quem
escreve quanto a que Lê.
Me sinto assim lendo e relendo seus
versos hoje nessa tarde.
Suas plavras me asquecem alma
e o coração.
Bjins de gratidão.
CatiahoAlc.

Maria Emilia B. Teixeira disse...

O porta retrato das mães é o próprio coração, onde seus filhos estão sempre seguros. Boa noite. Bjs.

J.P. Alexander disse...

Hermoso y romántico poema. Me gusto mucho. Te mando un beso.

Pedro Luso de Carvalho disse...

Um poema denso que gostei muito de ler.
Mais um belo poema!
Uma boa semana, amiga Graça,
um beijo.

Toninho disse...

Dentro de um abraço que me refaço.
Sinto esta agua fluir por todos os cantinhos, que me levam ao encontro com o meu eu.
Lindo poema Graça.
Uma semana de delicadezas amiga.
Beijo e paz.

Isa Sá disse...

A passar por cá para conhecer mais um bonito poema.
Isabel Sá
Brilhos da Moda

manuela barroso disse...

Tão bela a tua expressão"escrevo água..."
que sendo ela fonte de vida é aqui a génese onde esse tudo flui e consubstacia nesse lago terno e morno onde só as mães o sabem explicar.
Tão belo, minha querida amiga, Graça!
Um beijo e te cuida!

Os olhares da Gracinha! disse...

Um inspirador poema!!!...👏👏👏
Boa semana...😘

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Boa Tarde Graça
Escrevo água e um poema onde a Poeta eleva o amor maternal.
Há no entanto uma miscelânea de saudade encoberta.
A foto muito bela e bem conjugada com o poema.
Uma semana abençoada com muita saúde e harmonia.
Um beijo
:)

São disse...

Poema muito terno, Amiga...

beijinho com voto de alegria e saúde !

solfirmino disse...

Lindo! Vejo meu filho crescendo na minha frente e na memória das fotografias, nem acredito que saiu de mim. Agradeço sempre a benção de vê-lo crescer e se tornar adulto. Imagino você que já tem seus dois adultos... Parabéns, amiga!
Beijinho

Luiz Gomes disse...

Boa tarde minha querida amiga e poetisa Graça. Seus textos são maravilhosos e inspiradores. Obrigado pela visita e carinho. Aproveito para desejar uma excelente terça-feira.

Fá menor disse...

Muito belo!
Sempre a admirar a sua maneira de tecer tão belas poesias da vida!

Beijinhos e boa semana!

Emília Pinto disse...

Não sou capaz " de escrever água ", mas revi-me neste teu belo e emocionante poema; sou mãe e ainda me comovo a olhar as fotos dos meus filhos, agora adultos e já a sentir saudades dos seus filhinhos bebés. Sou avô e a cada nova conquista dos meus netos, volto atrás no tempo e recordo com saudade cada passinho dos meus filhos até chegarem a jovens adultos. Mas, o que mais me doeu, Amiga, foi pensar na minha mãe, na falta que me faz e a saudade que tenho do seu abraço, dos seus conselhos e também das suas criticas a determinadas atitudes minhas; na altura, nem sempre gostava, mas agora, além de lhe dar, vejo - me a fazer o mesmo com os meus filhos e, aí, um sorriso aflora no meu rosto e penso no ditado popular " filha és, mãe serás...." ; ser mãe é uma bênçãos e senti-me abençoada por ter tido uma mãe que me deixou quando tinha 89 anos e que partiu, felizmente sem grande sofrimento. Graça, querida Amiga, obrigada por teres trazido até nós, mães, filhas e avós, tão belas palavras que nos emocionam e nos deixam também felizes. Recordar é sempre muito bom, mesmo que uma lágrima teime em cair rosto abaixo. Beij8nhos e saúde para todos aí em casa
Emilia 🙏 👏

Jeanne Geyer disse...

Um poema forte e repleto de significados emocionais, além de lindamente poético e bem estruturado. Emociona pela densidade. Beijos ;) https://botecodasletras2.blogspot.com/

Regina Graça disse...

Sem água para escrever, tive a respiração, o sangue e a vida que minha mãe me deu.

Obrigada por este poema.
Beijinho

teresa p. disse...

Poema emocionante que invoca a grandeza da mulher como mãe. "escrevo água para alargar o útero maternal." As fotos antigas a lembrar o tempo da inocência dos filhos, a bênção das mães e o amor em todos os momentos.
"Um abraço é o íntimo afago em que me reconheço."
Todo o poema é lindíssimo, profundo e pleno de sentimento.
Beijo

Duarte disse...

