LITURGIA
que está adiante
e mesmo antes de todo o tempo,
o futuro faz silêncio absoluto.
Sei que chegará a época de cruz e castigo,
mas antes, escuta...
Esquece os pecados hereditários.
É chegada a hora.
Pronuncia palavras sublimes,
para que teu espírito se eleve.
Estende as mãos
àqueles que pedem por tais atos.
Promete que viva entre todos esta canção:
O chão de palha do presépio
anuncia as boas-novas.
Observo a manjedoura
e penso na bênção do milagre.
Então, atravessa-me o tempo.
Presente e futuro unem-se
como uma evocação.
Percebo que somos mais amor que temor.
E, tão inédita como música nunca ouvida,
tão antiga quanto uma prece,
tão certo como um relógio moderno,
eis que chega mais um Natal.
Solange Firmino
In: Numa rua
completamente às escuras movem-se estes versos. Lisboa: 2025, 174

27 comentários:
Mais um bonito poema que vim cá conhecer.
Isabel Sá
Brilhos da Moda
É viver intensamente a época...abraçar a luz, o calor humano, a esperança...
Beijos e abraços
Marta
Lindíssima poesia da Solange e o futuro é mesmo silencioso...O descobrimos depois, depois e depois...
beijos, chica,ótima semana!
Há muito tempo que não leio a Solange, uma "velha" amiga.
Este poema é magnífico.
Boa semana minha amiga Graça.
Um beijo.
Boa segunda-feira e boa semana poeta Graça. Acho que a maioria das pessoas, esqueceram a bênção do milagre. Só de teclarmos, já é um milagre. Você em Portugal e eu no Brasil. Obrigado por sua visita e comentário poeta Graça. Grande abraço do Brasil e do Rio de Janeiro.
Um poema maravilhoso nesta seara em tempo de esperançar pela vinda do Menino, que acende a luz de nossa esperança. Lindo demais Graça compartilhar tão linda inspiração, até ouço a canção em forma de oração.
Grato amiga.
Bjs e paz no Advento, feliz semana.
Boa tardinha de paz, querida amiga Graça!
Que beleza de poema!
Um valorizar o que realmente importa.
"Esquece os pecados hereditários.
É chegada a hora.
Pronuncia palavras sublimes,
para que teu espírito se eleve."
Assim seja em nosso coração.
Somos mais, precisamos renovar as gerações.
Lindo seu poema e mensagem!
Tenha dias de dezembro abençoados!
Beijinhos fraternos
Gran poema. No conocía a la Poeta Firmino. Muito obrigado por apresentar.
Abrazo até vocé amiga Graça.
Quando vai a "seara alheia"
o pão
parece ter fermento teu
Beijo de fã
Olá, amiga Graça.
Belíssimo poema aqui partilha. Muito apropriado à quadra que atravessamos.
Gostei particularmente desta passagem.
"Esquece os pecados hereditários.
É chegada a hora.
Pronuncia palavras sublimes,
para que teu espírito se eleve."
Deixo os votos de uma feliz semana, com tudo de bom.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com
Hello Graça,
Wonderful poetic words.
So I can translate it is a song of a singer. Fantastic!!
Many greetings,
Marco
Holaa, amiga,
Es un poema hermoso que nos habla de la vida misma, escuchar el tiempo es necesario, silencioso se avecina, mas no sabemos lo que nos deparará, por lo pronto muchos ruidos... puesto que cruele guerras queman el futuro de este planeta tierra y quema el alma de quien lo contempla.
Te dejo un abrazo lleno de gratitud
❤️👋🫂
Lindo e adequado poema, o Natal aí vem. Mais um. Vamos ver se no-lo deixam viver em paz, que os homens não estão no seu juízo.
Se bem que, Graça, também lhe digo que Jesus a querer nascer numa manjedoura expôs-se a si mesmo e à mãe a muito perigo. Sem vacinas nem nada, sujeito a um tétano qualquer, e Maria a um puerpério complicado como tudo. Podia nascer pobre, mas sem ser numa manjedoura e num estábulo, aquilo devia estar para lá de sujo. E note, obrigou o Pai-José a fazer de parteiro. Fico com os cabelos em pé só de pensar com que terá ele cortado o cordão umbilical.
