11.7.22

Memórias de Isadora XIX



O meu tempo vivi. 
Tive amigos. 
Eram actores, músicos, 
bailarinos, boémios. 
Escreviam o meu nome 
nos jornais e em cartazes. 

Em berlim chamavam-me deusa. 
Na grécia quis ser ninfa, calipso, 
nausícaa, ou mesmo ulisses. 
No egipto deixei que o deserto 
e o vale dos mortos me fascinassem. 

Por todos os lugares conheci 
o esmorecimento ou a ânsia da perfeição. 

Como contar aqui todos os tropeços, 
todos os despojos, todas as solidões? 

Teimei incansavelmente na mais cúmplice 
presença do silêncio. 

Graça Pires 
De Jogo sensual no chão do peito, 2020, p. 42

56 comentários:

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Gostei deste belo poema.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Jaime Portela disse...

Mais uma excelente memória poética, tendo Isadora como fonte (inesgotável) da sua inspiração.
Parabéns por mais esta pérola poética.
Boa semana, amiga Graça.
Um beijo.

Marta Vinhais disse...

Mas nunca esteve em silêncio... Dançou todas as mágoas, todas as alegrias, incertezas...
Um belo momento de poesia.
Obrigada pela visita
Beijos e abraços
Marta

brancas nuvens negras disse...

A voz de Isadora mantém-se... pela sua voz.
Um abraço.

Agostinho disse...

Eu leio e releio para acordar
os sentidos
"Teimei incansavelmente na mais cúmplice
presença do silêncio"!!!

Quão difícil é romper a esquizofrenia,
o mar de gente que coalha
a banalidade dos dias...

No fim, do eu que dei,
e não dei,
o que ficou de mim?

Se algo restou é nada
ou amor.

Um poema soberbo, Amiga Graça Pires. Leio-o e o silêncio depura-se de distrações. E emerge em mim gratidão.
Beijo.

chica disse...

Lindas lembranças de quem tanto viveu! Beleza de poesia! Ótima semana! beijos, chica

Regina Graça disse...

Isadora pelos tempos sem fim, pelos templos das Deusas perfeitas. E humanas.
Beijinho=====

Mário Margaride disse...

Olá, amiga Graça,
Mais um belíssimo poema aqui nos presenteia.
Onde todas os sonhos e anseios de Isadora, se manifestam nestas belíssimas palavras.

Gostei muito.

Votos de uma excelente semana, com muita saúde.
Beijinhos!

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

bea disse...

"A vida é feita de nadas/de grandes serras paradas...", e os pequenos nadas são o que mais nos move. Ou moveu. E assim contam a história que nos coube e que também ajudámos a fazer. Bonito poema, Graça.

Às margens de mim. disse...

Adoro os seus comentários lá no meu pequeno mundo. Estou aqui para ler as suas pérolas. Só aplausos!!!

Cidália Ferreira disse...

Um poema muito interessante!
-
Distancio-me de tantas coisas que gosto ...

Beijos, e uma excelente semana

Carlos Augusto Pereyra Martínez disse...

Creo que tienes alma de Isadora. LO que hay de poesía en sus movimientos, y su personalidad callada. Un abrazo. Carlos

ManuelFL disse...

«O meu tempo vivi.
Tive amigos.
[...]
Como contar aqui todos os tropeços,
todos os despojos, todas as solidões?»

A vida de Isadora - vida inquieta, procura inacabada de todos nós? - fascina, deslumbra, enreda-nos através das palavras da nossa poeta.
Tanta beleza, Graça!

Beijos


Ailime disse...

Boa tarde Graça,
Um poema de excelência sobre Isadora Duncan!
Uma mulher que teve tudo e nada e cuja essência o seu coração poético tão bem soube captar na maravilhosa Obra que lhe dedicou!
Um beijinho, minha Amiga e Enorme Poeta.
Desejo-lhe uma boa semana.
Ailime

Marco Luijken disse...

Hello Graça,
Wonderful words. Always enjoyment to read.

Many greetings,
Marco

- R y k @ r d o - disse...