Que sensibilidade a tua, emociona. Não só pela qualidade dos versos, mas pelo sentimento que imprimes à palavra.
Os meus parabéns!
Abraço de vida, querida amiga.

Lucinalva disse...

Boa noite, Graça
Lindo poema, bjs querida.

Ana Tapadas disse...

Ah...que tocante no âmago dos dias em que estou! Belo poema, minha amiga. Beijo

Tais Luso de Carvalho disse...

Que belo poema, querida Graça, ah, minha mãe, saudades muitas, como diz Drummond, as mães não deveriam morrer! Estou com a mesma opinião, o mundo perde um pouco de sua graça, quando as mães partem, junto desaparecem muitos afetos, desaparece o perdão, os cuidados...
Maravilhoso poema, querida amiga.
Uma boa semana,
beijinho.

Jaime Portela disse...

Gostei de reler este excelente poema.
Continuação de boa semana e bom feriado, amiga Graça.
Um beijo.

Maria Rodrigues disse...

Adoro rever os retratos antigos, fazem-se voltar ao passado e revejo os meus tempos mágicos de criança.
Maravilhoso poema
Beijinhos

Fatyma Silva disse...

Linda foto e belo poema, Graça!
Nada é mais puro do que amor de mãe.
A benção de uma mãe é pura e verdadeira e pedindo proteção para os filhos.

Beijinhos.

Mário Margaride disse...

Olá, amiga Graça
Passando por aqui, relendo este excelente poema que muito gostei, e desejar um feliz fim de semana, com muita saúde.
Beijinhos!

Mário Margaride

http://

teresa p. disse...

Olá Graça. Reli novamente este lindíssimo poema e verifiquei que no meu comentário há um erro na primeira transcrição de um verso do mesmo. Escrevi alargar em vez de alagar.
A frase correta é: "Escrevo água para alagar o útero maternal..."
Beijo.

Anete disse...

Mais um belo e profundo poema. O amor de mãe é intensamente gracioso.
Um grande abraço

teresadias disse...

"Um abraço é o íntimo afago em que me reconheço."
Belíssimo e emocionante poema, querida amiga.
Li, reli, e recordei a minha mãe, que amava mas não abraçava.
Beijo, feliz fim-de-semana, cuida-te bem.

R's Rue disse...

Lovely my friend.

Olinda Melo disse...

A nossa memória activa-se com objectos que
têm a importância de uma vida passada e que
se apresenta, por vezes, tão viva. E aí
as nossas memórias/recordações ganham matizes,
sentimos saudades de certos momentos, de um
abraço, de um olhar, de uma palavra dita com
o coração.
O tema da água aqui neste poema, querida Graça,
traz-nos aquele sentimento de plenitude que
se encontra na gestação e na benção materna
que trazemos em nós a vida toda.

Bom domingo.
Beijinhos
Olinda

Gaby Lirie disse...

Que poesia formidável querida Graça!
Você escreve com as águas mais poéticas!

Abraços!

Margarida Pires disse...

Minha linda e querida Graça!
A sua poesia tocou nas minhas memórias passadas!
Um beijinho repleto de luz!
Megy Maia 💙🌺💙

AC disse...

Uma escrita profunda, mas à flor da pele, tocando no mais fundo que há em nós. Em suma, uma escrita autêntica.

Um grande abraço, Graça.

Teresa Durães disse...

fiquei arrepiada e depois lembrei-me do que se passou, em todas as palavras a verdade nua e crua, poética, claro. Adorei!

Laura. M disse...

Amores hay muchos, el de una de madre el más verdadero.
Precioso Graça.
Un abrazo.

alberto bertow marabello disse...

Quanta dolcezza nei tuoi versi.
Dolcezza e nostalgia dei nostri passati.
Molto bella.
Ciao amica mia
Grazie

Ana Freire disse...

Água é vida... notável o paralelismo feito com o nascimento, e com a diluição das memórias no tempo, que o poema tão bem nos transmitiu! Adorei cada palavra, Graça! Mais um notável momento poético, que sempre nos deixa sequiosos, ansiando pelo próximo!
Um beijinho!
Ana

Parapeito disse...

Mais um belo e emocionante poema.
Cada palavra brota em nós como água cristalina.
Gostei muito doce Graça.
Brisas doces ***