Enfim, a um Deus tudo é permitido. Tudo; mas só porque Ele é infinitamente bom.
Boa noite, Graça. Continuo a pensar que esta sua ideia de divulgar poesia de outra gente é solidária qb.
Um abracinho
Profundo poema que reflexiona sobre la navidad. Te mando un beso.
Que chama é este poema da Solange Firmino. É para que sintamos o quanto somos de carne e osso e sintamos o esplendor da sua poesia. Muito belo o poema!
Um beijo, amiga Graça Pires!
Nesta data é inevitável lembrar o Natal da nossa infância.
Boa semana.
Um abraço.
Bom dia, Graça
Lindo poema, o Natal é uma linda festa, comemora-se o nascimento de Jesus, que vive eternamente e nos oferece salvação, amor e paz, um forte abraço.
Bom dia Graça,
Um poema de Natal, que muito apreciei.
A manjedoura é o centro de tudo. O amor e a paz estão lá. O verdadeiro Natal, que a humanidade ainda não reconheceu, na sua essência.
Gostei de conhecer esta Poeta com que nos presenteou. Muito obrigada.
Tenha uma boa semana, minha Amiga e generosa Poeta.
Beijinhos,
Emília
Bem escolhido o poema. A qualidade e a oportunidade do tema valem a sua selecção, cara amiga. Sinceramente, senti-me em oração, em transe, durante a sua leitura. O tempo e o natal são dois corpos literários que se entrelaçam, concebendo emoções tão bonitas e tão tristes. Mas como lembra o poema, a esperança e o amor prevalecerão. É quase um recurso vital para a sobrevivência da espécie. Beijinhos a ambas.
Querida Amiga, que bela surpresa encontrar meu poema aqui. Muito obrigada por divulgá-lo. Sei que está cedo, mas já começo a desejar a você e seus amados um Natal cheio de amor e esperança. Até lá nos falaremos. Um beijo
Boa escolha.
Amiga, beijinho e que as tuas festividades sejam de alegria, o teu Natal de amor e o teu 2026 de paz !
Graça,
este texto é uma oração que respira. Há nele um silêncio espesso, desses que antecedem o sagrado, e uma escuta profunda do tempo esse que atravessa o homem, mas também o transcende. Gostei especialmente de como presente e futuro se tocam sem pressa, como quem entende que o Natal não é data, é estado de espírito. A manjedoura, simples e poética, lembra que o milagre sempre nasce do essencial. No fim, fica essa verdade mansa e poderosa: somos mais amor que temor. E isso, por si só, já é liturgia.
Beijo
Fernanda
Uma seara onde nenhum joio veio intrometer-se nesta colheita. Tão denso e belo como coroado de todas as estrelas de Natal , querida Graça . Mais um poema da Solange Firmino que consolida a sua qualidade poética . Parabéns para ela .
E para ti , o meu obrigada e parabéns pela escolha com o meu abraço !
É um poema realmente bastante expressivo no que concerne
ao símbolo do Natal, ao contraste entre a Festa de paz e amor,
a guerra e o caos mundano (pecados hereditários)...
E, apesar de todos os escolhos, o Natal chega no momento exato...
Congratulo-me pela opção e deixo-lhe o meu abraço.
~~~
Olá, querida Graça, que belo esse poema de Solange!
Feito para essa época, onde os corações deveriam, todos, se encontrarem,
mas não para um dia, mas para a vida.
Uma boa semana, amiga
um beijinho!
Muito bem escrito esse poema, parabéns à autora. Essa época natalina costuma provocar sentimentos dúbios: em uns, inspiração e poemas, em outros, tédio pelo excesso de luzes pisca-pisca...
abraços, Graça.
I love your poems because they are full of truth. Very real and very emotional.
Enviar um comentário