Fotro e poema deslumbrantes. A harmonia poética perfeita.
.
Cumprimentos cordiais.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

SILO LÍRICO - Poemas, Contos, Crônicas e outros textos literários. disse...

Há tempo de viver intensamente
E existe o tempo de comedimento.
Diversas vezes, ensaiando, tento
Buscar a juventude e o corpo sente
Que o tempo já se foi e é diferente
Do tempo de viver sem tempo e hora,
Pois quando mais idade em nós aflora
A cadência do tempo pede calma,
Porém a juventude de nossa alma
Brada por luz como se fosse outrora.

Parabéns Graça, pelo belo poema. Tudo de bom. Abraço cordial e fraterno. Laerte.

Manuel Veiga disse...

um dos teus livros de eleição
o poema é um primor. uma "Isadora,
apanhada na rede do teu talento poético.

beijo, querida POeta

Os olhares da Gracinha! disse...

Silêncio com vida...👏👏👏
Boa semana 😘

Fatyma Silva disse...

Querida Graça!
Que lindo poema é uma pérola em palavras.
Obrigada pela partilha e pela visita em meu espaço!

Tenha uma boa semana.
Beijinhos

Luiz Gomes disse...

Boa noite minha querida amiga Graça. Parabéns pelo seu maravilhoso poema. Grande abraço do Brasil.

Roselia Bezerra disse...

Bom dia de nova semana, querida amiga Graça!
Ter o silêncio como companhia num temperamento solitário é de fecundar o espírito para ganhar forças ao tumulto mundano.
Ela viveu, agira, se cala em profundidade.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos com carinho fraterno

Tais Luso de Carvalho disse...

Muito lindo, minha amiga Graça!
Emociona, poema elegante e muito sensível.

"Teimei incansavelmente na mais cúmplice
presença do silêncio."

Uma feliz semana, querida amiga.
Saúde e paz.
beijinho!

J.P. Alexander disse...

Genial homenaje a Isadora. Me gusto ese poema. Te mando un beso.

Lucinalva disse...

Bom dia, Graça
Lindo poema, um forte abraço.

Portugalredecouvertes disse...

viajamos muito com esse poema, Graça:)
a beleza da imaginação e das imagens exóticas!
beijinhos, boa semana

São disse...

Muito boa homenagem a Isadora Duncan!

Amiga, beijinho ... muita saúde

Maria João Brito de Sousa disse...

Saudades de Isadora...

Cá estou, com um carregador emprestado e um router enlouquecido, tentando visitar tant@s amig@s quanto a instabilidade da rede me permita.

Um beijo, Graça!

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

boa tarde Graça

um poema onde e em todas as memórias, o principal aliado foi o silêncio.
muito belo.
a foto de suporte está muito bem escolhida,
gostei deveras.

desejo uma semana abençoada com muita saúde e harmonia.
beijinhos
:)

teresa p. disse...

Mais um poema emocionante inspirado na vida da grande Isadora, essa mulher fascinante e inquieta com paixão pela música que a poeta tão sentidamente interpreta.
"Como contar aqui todos os tropeços, todos os despojos, todas as solidões?"
Esta, e muitas outras imagens poéticas engrandecem o poema e dão-lhe um caráter muito humano.
Gostei muito e também da foto.
Beijo.

Juvenal Nunes disse...

O que é a vida senão uma caminhada surda no grito dos inconformados.
Abraço amigo.
Juvenal Nunes

Flor disse...

Muito belo!
Como está Graça? Perguntei por si ao seu irmão.
Beijinhos💗

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Graça,
A sua poesia nos enche
de suspiros e
de inspiração.
Uma delícia ler aqui.
Bjins de bo semana inteira
CatiahoAlc.

solfirmino disse...

Às vezes pensava que queria ter vivido na Grécia Antiga, por gostar de ler e saber daquele tempo e de ter viajado para lá, mas hoje acho que não tem nada a ver. Cada um vive o seu tempo, não tem jeito... Eu gosto muito desse poema, como todos seus poemas.
Um beijinho e boa semana, minha amiga.

Maria Rodrigues disse...

Auge, quedas, alegrias e solidão, é mesmo assim a caminhada da vida. No final ficam as memórias.
Um poema sublime.
Beijinhos

Arthur Claro disse...

Linda poesia, meus parabéns.

Arthur Claro
http://www.arthur-claro.blogspot.com

Jaime Portela disse...

Gostei de reler.
Bom fim de emana, amiga Graça.
Um beijo.

Anete disse...


Uma vida vivida em busca dos melhores momentos. Bonito poema.
O meu abraço

Teresa Durães disse...

Pode ter tido toda essa solidão, mas costumo dizer, mais vale solidão num descapotável do que no metro. (parece impertinência, não é, o poema é lindo, entendo-o perfeitamente, não andei por esses países, não fui lisonjeada, mas entendo a solidão no meio da multidão)

Teresa Durães disse...

(felizmente alguém percebeu o que escrevi)
obrigada Graça!

Olinda Melo disse...


Na busca da perfeição, Isadora foi tudo.
Mas também com a solidão por companheira,
nas longas noites em que a incompreensão do
seu mundo a torturava.

Momento inspirador este excerto do seu
livro, querida Graça.

Beijinhos
Olinda

lanochedemedianoche disse...

Belleza de poema me encanto leerlo, gracias
Abrazo

carlos perrotti disse...

Isadora artista en primera persona, desplegando en voz alta sus cavilaciones y ansias de perfección frente al espejo de sus depurados versos, amiga Graça...

Abrazo grande, inspiradora Poeta.

Duarte disse...

A grande Isadora estaria emocionada, eu fiquei!
Quando li a sua biografia essa foi a minha percepção.
Aquilo que escreves, e como dominas o verso, fascina.
Aa vida é isso e depois de tanto tropeçar chega o êxito, ou não!
Grande abraço de vida e um bom verão.

Mário Margaride disse...

Boa noite, amiga Graça,
Passando por aqui, agradecendo a visita e gentil comentário no meu cantinho, e desejar um feliz fim de semana, com muita saúde.
Beijinhos!

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

Manuel Veiga disse...

brilhante, como alias sempre!
ja te dsse que gosto muito deste teu livro?
n
ao ,e canso de dizer-te

beijo

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida amiga!
Voltei para lhe agradecer sua linda participação no Entusiasmo Azul, adorei.
Beijinhos
😘😘

A.S. disse...

A saga de Isadora que moldas com as tuas letras é fantástica Amiga Graça!
De elevado nível. Do melhor que tenho lido!
Deixo aqui o meu aplauso!

Uma boa semana, com muita saúde.
Um beijo.

Ana Tapadas disse...

Isadora, o eu lírico, que se movimenta, reinventa e se procura incessante nestas palavras tuas sempre bem urdidas.
Querida poetisa, desejo-te uma óptima semana.

alberto bertow marabello disse...

Bello poter dire "ho vissuto la vita" una vita, tante vite con gioie e fatiche e amici.
Bella poesia, brava, amica Poetisa.
Um beijo

Rui Luís Lima disse...

Gostei de ler este poema.
Muito boa tarde!

manuela barroso disse...

Mais um marco na tua obra onde usas a enumeração, tão difícil em poesia, e que aqui é uma escadaria com que constróis o palácio da personalidade e vida de Isadora como só tu consegues construir.Maravilhoso!
Um grande beijinho, querida Graça

Teresa Durães disse...

Graça, não percebi que o comentário viria para aqui. Não sei se comentei, um poema sensual, de conquista, belíssimo"

JUAN FUENTES disse...

La cultura es tu campo de batalla.....

Parapeito disse...

Mais um fantástico Poema.
Adorei ler, doce Graça.
Brisas doces **

Ana Freire disse...

Expectativas e decepções... com que todos nos identificamos, em diversos estágios da vida... na nossa permanente luta diária... também com os silêncios e as solidões...
Adorei cada palavra, Graça! Beijinhos
Ana